Capa

Shimano Fest amplia investimento em diversidade e inclusão na edição 2022

Passeio em grupo com a EquiPedal
(Divulgação)

Alegria no passeio de triciclo
(Divulgação)

Quadro feito e bambu do Pedala-Queimados
(Divulgação)

Etiqueta Neguim, da MGLV
(Divulgação)

Logo Bicipr3ta
(Divulgação)

Espaço Black e pedal inclusivo, para pessoas com deficiência (PCD), estão entre as ações do maior festival latino-americano de bicicleta, que será entre 18 e 21 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo

19.07.2022  |  1.120 visualizações

Julho, 2022 – Se pensar em bicicleta traz a mente esporte ou transporte, é hora de ampliar horizontes e acrescentar diversidade e inclusão. No Shimano Fest, pedalar é para todos. A edição 2022, entre 18 e 21 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, trará ações concretas nesse sentido, como o Espaço Black e uma ativação de pedal inclusivo, voltado para pessoas com deficiência (PCD).

“O Shimano Fest é, em essência, um evento plural. É direcionado ao mercado e também aberto ao público. Traz esporte, diversão e ações de mobilidade urbana, aliás, nada mais diverso e inclusivo que isso. Em 2022, trabalhamos para reforçar todos esses pontos, sem esquecer a questão da preservação ambiental, que é o tema desta edição do Shimano Fest”, comenta Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.

O Espaço Black vai receber três empreendedores da bicicleta que representam minorias: Bicipr3ta – empresa de mobilidade de Salvador, que traz a bicicleta não apenas como elemento de mobilidade, mas de moda, estética e estilo de vida, criando produtos pensados para a população negra; Pedalar – empreendimento de Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, onde promove equidade social através da capacitação, produção e venda de quadros de bambu, assim como coleta bicicletas usadas e vende a preço acessível; MGLV – estúdio criativo  que visa gerar impacto e trazer discussões de raça e gênero para o  âmbito da mobilidade urbana, moda, e produção artística.

Na mesma linha, o Shimano Fest abre espaço para startups, pequenas empresas e microempreendedores. O evento conta também com a Arena Diversidade, espaço que, além de mais marcas expositoras, contará com um palco para debates e apresentações focadas no social, diversidade de gênero e empreendedorismo.

Inclusão - O pedal inclusivo vai funcionar junto ao test-ride, que reunirá diversas marcas de bike em um percurso terá aproximadamente 600 metros. Serão dois triciclos e monitores preparados para atender pessoas com deficiência, especialmente jovens e adultos do espectro autista, em uma ação coordenada pela EquiPedal e Grupo Kodomo.

Fabio Osaka participou da criação do grupo EquiPedal em 2018. Uma iniciativa entre amigos do trabalho que, desde então, faz passeios e, mensalmente, encara a famosa descida para Santos (Rota Márcia Prado) pela estrada de manutenção. “Uma vez, um convidado me disse: ‘Já parou para pensar que vocês estão realizando sonhos? Sempre desci de carro imaginando poder fazer esse trajeto de bicicleta. Agora aqui, com pessoas que mal conheço, realizando isso!’ Nos tornamos amigos e descobri que ele é PCD, com um problema no pé, e que nunca imaginou que pudesse fazer um passeio desses de bicicleta.”

Osaka prossegue. “Em agosto de 2021, em conversa com meus primos Christian e Erika, que são irmãos, tio e mãe do Renan, de 23 anos, que está no espectro autista (grau mais severo), contei essa história e perguntei se o Renan já havia andado de bicicleta. Disseram que não. Foi nesse momento que resolvemos levá-lo para um parque e fazer um pedal com um triciclo alugado. Que dia! O Renan foi o percurso todo pedalando e dizendo a sua mãe: ‘Mamãe, eu te amo!’ Isso foi marcante e ali vi que nós podemos, com muito pouco, fazer diferença na vida dessas famílias”, comenta.

Desde então, no último domingo de cada mês, promovem um passeio ciclístico inclusivo no Parque das Bicicletas, em Moema. “Nosso evento tem um formato familiar, no qual qualquer pessoa pode participar gratuitamente, basta aos familiares dos PCD's fazerem a inscrição (grupo de WhatsApp) para garantir o triciclo pelo período de uma hora. Resumindo, a bike realmente mudou minha vida, saúde, ciclo de amizades, relacionamento familiar, etc.”, completa Osaka, que conta ter voltado a pedalar em 2017, após um diagnóstico de pressão alta e diabetes.

Pedal e muito mais – O test-ride é grátis para os quatro dias do maior festival de bicicleta da América latina. Além dessa atividade, que permitirá ao visitantes experimentar alguns dos principais produtos e lançamentos das empresas e marcas do mercado, que estarão na Expo, o evento contará com várias ativações. Vale destacar a Arena Radical, da Diversidade, Espaço Kids, lojas (inclusive de pesca), auditório Protect our Playground, e atividades como competição de Short Track e shows.

Inscrições para o Short Track – O Shimano Fest 2022 também terá competição, como a tradicional prova de MTB Short Track do Memorial, que já abriu inscrições. O sábado (20) será reservado para as categorias amadoras feminina e masculina. No domingo (20), o público poderá ver de perto os principais atletas de MTB do Brasil competindo dentro do Memorial na Barra Funda. Os bikers interessados em participar devem fazer a inscrição no site do organizador da prova, Márcio Ravelli, www.gpravelli.com (vá na aba GP Ravelli).

SERVIÇO:
Shimano Fest 2022
18 a 21 de agosto - Memorial da América Latina

Dias 18 e 19 - Exclusivos para profissionais do mercado.
Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta: https://tinyurl.com/mszc5xpx
Dias 20 e 21 - Entrada gratuita e aberta ao público.

Credenciamento de imprensa: https://www.shimanofest.com.br/imprensa

Mais informações:
Site: www.shimanofest.com.br
Instagram: @shimanofest
Facebook: https://www.facebook.com/Shimanofest/

Informações para imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - F: 11 976022986
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

07.08.2022

Shimano Fest 2022 aquece ainda mais o mercado da bicicleta no Brasil

Maior festival da bike da América Latina reunirá mais de 220 marcas e diversas atividades culturais e esportivas entre 18 e 21 de agosto, Memorial da América Latina, em São Paulo. São esperadas 50 mil pessoas

02.08.2022

Inscrições gratuitas do Passeio Ciclístico Shimano Fest - Santuu continuam abertas

Organizadores do maior festival de bike da América Latina esperam 8 mil participantes no domingo, 21 de agosto, no Ibirapuera. Inscrições são grátis, com direito a sorteio de bicicletas

28.07.2022

São Paulo, a capital nacional da bicicleta em agosto

Shimano Fest espera receber mais de 50 mil pessoas no Memorial América Latina, entre os dias 18 e 21. Somente o passeio ciclístico, marcado para o domingo, deve reunir 8 mil bikers

27.07.2022

Shimano Fest transforma São Paulo na capital nacional da bicicleta em agosto

Organização do festival espera receber mais de 50 mil pessoas no Memorial América Latina, entre os dias 18 e 21. Somente o passeio ciclístico, marcado para o domingo, deve reunir 8 mil bikers

Entre em contato