Capa

Circuito Futebol Social 2022 começa em Sorocaba (SP) com jogos e diversas atrações no fim de semana

Programação na Arena Bola da Vez tem o Congresso Técnico na noite de sexta-feira (24). As chaves masculina e feminina reunirão 20 equipes e 160 jogadores. Footbaby, Clínica de Freestyle e cinema também movimentam os participantes

23.06.2022  |  1.615 visualizações

Junho, 2022 – O Futebol Social vem, ano a ano, conectando jovens e comunidades carentes de todo o País. E, neste fim de semana, mais uma vez, entrará em campo. A Ong Futebol Social dá início à temporada 2022 do Circuito Futebol Social, com a realização da primeira etapa em Sorocaba (SP). Até domingo (26), um total de 20 equipes – quatro no feminino e 16 no masculino – estarão em busca do título. Os jogos serão disputados na Arena Bola da Vez, no Jardim Ipanema.

O evento começa nesta sexta (24). Estão programados, entre 19h e 21h, o Congresso Técnico, uma apresentação do Futebol Social e do Projeto Quebrando Barreiras – um dos apoiadores do Projeto -, o sorteio dos jogos e o coquetel de abertura. No sábado e domingo, muita disputa nos jogos e, também, atividades paralelas, que prometem movimentar todos os que estiverem na arena.

O Footbaby é uma delas e abre a programação no sábado, às 8h, com uma partida entre crianças de 3 a 6 anos. Em seguida, às 9 horas, a Cerimônia de Abertura, com Desfile das Equipes. Já às 9h30, a atração será o Rexona Quebrando Barreiras, com oficinas promovendo Dinâmica e Aquecimento. Depois, às 10 horas, o início dos jogos.

Serão 30 partidas ao longo do sábado, que terá a final no feminino. No domingo, a partir das 9h, está marcada a fase decisiva no masculino, com a final às 12h, seguida da Cerimônia de Encerramento. Entre as mulheres, o sistema de disputa é de rodízio simples, com as equipes jogando todas contra todas. E entre os homens serão formados quatro grupos, classificando os dois primeiros times de cada um para a eliminatória simples na fase final.

No feminino estarão participando Bola da Vez (Sorocaba), Baby‘s (Angatuba), Café e Bola (Sorocaba) e Futebolando (Itapevi). No masculino jogam Bola da Vez A (Sorocaba), Bola da Vez B (Sorocaba), Mãos que Ajudam (Laranjal Paulista), Jutuba (Capela do Alto), Futebolando (Itapevi), Café e Bola (Sorocaba), Futeducando (Mairinque), Instituto Gold (Sorocaba), Craques do Futuro (Sorocaba), Estrelas do Amanhã (Sorocaba), Fut Jr (Dona Catarina/Mairinque), Bom de Bola (Sorocaba), Associação Criança Espettacular (Sorocaba), Instituto Sou do Bem (São Roque), São Raimundo VR (Sorocaba) e mais uma equipe a definir.

Freestyle e cinema são destaques na programação – No fim de semana, o Freestyle será destaque, com uma clínica para as meninas no sábado e uma para os meninos no domingo. O Freestyle terá o comando do chileno Seba Acevedo, ex-jogador e sócio da Gondwana, produtora de conteúdo que está apoiando o Circuito. O projeto Gondwana Futebol & Cultura usa o poder universal do futebol para produzir conteúdos, contar histórias e empoderar comunidades da América Latina e África.  

A etapa de Sorocaba terá mais uma atração extra: uma sala de cinema para 50 pessoas, com vídeos do Futebol Social dos anos anteriores e um curta-metragem produzido pela Gondwana, com 23 minutos. O documentário se chama "Gondwana A Bola Conecta", com imagens sobre a influência africana na Bahia (Barra, Candeal, Pelourinho, Rio Vermelho e Ribeira) e Pernambuco (Lagoa do Carro, Recife e Olinda).

É o futebol de rua, transformado em evento profissional, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro. As competições são realizadas dentro das comunidades, tendo como objetivo engajar moradores e familiares.

“Vamos dar início à temporada, que promete muita disputa ao longo dos meses, sendo que os melhores jogadores e jogadoras serão selecionados para participar da Copa Futebol Social, em janeiro de 2023, em Mongaguá”, afirma Guilherme Araújo, fundador da Ong Futebol Social.

Oito etapas em cinco estados - A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir desses 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens. E, em janeiro será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

“Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” - Participam da Ong Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. “Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” é o lema da Ong.

Brasil, tricampeão mundial de Futebol Social - Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010. A próxima edição da Homeless World Cup será em Nova Iorque, no próximo ano.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Etapa Sorocaba – Circuito Futebol Social
Data: Sexta-feira (24), 19h; sábado (25), 8h; e domingo (26), 9h.
Local: Arena Bola da Vez - rua Cenira Landulpho Sanson, 405 - Jardim Ipanema -  Sorocaba (SP)

Calendário 2022

Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho - Arena Bola da Vez (Jardim Ipanema)
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).

Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Twitter: https://twitter.com/futebolsocial
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial
Vimeo: https://vimeo.com/futebolsocial
Flickr: https://flickr.com/futebol_social

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • A decisão do masculino será no domingo (26)
    (Alexandre Vitor Andrade / IClick)

  • A chave feminina, com 4 times, termina no sábado (25)
    (Alexandre Vitor Andrade / IClick)

  • Documentário "Gondwana, a bola conecta" será exibido no sábado e domingo
    (Gondwana / Divulgação)

Leia também...

24.01.2023

Copa Futebol Social reúne 88 jovens carentes em Mongaguá (SP) em três dias de disputa, confraternização e muita emoção

Atletas de São Paulo - da Grande São Paulo, litoral e interior -, Pará, Ceará, Maranhão, Brasília e Rio de Janeiro participaram do torneio, no litoral paulista. No masculino, o time do Anti Racismo ficou com o título. No feminino, a equipe campeã foi a Felicidade

20.01.2023

Copa Futebol Social define neste domingo (22) os selecionados para representar o Brasil no Mundial

A programação, na Praça de Eventos Dudu Santos, em Mongaguá (SP), começa às 8h, com os jogos decisivos, além de atividades para o público, terminando às 12h, com a cerimônia de encerramento. Evento teve início na sexta (20), reunindo 89 jovens carentes de projetos sociais de diversas regiões do País

19.01.2023

Copa Futebol Social movimenta Mongaguá (SP) a partir desta sexta-feira (20), em seletiva para o Mundial

Três dias de muitos jogos, no Litoral Paulista, em evento com diferentes atividades, sorteios e entrada gratuita. Estão participando 89 jovens de projetos sociais de diversas regiões do Brasil, de olho no torneio nos Estados Unidos, em julho. Jogos serão transmitidos ao vivo pela Loass TV no youtube

17.01.2023

Copa Futebol Social tem 16 jogadores da Baixada Santista na seletiva para o Mundial nos Estados Unidos

O torneio na Baixada Santista reunirá jovens carentes de projetos sociais de diversas regiões, classificados ao longo do Circuito Futebol Social, e definirá as seleções brasileiras (masculina e feminina) para o torneio na Califórnia. Jogos serão de sexta (20) a domingo (22), no Litoral Paulista

Entre em contato