Rio de Janeiro (RJ) - Em um domingo tipicamente carioca, com muito sol e calor, 5 mil pessoas, vestidas com camisetas laranja, comemoraram neste domingo o Dia dos Pais participando da primeira edição da Bowerman 10K, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. A prova de dez quilômetros, que reuniu atletas, artistas e corredores amadores da cidade, foi vencida pelo mineiro Franck Caldeira na categoria masculina e pela triatleta niteroiense Fernanda Keller no feminino. O nome da corrida foi uma homenagem a Bill Bowerman, um dos fundadores da Nike.
\"Fiquei muito feliz pelo resultado, pois é uma prova de que o meu trabalho está sendo bem feito\", disse Franck, atleta da equipe Pé de Vento/Nike, que cruzou a linha de chegada pouco mais de um minuto à frente do companheiro de equipe José Frazão Jr. \"Gosto de participar de provas que misturam amadores e profissionais e que atraem muito público. Correr no Rio de Janeiro é sempre bonito e gostoso\", contou o atleta mineiro, que se prepara para a disputa da Maratona de Milão, em outubro. Franck está de olho em uma vaga na maratona do Pan-Americano do Rio 2007 e é considerado um dos maiores corredores de rua da atualidade.
\"Agora vou finalizar a preparação na Bolívia. Independentemente da distância de uma prova, o que vale é vencer. O cansaço fica estampado no rosto, mas a felicidade é ainda maior\", finalizou.
A triatleta Fernanda Keller, que representará o Brasil no Ironman do Havaí pela 20ª vez consecutiva, ofereceu a vitória ao pai, Manuel. \"É uma forma de presenteá-lo nesse Dia dos Pais. Ele esteve no hospital na semana passada, mas agora está em casa, felizmente\", disse. Também participaram da prova 20 crianças do Instituto Fernanda Keller, projeto esportivo-social voltado a crianças e jovens das classes menos favorecidas, com idade entre 7 e 17 anos.
\"Participei da Bowerman 10K para fazer um treinamento forte, mas sinceramente não esperava vencer. A corrida é um esporte superdemocrático. Aqui, ninguém é melhor do que ninguém\", disse Fernanda, que distribuiu autógrafos e recebeu inúmeros elogios. Ao lado dela, o também triatleta Marcus Ornellas comemorava a oportunidade de voltar ao Rio e estar ao lado dos pais. Atualmente ele mora em Joinville (SC). \"O lugar é muito bom para treinar, mas não há comparação com essa paisagem do Rio de Janeiro\", comentou.
Personalidades - O ator Guilherme Berenguer (Bang Bang e Malhação), a cineasta Paula Lavigne, a apresentadora Dani Monteiro e o ex-VJ da MTV Thunderbird deixaram a preguiça de lado e começaram o domingo se exercitando na Bowerman 10K.
O pernambucano Guilherme Berenguer, de 25 anos, destaque da novela Sinhá Moça, disse que pratica esportes regularmente. \"Corro dia sim, dia não, de 50 minutos a uma hora. Em São Paulo, completei uma prova de dez quilômetros em 1h05min. Aqui, terminei abaixo de 51 minutos\", contou. \"O esporte é importante, pois dá disciplina para a vida\", finalizou.
A cineasta Paula Lavigne cruzou a linha de chegada com pouco mais de uma hora de prova e não demonstrava cansaço excessivo. \"Adoro correr. No cinema, dependo de todo mundo. Por isso, quero fazer uma coisa que dependa só de mim, como disputar e completar corridas. Quero superar os meus limites e correr uma maratona como a de Nova York ou Paris\", afirmou.
Já o ex-VJ Thunderbird, contundido, esperou todo mundo disparar na largada para começar a correr. \"Meu tornozelo não está legal. Valeu para suar um pouco\", disse.
Três Gerações - Ettore Puccioni, de 79 anos, o filho Rômulo, de 50, e o neto Felipe, de 24, reuniram três gerações da família Puccioni na Bowerman 10K. Cheio de vigor, Ettore foi um dos destaques da prova. Ele completou a prova na 2274ª colocação, a melhor da sua faixa etária, foi aplaudido várias vezes e ainda teve fôlego para conceder entrevistas. \"Foi impressionante o mar de gente vestido de laranja pelas ruas do Rio de Janeiro. Agora vou pra casa rever minha esposa e almoçar com a família reunida\", disse. Ex-professor de inglês e ainda triatleta, Ettore corre, diariamente, de oito a dez quilômetros na Praia de Copacabana. \"Se eu não tivesse essas corridas para participar, já estaria em outro mundo a essa hora. O esporte é meu combustível\", confessou.
O engenheiro civil Rômulo, filho de Ettore, resumiu como vê o pai. \"Ele é um fenômeno! As pessoas sempre dizem que não têm tempo para fazer nada a não ser trabalhar, mas é preciso encontrar tempo para se exercitar e envelhecer com saúde, como meu pai. Ele não perde um dia de treino, seja com sol ou com chuva.\"
Já Felipe, que é estudante, aprovou a edição inaugural da Bowerman 10K. \"Família unida é uma família feliz. Foi um ótimo programa e, especialmente, um orgulho ter a companhia do meu pai e do meu avô na corrida.\"
Os últimos - A edição inaugural da Bowerman 10K no Rio de Janeiro foi encerrada com a chegada das amigas Arlete e Adelaide, que comemoraram muito a façanha. Aos 69 anos, Arlete Ferreira do Amaral mora na Gávea e já disputou 38 maratonas. Sua amiga Adelaide Mendonça Dias, 79 anos e moradora do Catete, já participou de 37 maratonas. As duas correm há 23 anos. Neste domingo, completaram a prova em 1h47min43seg.
Camiseta - Um dos diferenciais da prova foi a camiseta com o número de peito estampado e a inovadora tecnologia Nike Sphere Dry, que transporta o suor do corpo para o lado externo do tecido, onde pode evaporar, mantendo a pele seca. Esse processo apóia o sistema natural de refrigeração do corpo e evaporação do suor. Ao mesmo tempo, a estrutura tridimensional interna do tecido (pequenos nós) afasta a camisa do corpo do atleta, permitindo circulação do ar e colaborando para reduzir a aderência da camisa na pele.
A tecnologia Nike Sphere Dry, que colabora para o desempenho dos atletas, mantendo-os mais secos e confortáveis, é utilizada pela Nike em vários uniformes de equipes de corridas de rua e também em outros esportes. Ela foi utilizada em futebol nos uniformes das oito seleções Nike na Copa do Mundo da Alemanha (Austrália, Brasil, Coréia do Sul, Croácia, EUA, Holanda, México e Portugal). Os uniformes de Corinthians, Flamengo, Boca Juniors, Barcelona, Arsenal, Manchester United, Inter de Milão, Paris St Germain e Juventus, todos lançados recentemente, também possuem a tecnologia Nike Sphere Dry.
Classificação masculina
1º) Franck Caldeira (Pé de Vento/Nike) - 29min52seg
2º) José Frazão Jr (Pé de Vento/Nike) - 30min49seg
3º) Robson Lima (Pé de Vento/Nike) - 31min10seg
4º) José Ferreira (Pé de Vento/Nike) - 31min21seg
5º) Paulo Luís dos Santos Filho (Pé de Vento/Nike) - 31min24seg
28º) Marcus Ornellas - 35min18seg
669º) Guilherme Berenguer - 50min59seg
1414º) Felipe Puccioni - 57min51seg
1768º) Rômulo Puccioni - 1h00min52seg
2274º) Ettore Puccioni - 1h06min42seg
2523º) Thunderbird - 1h11min11seg
Classificação feminina
1º) Fernanda Keller - 40min12seg
2º) Ana Cristina da Silva Pimenta - 40min40seg
3º) Andrea de Souza Melo - 40min44seg
4º) Aparecida de Andrade - 41min08seg
5º) Danielle de Jesus Carvalho - 42min23seg
201º) Dani Monteiro - 59min09seg
249º) Paula Lavigne - 1h00min26seg
Mais informações no site www.nikecorre.com.br.
Galeria de fotos para download no endereço http://www.zdl.com.br/galeria.asp?id=300
Guto Francischini (Mtb: 45.553) / Sergio du Bocage
Tel: (11) 3285 5911 / (21) 9995.7576
E-mail: guto@zdl.com.br / sbocage@uol.com.br
-
Rômulo, Ettore e Felipe Puccioni
(Divulgação/ZDL)
-
Fernanda Keller
(Divulgação/ZDL)
-
Franck Caldeira
(Divulgação/ZDL)
-
Foto aérea do percurso
(Divulgação/ZDL)