Capa

SEMANA DE ILHABELA RESGATA TRADIÇÃO DO SUL-AMERICANO

10.07.2006  |    92 visualizações VELA

Última etapa do campeonato conta com barcos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil; Grand Prix termina nesta terça-feira

Ilhabela (São Paulo) – Pela primeira vez, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai coroar, além de seu campeão, o vencedor do Campeonato Sul-Americano. Neste ano, a maior competição náutica da América Latina vale também como a última etapa do X Campeonato Sul-Americano das classes IMS e ORC Club.

“Nos anos 90, era disputado o Campeonato Sul-Americano em quatro etapas, duas no Atlântico e duas no Pacífico. Foram nove edições, mas esse campeonato terminou quando o preço para transportar os barcos de um lado para o outro da América do Sul ficou caro demais. No ano passado, o Yacht Club de Ilhabela e o Yacht Club Argentino se reuniram para retomar a competição”, explica Claudio Cambria, representante do Yacht Club Argentino na Semana de Vela.

A primeira etapa do Sul-Americano foi disputada em janeiro, durante o Circuito Atlântico Sul, em Punta del Este, no Uruguai. Dos 90 barcos que participaram da primeira etapa, dez estão em Ilhabela. “Queremos aumentar o intercâmbio entre os velejadores da América do Sul. O Circuito e a Semana de Ilhabela são os mais importantes eventos do continente e atraem muitos estrangeiros. Com o novo campeonato sul-americano, queremos aumentar ainda mais o número de estrangeiros em cada uma das competições”, completa Cambria.

O resultado dessa integração já é sentido. O vencedor da Regata Eldorado Alcatrazes, por exemplo, foi o uruguaio Memo Memulini, campeão mundial de IMS e vice-campeão da primeira etapa do Sul-Americano. O primeiro colocado no Uruguai, o argentino Matador, também está em Ilhabela e foi o terceiro colocado na prova de abertura da Semana. “O nível da vela aqui na América do Sul é muito alto. O material humano é muito bom e não fica devendo nada aos outros. A única diferença são os barcos, que, na Europa, são mais modernos”, elogia o comandante do Memo Memulini, Ricardo Fabini.

“O nível dos barcos estrangeiros é, realmente, um dos mais altos que já tivemos. Além do Memo Memulini e do Matador, podemos citar também o Maseratti, do Chile, entre os favoritos ao título. Acho que as chances de termos, pela primeira vez, um campeão internacional na Semana de Ilhabela existem mesmo”, diz José Nolasco, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela.

A história dos chilenos do Maserati, aliás, é uma das mais inusitadas em Ilhabela. Com o preço do transporte por água do barco é muito alto, os chilenos despacharam seu veleiro por terra, em cima de um caminhão, para cortar a América do Sul de oeste a leste. “E os argentinos e uruguaios não ficam muito atrás. Eles sobem até Ilhabela velejando e, no inverno, mais ao sul isso pode ser considerado um grande feito”, analisa Nolasco.

Grand Prix – Idealizado para que os barcos continuem velejando mesmo durante os dois dias em que a Semana de Vela está parada, o VIII Grand Prix de Vela Oceânica começou nesta segunda-feira, com pouco vento. A manhã chuvosa em Ilhabela fez com que a comissão mudasse a raia diversas vezes à procura de vento para a disputa das regatas. Apenas barcos iguais disputam essas provas e o vencedor é o primeiro a cruzar a linha, sem o uso do sistema de ratings utilizado nas competições de Oceano.

O GP, que termina nesta terça-feira, conta com a participação de barcos nas classes Beneteau First 40.7, ILC 30/32, ILC 25, Carabelli 32, Carabelli Neo 25, Deltas 32 e 26, Skipper 21 e HPE 25.

Na quarta, as regatas voltam a valer para a classificação geral da Semana. Os barcos maiores disputam a sexta edição da Regata Peter Blake Volta à Ilha. Os demais fazem a regata de médio percurso. Quinta, sexta e sábado serão disputadas as regatas barla-sota que definirão o campeão da Semana de Ilhabela.

A 33ª. Semana de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Impact Sports, com o apoio da Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Yacaminn, Medley, Runner, Trio, UOL, Revista Velejar, Rádio Eldorado, Nautos, North Sails, Brancante, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), PIC Pindá Iate Clube, Federação Brasileira de Vela e Motor, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil e programa Mar Brasil.

ZDL – Bruno Doro
33a. Semana Internacional de Vela de Ilhabela
Website: www.svilhabela.com.br
Sala de imprensa: +55 (0) 12 3896 5722
Celular: +55 (0) 11 8457 9710


Leia também...
15.07.2006

Com barcos argentinos e uruguaios de alto nível e os principais brasileiros na raia, evento confirma crescimento

15.07.2006

Uruguayan Memo Memulini are the first non-brazilian boat to win in Ilhabela

15.07.2006

Uruguaio Memo Memulini bate o argentino Matador; no último dia, Mitsubishi faz seu único pódio

14.07.2006

Título será decidido no sábado, entre o uruguaio Memo Memulini e o argentino Matador