Capa

Vamos Passear

Vamos Passear faz sucesso no Recife (PE) em etapa inédita com 3.500 participantes

Comemoração no palco
(ZDL / Divulgação)

Aula de dança no final
(ZDL / Divulgação)

Caminhada, patins e bike juntos na ponte de Recife
(ZDL / Divulgação)

Início da caminhada
(ZDL / Divulgação)

Largada da bike
(ZDL / Divulgação)

Saída dos participantes do patins
(ZDL / Divulgação)

Garotos na estrutura do skate
(ZDL / Divulgação)

Pedro Henrique Mendes participou no skate
(Divulgação / ZDL)

Severino Gerônimo, o 'frade maratonista'
(Divulgação / ZDL)

Tiago e Benjamin, pai e filho juntos nas bikes
(Divulgação / ZDL)

Astrid, Irglenia e Elen, empolgadas com o evento
(Divulgação / ZDL)

Jackeline, com o incentivo dos pais Maria de Fátima e Antônio Cosmo
(Divulgação / ZDL)

Espaço kids
(ZDL / Divulgação)

Pausa para massagem
(ZDL / Divulgação)

Reparos nas bikes
(ZDL / Divulgação)

Edição 2022 do evento terminou neste domingo (28) com muita animação e elogios de quem esteve no Cais da Alfândega com suas bikes, skates, patins ou caminhando

26.06.2022  |  2.869 visualizações

Junho, 2022 – O Vamos Passear foi realizado pela primeira vez no Recife neste domingo (26) e levou muita animação às ruas da capital pernambucana, arrancando elogios dos participantes. O evento, que reúne praticantes de bike, skate, patins e caminhada, fez sucesso justamente pela proposta de agregar diferentes modalidades para estímulo à prática esportiva e a uma melhor qualidade de vida. No Cais da Alfândega, no Recife Antigo, 3.500 pessoas aproveitaram os momentos de lazer e diversão ao ar livre, encerrando a edição 2022, a segunda do Vamos Passear, com essa etapa inédita. Uma manhã de sol, com direito a um ventinho bem gostoso e temperatura em torno de 24 graus. Ao final, os participantes ainda puderam celebrar com um aulão de fit dance. 

Pontualmente às 7h, foi dada a primeira largada do dia, para o percurso de 6 km de ciclismo. Os amantes das bikes, inclusive, compareceram em excelente número. Meia hora depois dos ciclistas, foi a vez da galera do skate e dos patins partir para um desafio de 3 km. E já perto das 8h, a caminhada, também com 3 km de percurso. 

"Não sou praticante assídua do ciclismo, mas vim por estímulo de amigas e fiquei encantada. Achei o evento perfeito, com uma estrutura muito organizada. Não deixo de participar nunca mais", disse a supervisora comercial Astrid Pereira, de 57 anos, que pedalou na companhia da amiga Irglenia Galvão, 56, e da filha dela, Elen Galvão, 20.

E muitos transformaram a caminhada em corrida, como o aposentado Severino Gerônimo, de 71 anos. Corredor assíduo há mais de 50 anos, ele é conhecido como "frade maratonista" e sempre participa dos eventos com uma roupa característica e carregando a bandeira de Pernambuco. "Cheguei a me inscrever para a bike, mas soube que teria corrida e não resisti, apesar de também gostar muito de pedalar. O esporte, seja qual for, é bom demais. Só traz benefícios. Já fiz centenas de corridas, em mais de 10 países, e a animação é sempre a mesma", destacou o aposentado.

Antes e depois das provas, os participantes puderam contar com um serviço de manutenção de bicicletas, além de terem acesso a massagem, alongamento com técnicas de yoga e um estande com lanches para repor as energias. No espaço kids, atividades lúdicas fizeram a festa da criançada. E um mini half, com instrutores de skate, levou gente de todas as idades a experimentar deslizar sobre as rodinhas.

O vendedor Tiago da Silva Lima, de 33 anos, aproveitou para checar a calibragem dos pneus das bicicletas dele e do filho, Benjamin, de oito anos, antes da prova. "Participo de corridas há algum tempo, mas comecei a ver esse outro lado, da bike. Há um ano, pedalo todo sábado e comecei a levar Benjamin, que já está fazendo 10 km. É a primeira prova dele, achei importante para conhecer, interagir. E um evento com essa proposta, de unir vários esportes, é diferente", comentou Tiago. 

Comemoração dos skatistas e participação em família - "A entrada do skate nas Olimpíadas ajudou muito a diminuir rótulos. A inclusão da modalidade em um evento como esse é motivo para celebrar. Sempre gostei de andar, desde criança", comemorou Pedro Henrique Mendes, de 24 anos. 

O vendedor Richel Patriota, de 34 anos, também festejou o espaço dado para os skatistas. "Achei legal essa ideia de reunir esportes e dar espaço àqueles que não têm tantos eventos", garantiu, acompanhado da esposa, a professora Annielle Patriota, 35, que participou na caminhada, ao lado da filha do casal, Mariane, de um ano e meio, no carrinho de bebê. "Poder dar a outros esportes a mesma estrutura de segurança que é oferecida em uma corrida é uma iniciativa muito legal, pois permite que as pessoas possam ir à rua sem os riscos de carros", observou Annielle. 

A participação em família, inclusive, foi uma marca registrada do Vamos Passear no Recife. A estudante Jackeline Firmino, de 38 anos, contou com o apoio dos pais, Maria de Fátima Firmino, 64, e Antônio Cosmo, 74, para encarar um desafio daqueles. "Depois de 15 anos sem botar os patins nos pés, decidi encarar o desafio. Quando soube que ia ter patins, me animei, comprei um par pela internet e vim na cara e na coragem. Valeu muito a pena", afirmou, devidamente paramentada com os equipamentos de segurança e muito incentivo da família, que não ficou só na plateia.

Antônio é corredor assíduo, enquanto Maria de Fátima caminha sempre na companhia da filha. "Mas é ele quem arrasta todo mundo", contou Maria de Fátima. "Comecei a correr em 2018, por causa da diabetes e da pressão alta. Hoje, já faço 10 km e meus exames estão todos ótimos", disse Antônio, um exemplo do quanto o esporte pode fazer a diferença na qualidade de vida. 

A segunda edição do Vamos Passear, encerrada em Recife, passou também por Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O Vamos Passear foi patrocinado pela Brasilprev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com organização da Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Eventos e apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Etapas de 2022
- 01/05 – Salvador (BA)   
- 15/05 – Brasília (DF) 
- 05/06 – Rio de Janeiro (RJ) 
- 19/06 – São Paulo (SP) 
- 26/06 – Recife (PE)

Sobre a Olimpíadas Especiais Brasil - Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos, John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

Filosofia - A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores - A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB são apoiadas por nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Sobre a Brasilprev - Com 28 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 318 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,4 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Mais informações:
site: www.vamospassearbr.com

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

09.04.2024

Festival Vamos Passear 2024 começa em maio com sete etapas pelo Brasil

O evento apresentado pela Brasilprev contará com Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Kids, além de diferentes atividades para o público em geral. Inscrições já estão abertas e custam R$ 20,00

05.09.2023

Festival Vamos Passear fecha a temporada com mais de 20 mil participantes

Evento, em sua quarta edição, passou por Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Belém (PA), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), proporcionando momentos de diversão e qualidade de vida para todas as idades

03.09.2023

Festival Vamos Passear faz a diversão de 6 mil pessoas no encerramento da edição 2023, no Rio de Janeiro

Evento foi realizado no final de semana, com Corrida Intantil no sábado (3) e Passeio de Bike e Caminhada neste domingo (3), na Praia de Copacabana. Famílias, grupos de amigos, de crianças a idosos, momentos de lazer e bem-estar na orla carioca, com várias atividades gratuitas ao longo dos dois dias

31.08.2023

Festival Vamos Passear reúne 4.200 participantes neste final de semana na Praia de Copacabana, no Rio

Evento encerra a temporada no sábado (2) e domingo (3), na sétima etapa da edição 2023, com Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil, além de várias atividades gratuitas abertas ao público em geral, no Posto 2 - em frente à Praça do Lido

Entre em contato