Capa

Vamos Passear

Vamos Passear faz a alegria dos participantes em Brasília (DF), de bike, patins, skate e na caminhada

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek recebeu 4 mil inscritos neste domingo (15), de todas as idades, para a segunda etapa do evento, que promove a qualidade de vida. Agora, volta a ser realizado em junho, no Rio de Janeiro

15.05.2022  |  794 visualizações

Maio, 2022 – Uma manhã de temperatura amena, em torno dos 22 graus, e muita diversão neste domingo (15) para os 4 mil participantes da etapa de Brasília (DF) do Vamos Passear. O evento foi destaque no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Voltado para toda a família, reunindo grupos de amigos, inclusivo, contou com inscritos das mais diferentes idades que escolheram a bike, os patins, o skate ou simplesmente caminhar. Garantia de lazer para todos, promovendo a qualidade de vida e afastando o sedentarismo.

E depois de passar por Salvador (BA), nesta segunda edição em 2022, no início deste mês, e pela capital federal neste fim de semana, a terceira etapa do Vamos Passear já tem data marcada: dia 5 de junho, na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A oportunidade de participar de um evento que inclui patins como modalidade foi o principal motivo para que Elvio Santos comparecesse. Elvio, que começou a patinar em 2020 incentivado pela esposa Maria e sua amiga Elisete, elogiou o Vamos Passear e torce para que mais iniciativas como esta sejam realizadas na cidade. "Graças a eventos como este, o patins é visto cada vez mais como esporte e não apenas como diversão", afirmou Elvio.

Logo durante o aquecimento para a largada da caminhada, um animado grupo de veteranos se destacava entre a multidão. Os amigos Carla, Lucia, Milene, Walter e Sonia se conheceram durante uma excursão a Machu Picchu, no Peru, há 20 anos, e desde então praticam caminhadas em grupo. Estão incluídos em seu currículo esportivo locais como o Chile e a Espanha, onde percorreram juntos o icônico Caminho de Santiago. "O Vamos Passear é mais uma oportunidade de encontrar e fazer novas amizades com o esporte, independentemente do nível de dificuldade e a distância", comentaram quase que em uníssono.

E motivação para pedalar foi algo que não faltou ao grupo Pedal Sem Pressa, que percorreu cerca de 43 km entre a cidade de Valparaíso de Goiás até Brasília para participar da volta de bicicleta pelo Parque da Cidade no Vamos Passear. "Saímos de lá às 5h30 e chegamos aqui um pouco antes da largada", disse a arquiteta Thaís Constantin, uma das participantes do grupo, que reuniu cerca de 40 ciclistas para o evento. A ciclista, que pedala há mais de 15 anos, elogiou a estrutura. "Tudo perfeito, com distribuição de água durante o percurso, frutas e medalha de participação na chegada, show de organização", completou Thaís, enquanto se preparava para o longo trajeto de volta para casa.

Outra modalidade que teve destaque no Vamos Passear foi o skate, que contou com um estande especial onde a criançada pode aprender os primeiros passos da arte de se equilibrar sobre uma prancha com rodinhas. A chance foi aproveitada pelo casal Augusto e Aline Rodrigues, que levou o filho Estevão, de apenas 4 anos. "Adorei a oportunidade proporcionada, a organização está de parabéns", disse Aline.

Balanço muito positivo - Antes das largadas, aquecimento para todos e, no local montado para o evento, também diferentes atividades, nos Espaços Saúde (yoga, pilates, alongamento e dança), Kids (aulas de patins, skate e bike), assim como as atrações do Espaço Mecânica. Ao longo do percurso, água e frutas à vontade. Ao final, medalha para todos os que participaram.

Para o organizador do evento em Brasília, Tarcísio Viana, a edição 2022 do Vamos Passear superou as expectativas. "Muito feliz com a grande quantidade de inscritos, principalmente nas modalidades de patins e caminhada, que superou em número a edição 2019, a última antes da pandemia. O evento deste ano foi ainda melhor do que o anterior", avaliou Tarcísio.

Depois de realizar uma etapa em Brasília em 2019, na sua primeira edição, o Vamos Passear não teve eventos em 2020 e 2021 em função da pandemia da Covid-19, retornando neste ano.

O Vamos Passear é patrocinado pela Brasilprev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com organização da Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Eventos e apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Etapas de 2022
- 01/05 – Salvador (BA) -  Praça de Piatã (Av. Octávio Mangabeira)
- 15/05 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek
(estacionamento 9)
- 05/06 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana,
em frente à Praça do Lido
- 19/06 – São Paulo (SP) - Novo Vale do Anhangabaú – Centro
- 26/06 – Recife (PE) - Forte do Brum

Sobre a Olimpíadas Especiais Brasil - Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos, John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano.

Filosofia - A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e, por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores - A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB são apoiadas por nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, os jogadores de vôlei Jakie Silva e Giba, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Sobre a Brasilprev - Com 28 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 318 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,4 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Mais informações:
site: www.vamospassearbr.com

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911
André Ramos - MTB Brasília

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • De patins, Elizete Marques, Elvio Santos e Maria Santos
    (André Ramos / MTBBrasília)

  • Thais Constantin (esq)) e o grupo Pedal Sem Pressa
    (André Ramos / MTBBrasília)

  • Os amigos Carla, Lucia, Milene, Walter e Sonia
    (André Ramos / MTBBrasília)

  • Casal Augusto e Aline Rodrigues e seu filho Estevão
    (André Ramos / MTBBrasília)

  • Diversão de Estevão com o skate
    (André Ramos / MTBBrasília)

Leia também...

23.06.2022

Vamos Passear tem últimas vagas para inédita etapa neste domingo (26) no Recife (PE)

Inscrições estão abertas até este sábado (25) para o evento que promove uma manhã voltada para a qualidade de vida. E que reunirá participantes de todas as idades, a partir das 7h, para andar de bike, patins e skate ou simplesmente caminhar

20.06.2022

Recife Antigo recebe etapa do Vamos Passear e inscrições estão abertas até este sábado (25)

Oportunidade de percorrer um espaço tão especial da capital pernambucana, neste domingo (26), escolhendo participar de bike, patins, skate ou, simplesmente caminhando. em um evento para todas as idades

19.06.2022

Em manhã de frio, Vamos Passear leva lazer e qualidade de vida para mais de 4.000 pessoas em São Paulo (SP)

Os participantes tomaram conta da região central da Capital Paulista neste domingo (19) com suas bikes, patins, skates e, também, caminhando, enfrentando o dia nublado e as baixas temperaturas com animação. Um evento para todas as idades, reunindo famílias e amigos

16.06.2022

Vamos Passear reúne 4.300 participantes em São Paulo (SP) para uma manhã de lazer no Novo Vale do Anhangabaú

Evento será realizado a partir das 7h, com largadas de bikes, patins, skates e para a caminhada. Diferentes percursos, distâncias, modalidades e atividades, proporcionando qualidade de vida, com benefícios para a mente e para o corpo

Entre em contato