Capa

Futebolando A e Jovens Talentos são os campeões da etapa de Sorocaba do Circuito Futebol Social

Foi a abertura da edição 2022 do evento, organizado pela ONG Futebol Social, na Arena Bola da Vez, no interior de São Paulo, neste fim de semana (25 e 26), conectando jovens e comunidades carentes

26.06.2022  |  1.601 visualizações

Junho, 2022 – Um fim de semana de muito futebol e várias atrações marcou o início da temporada 2022 do Circuito Futebol Social. Neste sábado (25) e domingo (26) foram definidos os campeões da primeira etapa, realizada na Arena Bola da Vez, em Sorocaba, no interior de São Paulo. No feminino, o título ficou com as meninas do Futebolando A, de Itapevi (SP). E, no masculino, comemoração do time do Jovens Talentos, de Sorocaba. Organizado pela ONG Futebol Social, o Projeto Futebol Social conecta jovens e comunidades carentes de todo o País. As competições são realizadas dentro das comunidades, tendo como objetivo engajar moradores e familiares, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro.

O Futebolando A derrotou a equipe do Baby's, de Angatuba (SP), por 4 a 1, na final disputada no final da tarde do sábado para ficar com o primeiro lugar no feminino. O Futebolando B, também de Itapevi, terminou em terceiro na etapa, com o Café e Bola, de Sorocaba, em quarto. 

"Jogamos em uma parceria com o time feminino de São Roque. O Projeto Futebolando conta com mais de 150 meninos e meninas", afirmou o técnico campeão, Luciano Antonio Severino. Um dos destaques da equipe foi Daphne Vitória da Silva, 18 anos. "Jogo desde os 7 anos, mas fiquei um tempo parada. Aí fui morar em Mairinque e investi na carreira novamente. Voltei a jogar faz sete meses, fui atuando em Mairinque, que me indicou para outros times e hoje pude estar aqui no Futebol Social. Meu objetivo na vida é jogar futebol", garantiu a campeã, que concluiu o nível médio escolar.

Domínio de Sorocaba - Já no masculino, neste domingo, uma final entre dois times que jogaram em casa. O Jovens Talentos venceu outra equipe de Sorocaba, o São Raimundo, por 3 a 2, para conquistar o título. Em terceiro, o Futeducando, de Mairinque (SP), seguido do Bola da Vez, também de Sorocaba. 

“Primeira vez nesta competição, mas nosso projeto também treina em um campo reduzido, embora não seja de grama sintética. O time foi muito bem e todos estão de parabéns, organização e arbitragem. Estamos muito felizes pelo título”, resumiu o técnico campeão Edinei Uguetto. 

Diferentes atrações na etapa - A etapa de Sorocaba contou com um total de 20 equipes – quatro no feminino e 16 no masculino, com jogos realizados na Arena Bola da Vez, no Jardim Ipanema. Paralelamente às disputas, uma programação com diferentes atrações. Uma delas foi o Footbaby, jogo com a criançada de 3 a 6 anos, das famílias que participam do Arena Bola da Vez.

Oficinas e exercícios propostos pelo Projeto Rexona Quebrando Barreiras, apoiador do Futebol Social, que busca aumentar a prática de atividade física entre os jovens, foi outro destaque, assim como a Clínica de Freestyle, para meninos e meninas, comandada pelo chileno Seba Acevedo, ex-jogador e sócio da Gondwana, produtora de conteúdo que também está apoiando o Circuito. Na sala de cinema, outra atração na etapa, foi exibido o documentário "Gondwana A Bola Conecta”.

O fundador do Futebol Social, Guilherme Araujo, considerou a abertura do Circuito muito positiva. “Sorocaba foi o indicativo do grande circuito que teremos pela frente. Em poucas semanas estaremos no Pará e não temos dúvidas que este clima e energia incríveis seguirão conosco ao longo do nosso giro pelo país,” resumiu.

Etapa de Sorocaba
Masculino
Campeão- Jovens Talentos (Sorocaba)
Vice-campeão - São Raimundo (Sorocaba)
3°- Futeducando (Mairinque)
4°- Bola da Vez (Sorocaba)

Feminino
Campeã - Futebolando A (Itapevi)
Vice-campeão - Baby`s (Angatuba)
3º - Futebolando B (Itapevi)
4° Café e Bola (Sorocaba)

Oito etapas em cinco estados - A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir desses 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens. E, em janeiro será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

“Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” - Participam da Ong Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. “Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” é o lema da Ong.

Brasil, tricampeão mundial de Futebol Social - Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010. A próxima edição da Homeless World Cup será em Nova Iorque, no próximo ano.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Calendário 2022

Circuito Futebol Social

Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho -
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).

Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Twitter: https://twitter.com/futebolsocial
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial
Vimeo: https://vimeo.com/futebolsocial
Flickr: https://flickr.com/futebol_social

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Premiação no masculino
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • Jovens Talentos, vencedor da chave masculina
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • Os campeões do Jovens Talentos (de laranja)
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • Jogos com bom nível técnico
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • O time do Futebolando A, campeão da chave feminina
    (ZDL / Divulgação)

  • Daphne (cabelo claro), destaque do Futebolando A
    (ZDL / Divulgação)

  • Seba fez a clínica de Freestyle
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • Footbaby foi uma das atrações
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • Sessão de cinema
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

  • Guilherme Araujo, do Futebol Social
    (Mônica Saraiva / Gondwana Comunicações)

Leia também...

24.01.2023

Copa Futebol Social reúne 88 jovens carentes em Mongaguá (SP) em três dias de disputa, confraternização e muita emoção

Atletas de São Paulo - da Grande São Paulo, litoral e interior -, Pará, Ceará, Maranhão, Brasília e Rio de Janeiro participaram do torneio, no litoral paulista. No masculino, o time do Anti Racismo ficou com o título. No feminino, a equipe campeã foi a Felicidade

20.01.2023

Copa Futebol Social define neste domingo (22) os selecionados para representar o Brasil no Mundial

A programação, na Praça de Eventos Dudu Santos, em Mongaguá (SP), começa às 8h, com os jogos decisivos, além de atividades para o público, terminando às 12h, com a cerimônia de encerramento. Evento teve início na sexta (20), reunindo 89 jovens carentes de projetos sociais de diversas regiões do País

19.01.2023

Copa Futebol Social movimenta Mongaguá (SP) a partir desta sexta-feira (20), em seletiva para o Mundial

Três dias de muitos jogos, no Litoral Paulista, em evento com diferentes atividades, sorteios e entrada gratuita. Estão participando 89 jovens de projetos sociais de diversas regiões do Brasil, de olho no torneio nos Estados Unidos, em julho. Jogos serão transmitidos ao vivo pela Loass TV no youtube

17.01.2023

Copa Futebol Social tem 16 jogadores da Baixada Santista na seletiva para o Mundial nos Estados Unidos

O torneio na Baixada Santista reunirá jovens carentes de projetos sociais de diversas regiões, classificados ao longo do Circuito Futebol Social, e definirá as seleções brasileiras (masculina e feminina) para o torneio na Califórnia. Jogos serão de sexta (20) a domingo (22), no Litoral Paulista

Entre em contato