Maio, 2022 – O Comitê Olímpico do Brasil (COB) criou a Comissão Mulher no Esporte. E, entre os integrantes do grupo, está Etiene Medeiros. A nadadora pernambucana participou da primeira reunião da equipe, nesta segunda-feira (16), na sede do COB, no Rio de Janeiro (RJ). Etiene, que voltou a treinar no Sesi-SP de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, destacou a importância da iniciativa.
“Muito importante, como atleta, ter recebido o convite do COB para participar da Comissão. É mais um passo que damos, não só para o esporte, mas também para a sociedade. Então, estar passando um pouco dessa vivência, escutando e falando do universo feminino é muito gratificante. O quanto eu puder somar, esclarecer, debater e entrar em discussões, estarei contribuindo”, afirmou Etiene.
Fazem parte da Comissão, uma atleta de alto rendimento – Etiene -, uma treinadora esportiva – Martha Rocha, da Vela – e uma médica – Tathiana Parmigiano, ginecologista -, além da medalhista olímpica Isabel Swan – coordenadora da área Mulher no Esporte do COB – e representantes de áreas internas da entidade.
O objetivo da Comissão é fomentar a participação feminina e atuar em prol da igualdade de gênero, além de auxiliar no estabelecimento de políticas que propiciem a promoção e a capacitação da mulher no esporte. A expectativa é que o grupo se reúna a cada três meses.
Etiene na reinauguração do Instituto Serginho10 – O Jogo das Estrelas, em Osasco (SP), no sábado (14), marcou a reinauguração do Instituto Serginho10, agora com sede em Pirituba, tradicional bairro da Zona Norte paulistana. Etiene esteve presente, para apoiar essa nova etapa do projeto de Serginho, considerado o maior líbero da história do vôlei. O Instituto começou em 2019, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, e já atendeu 263 pessoas com aulas de vôlei, além do reforço de disciplinas como português e inglês.
Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.
Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Fundadora do Instituto Etiene Medeiros, que tem o propósito de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com atividades educacionais e esportivas acessíveis a todos.
Mais informações - Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: http://fotos.etienemedeiros.com
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica