Capa

Etiene Medeiros

Etiene Medeiros inicia nova fase na carreira como atleta do Instituto Etiene Medeiros, em Recife (PE)

A partir deste mês de abril, a nadadora está de volta à capital pernambucana, passando a acompanhar mais de perto as atividades do Instituto que fundou. A primeira competição será o Pernambucano, ao lado de alunos do IEM

31.03.2023  |  2.300 visualizações

Março, 2023 – Uma casa nova e, ao mesmo tempo, tão presente em sua vida. A pernambucana Etiene Medeiros está de volta a Recife. Na cidade, a nadadora deu início a sua carreira de muitas vitórias e conquistas. E, a partir deste mês de abril, retorna para começar uma nova etapa em sua vida. Etiene passa a ser atleta do Instituto Etiene Medeiros (IEM). O Instituto que Etiene fundou e que, agora, poderá acompanhar mais de perto, participando das atividades que são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na capital pernambucana, junto às crianças e jovens que vivem o dia a dia do IEM.

"Eu estou em uma fase passando por várias experiências, do que é ser alta performance na natação, ser responsabilidade e ser exemplo. Então, para mim, não só motiva estar aqui participando do dia a dia com os alunos do IEM, participar de algumas competições com eles, como também falar do crescimento de um cidadão. Está sendo muito bom, espero que para a casa, para o Instituto, para o Santos Dumont, seja uma bela fase. Eu pretendo fazer de 2023 um ano só de coisas boas", afirma Etiene, que nos últimos dez anos nadou pelo SESI-SP, ao lado do técnico Fernando Vanzella.

Mais do que uma mudança de cidade, uma mudança de vida. Um novo momento em sua carreira. Etiene está montando um planejamento para os próximos meses. A nadadora colocará sua experiência, seu conhecimento, no dia a dia do Instituto, seguindo nas piscinas e, paralelamente, participando mais diretamente do IEM. Sem falar que poderá estar perto de sua família.

“Esta é uma fase em que vou ficar mais perto da minha família, perto da equipe no Recife, onde estou deixando um legado. Vou me aproximar de algumas pautas, é uma coisa que eu gosto. A natação me proporcionou muitas coisas. Então voltar para o Recife e competir pelo meu Instituto está sendo uma nova etapa da minha vida", observa a nadadora.

Ela traça um paralelo entre as duas fases. "A gente sabe que são dinâmicas totalmente diferentes. São Paulo e Rio de Janeiro são centros de alta performance. Aqui em Recife encontrei profissionais qualificados para seguir com meu treinamento. Então, vou ter o apoio do Antônio Coutinho, que vai ser meu técnico, vou ter o apoio de fisioterapeutas, médicos, têm os profissionais de São Paulo com os quais continuo em contato. Mas minha fase, agora, é trabalhar de outra maneira. Eu sei das dificuldades que vou ter aqui, mas sei também as glórias que vou ter aqui", garante.

Entre os objetivos está juntar forças do Norte, Nordeste e alavancar a natação pernambucana. "A gente sabe que está passando por uma fase bem difícil. Mas trazer Etiene Medeiros é trazer uma força muito grande. Meu papel como exemplo será muito forte. Estar aqui não só pela 'garotadinha', mas também com uma equipe de 15 pessoas do Instituto, vai fazer a diferença", diz a nadadora.

Nadando no Pernambucano com jovens do Instituto - Dando início a essa nova etapa, Etiene se prepara para nadar o Campeonato Pernambucano. "Agora tenho o Pernambucano, que vai ser no próximo mês. Estou na expectativa de nadar o revezamento com os jovens do Instituto. Então vai ser uma coisa muito brilhante estar ao lado de meninas que estão buscando nadar em Regionais e eu estar com elas. Será uma motivação a mais para elas. Nesta fase da minha vida, vou estar proporcionando vivências para essa 'garotadinha'. Meu foco será nadar o Pernambuco, o Norte e Nordeste e estar aqui todos os dias vivenciando com os alunos", explica.

"Trabalho bem feito, legado deixado, ser exemplo. A gente fala que exemplo arrasta multidões, então eu sei o quanto isso é importante. Eu olho para trás e vejo como isso é bonito e faz a diferença. Trazer toda essa bagagem para cá é transferir tudo o que eu aprendi em 10/12 anos fora do Recife para essa atualidade que vivo agora", completa Etiene.

O Instituto Etiene Medeiros reúne um total de 160 alunos, em dois projetos, desenvolvidos desde o ano passado: o Natação com Rendimento, contando com 10 jovens, e o Braçadas que Transformam, que agora em 2023 está reunindo 150 crianças e adolescentes. São crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, do Recife e Região Metropolitana, que fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Eles têm acesso às atividades oferecidas pelo Instituto, com ações sempre de terça-feira a sexta-feira.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Mais informações - Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Etiene no Centro Esportivo Santos Dumont
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Nadadora, feliz com a nova etapa
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Etiene vai nadar pelo IEM
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Etiene com alunos do IEM
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Alunos nadando no Santos Dumont
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

Leia também...

30.10.2023

Etiene Medeiros participa de debate sobre inclusão e educação, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do Summit da Liga Esportiva evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

27.10.2023

Etiene Medeiros participa do Summit da Liga Esportiva NESCAU®, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

10.07.2023

Etiene Medeiros visita seleção brasileira de futebol feminino na Austrália

Nadadora pernambucana esteve na concentração do Brasil, em Gold Coast, onde a equipe se prepara para a estreia na Copa do Mundo

30.03.2023

Sugestão de pauta: Etiene Medeiros volta para Recife (PE) e anuncia nova fase na carreira

Nadadora atenderá à imprensa nesta sexta-feira (31), a partir das 10h, na piscina do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na capital pernambucana

Entre em contato