Capa

Etiene Medeiros

Emocionada, Etiene Medeiros conquista prata no retorno às competições no Troféu José Finkel

A terça-feira (13) foi especial para a pernambucana, que voltou às disputas após cirurgia no joelho nadando em casa, em Recife (PE), no revezamento 4x100m livre, e contando com torcida especial das crianças de seu Instituto. Agora terá as provas individuais, a partir desta quinta-feira (15)

14.09.2022  |  1.630 visualizações

Setembro, 2022 – Foram meses de recuperação, passo a passo, vencendo etapas, voltando aos poucos aos treinamentos. Nesta terça-feira (13), ao nadar no primeiro dia do Troféu José Finkel, a pernambucana Etiene Medeiros não conteve a emoção. No retorno às competições, após a lesão e a cirurgia no joelho direito, Etiene conquistou a medalha de prata, com a equipe do Sesi, no revezamento 4x100m livre. Uma comemoração que foi além do resultado em si. Em casa, na piscina do Complexo Esportivo Santos Dumont, na praia de Boa Viagem, em Recife (PE), marcou o início de uma nova etapa, após todo esse período de superação.

“Eu me sinto bem feliz e emocionada. Primeira vez que estou  competindo em casa, uma emoção diferente. Exatamente um ano que fiz cirurgia. Para mim, este momento está tendo um significado diferente. E começar com o revezamento foi muito bom e, melhor ainda, com medalha para nossa equipe. Como pernambucana, sinto orgulho de ter a elite da natação brasileira aqui”, afirmou Etiene.

Única seletiva nacional para o Mundial de Natação em Piscina Curta, em Melbourne, na Austrália, em dezembro, o Troféu José Finkel está sendo disputado pela primeira vez na capital pernambucana. Agora, entre esta quinta-feira (15) e o sábado (17), Etiene nadará as provas individuais: 50m costas, 50m borboleta e 50m livre.

“Eu acho que estar em casa tem uma energia diferente. Muito importante para minha fase e minha carreira. O povo pernambucano é muito talentoso. Temos gerações aqui nesta piscina. E esta semana vamos mostrar para o Brasil o que a gente tem de melhor”, garantiu a nadadora, operada em setembro do ano passado, quando reconstruiu dois ligamentos do joelho direito, o cruzado anterior e o contra lateral.

A equipe do Sesi no revezamento 4x100m livre teve Etiene, Lorrane Cristina Ferreira, Alexia Tavares e Thaiana Melissa Amaral, que completaram a prova com o tempo 3m37s87. O ouro foi do Pinheiros, com 3m37s49. O Flamengo ficou com o bronze.

Torcida muito especial - Etiene disputa o torneio contando com uma torcida muito especial: as crianças do Instituto Etiene Medeiros (IEM), fundado pela nadadora, que realiza as suas atividades no Complexo Esportivo Santos Dumont. As crianças estarão acompanhando a competição e torcendo muito pela fundadora do Instituto. Na terça-feira à tarde, tiveram a visita da ex-nadadora Fabíola Molina, destaque da natação feminina brasileira nas provas de costas, que se despediu das piscinas em 2013.

O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. 

Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Fundadora do Instituto Etiene Medeiros, que tem o propósito de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com atividades educacionais e esportivas acessíveis a todos.

Mais informações - Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/


ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br
 - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - deborah@zdl.com.br
 - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Alegria de Etiene
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Comemoração da equipe do Sesi
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Etiene retorna com medalha
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Etiene com as crianças do Instituto na arquibancada do Santos Dumont
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

  • Torcida das crianças do Instituto Etiene Medeiros
    (Igo Bione / etienemedeiros.com)

Leia também...

30.10.2023

Etiene Medeiros participa de debate sobre inclusão e educação, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do Summit da Liga Esportiva evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

27.10.2023

Etiene Medeiros participa do Summit da Liga Esportiva NESCAU®, nesta terça-feira (31)

Terceira edição do evento será em formato híbrido e a nadadora pernambucana, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM), estará integrando o painel "Educação pelo esporte: projetos sociais". As inscrições, gratuitas, continuam abertas

10.07.2023

Etiene Medeiros visita seleção brasileira de futebol feminino na Austrália

Nadadora pernambucana esteve na concentração do Brasil, em Gold Coast, onde a equipe se prepara para a estreia na Copa do Mundo

31.03.2023

Etiene Medeiros inicia nova fase na carreira como atleta do Instituto Etiene Medeiros, em Recife (PE)

A partir deste mês de abril, a nadadora está de volta à capital pernambucana, passando a acompanhar mais de perto as atividades do Instituto que fundou. A primeira competição será o Pernambucano, ao lado de alunos do IEM

Entre em contato