Capa

Dupla brasileira surpreende as principais favoritas e decide título do Beach Tennis em Brasília (DF)

As finais - no feminino e no masculino - serão neste domingo (17), a partir das 9h30. Vitoria Marchezini, de 15 anos, e Marcela Vita, derrotaram as cabeças 1, Rafa Miiller, do Brasil, e Patricia Diaz, da Venezuela. Antes venceram as cabeças 4, a brasileira Joana Cortez e a italiana Flaminia Daina

16.10.2021  |  3.851 visualizações

Outubro, 2021 – O Brasil está na final feminina do ITF Sand Series Brasília'21 de Beach Tennis. A dupla formada pelas paranaenses Vitoria Marchezini, de apenas 15 anos, e Marcela Vita garantiu um lugar na decisão deste domingo (17) ao surpreender as principais favoritas do torneio, a brasileira Rafa Miller - número dois do ranking mundial - e a venezuelana Patricia Diaz - três do mundo. De virada, na semifinal deste sábado (16), Vitória e Marcela - cabeças 6 - marcaram 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 10-7. As adversárias na disputa do título serão as italianas Giulia Gaparri - líder do ranking - e Ninny Valentini - sétima do mundo -. cabeças de chave 2 do torneio, que derrotaram as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile por 2 a 0 - 6/3 e 6/3. O jogo está marcado para as 9h30, na Super Quadra da Arena Brasília, no Clube de Engenharia, às margens do Lago Paranoá, com transmissão ao vivo do BandSports. 

Vitoria, de Rolândia, e Marcela, de Curitiba, formam uma dupla que une juventude e experiência. Com apenas 15 anos, Vitoria é a atual número 18 do ranking mundial. Aos 32 anos, Marcela aparece como 11 do mundo. Para chegar à decisão, além de derrotar Rafa e Patricia, eliminaram mais uma parceria favorita, as cabeças 4, a brasileira Joana Cortez e a italiana Flaminia Daina, por 2 a 0 - 6/4 e 6/0.

"Sensação incrível, com torcida é sempre uma motivação a mais. Sabíamos que seria uma partida difícil. Cada ponto disputado. Tivemos coragem de impor nosso jogo e o resultado veio. Nossa dupla é uma mistura perfeita. A Vitória vem amadurecendo muito rápido, entendendo o jogo muito bem. E para mim é uma leveza jogar com ela, sensacional. Estamos muito bem juntas e vamos em busca desse título. É dar o máximo, não tem jogo fácil, entrar focada como hoje e lutar ponto a ponto", afirmou Marcela.

Vitoria comemorou muito o resultado e a vaga na final. "Entramos firmes, conseguimos sair com a vitória. Nem sei o que estou sentindo. Muito feliz e agora é ir com tudo na final. Sem falar na torcida, incrível, sempre apoiando".

Decisão masculina - Na final masculina, o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini jogam contra o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto. O jogo será na Super Quadra, na sequência da decisão feminina. Nas semifinais deste sábado, Nikita e Tommaso - números 3 e 5 do ranking e cabeças de chave 2 - confirmaram favoritismo e derrotaram o italiano Doriano Beccaccioli e o francês Theo Irigaray por 2 a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 10-6. Já Gianotti e Spoto , números 16 e 11 do mundo, jogando como cabeças 5, venceram o venezuelano Ramon Guedez e o russo Maxim Ionin por 2 a 0 – 6/3 e 6/2.

Ao final do jogo, Gianotti não escondeu a empolgação com o torneio e a torcida. “Incrível estar jogando no Brasil. É um dos melhores torneios que já participei. Na Europa, não estou acostumado com tanta gente assistindo, torcendo. A atmosfera é inacreditável. Na final, enfrentaremos a dupla que é considerada a melhor do mundo na atualidade, favorita, e vamos buscar fazer um bom jogo para ganhar”, garantiu.

Quem também elogiou o evento foi o italiano Tommaso. “Um ótimo torneio, muito bem organizado, uma quadra central muito boa. E estou muito feliz em chegar a essa final. Agora é buscar o título. Não é fácil jogar no Brasil, bola muito rápida, difícil o controle. Então, fico muito contente em estar na decisão”, destacou.

Baran e Vini param nas quartas - A rodada deste sábado que definiu os finalistas começou com as quartas de final. Em um jogo muito disputado, decidido no match tie-break, os brasileiros André Baran e Vini Font – cabeças de chave 3 e uma das duplas favoritas ao título – foram derrotados pelo francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto por 2 a 1, parciais de 7/6, 3/6 e 10-8, ficando fora das semifinais.

Três brasileiras garantiram vaga nas semifinais. Além de Vitória e Marcela, Rafa Miiller e Patricia Diaz venceram as brasileiras Samantha Barijan e Lorena Melo – cabeças 7 - por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/0. As italianas Giulia Gasparri  e Ninny Valentini chegaram às semifinais derrotando as brasileiras Isabela Garrido e Julia Nogueira (BRA) - 6/1 e 7/5. No outro jogo, as italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile ganharam das brasileiras Raquel Iotti (BRA) e Flavia Muniz - 6/3 e 7/5.

Nos demais jogos das quartas no masculino, o venezuelano Ramon Guedez e o russo Maxim Ionin venceram o italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antonio Ramos Viera - 3/6, 7/5 e 11/9; o italiano Doriano Beccaccioli e o francês Theo Irigaray ganharam dos italianos Diego Bollettinari e Marco Garavini - 6/7, 6/2 e 10/4; e o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini eliminaram o brasileiro Airton Macedo e o espanhol Gerard Querol - 6/1 e 6/1.

Esporte que mais cresce no Brasil - Desde o início, o ITF Sand Series, um dos maiores torneios do mundo e o principal das Américas, vem mostrando a força do Beach Tennis, uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Dos 1,2 milhão de praticantes no mundo, 400 mil estão no País. Jogos de alto nível, empolgando a torcida que tem acompanhado as disputas no Lago Paranoá. O evento, no profissional, reúne os Top 10 do ranking mundial  Além disso, estão sendo realizadas partidas da Brasil Beach Tennis Cup, torneio amador oficial, contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). No total, 600 jogadores movimentam a Arena Brasília.

A categoria profissional distribuirá uma premiação de 35 mil dólares (aproximadamente R$ 195 mil). O ITF Sand Series de Beach Tennis reúne os torneios mais importantes e com maior premiação na modalidade. O objetivo da ITF é que se tornem eventos de tradição e calendário fixo nos países-sede, assim como os quatro Grand Slam no tênis. Além do Brasil, o circuito conta com etapas na Alemanha, Espanha e França, e o Finals na África do Sul.

O torneio segue as recomendações sanitárias vigentes em relação à Covid-19, exigidas pela ITF e, também, pelo governo local, até o pós-evento.

O ITF Sand Series Brasília’21 é apresentado pelo Banco BRB. Os patrocínios master são do Sesc e da Coca-Cola Zero Açúcar. E o evento conta com patrocínio de Oakberry, Colégio Everest, Ruach Facilities, Bodylaser e Sandever by Decatlhon. Os apoios são da Head Beach Tennis, Steak Bull, Champion Car Service Michelin, Del Maipo, Grupo Lig, Academia 22 Winbox, Fuego, Atacadão Dia a Dia e Secretaria de Esporte e Lazer do GDF. Evento oficial da ITF (International Tennis Federation) e da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

Mais informações:
Instagram: @sandseriesbrasil/
Site:
  https://www.sandseriesbrasil.com
Contato comercial - sandseries@zenithmarketing.com.br
Fotos: https://www.flickr.com/photos/cbtenis/albums/72157720013788436

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Super quadra do torneio na semifinal do sábado
    (Green Filmes/ITF Sand Series Brasil)

  • Marcela e Vitória vibram com a vaga na final
    (Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil)

  • Abraço de comemoração de Vitória e Marcela
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Spoto e Gianotti estão na decisão
    (Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil)

  • As favoritas Patricia Diaz e Rafa Miiller perderam na semifinal
    (Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil)

  • Baran e Vini pararam nas quartas de final
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

Leia também...

17.10.2021

Dupla paranaense é campeã do ITF Sand Series Brasília, um dos maiores torneios de beach tennis do mundo

Na final disputada nesta manhã, Vitoria Marchezini, de Rolância,e Marcela Vita, Curitiba, salvaram três match points diante das italianas Giulia Gasparri - número um do mundo - e Ninny Valentini - sétima -, para comemorar o título em Brasília do principal torneio das Américas

17.10.2021

Sand Series de Beach Tennis: dupla brasileira é campeã em Brasília, após virada sensacional

Na final disputada neste domingo (17), Vitoria Marchezini e Marcela Vita salvaram três match points diante das favoritas italianas Giulia Gasparri - número um do mundo - e Ninny Valentini - sétima -, para comemorar o título de um dos maiores torneios do calendário e o principal das Américas

15.10.2021

Favoritos estão na fase decisiva do ITF Sand Series de Beach Tennis em Brasília

Evento, às margens do Lago Paranoá, reúne os melhores jogadores do mundo e tem na programação deste sábado (16) a disputa das quartas de final e das semifinais, definindo quem buscará o título neste domingo (17), no masculino e no feminino

14.10.2021

Rafa Miiller, Joana Cortez, André Baran e Vini Font estreiam com vitória no Beach Tennis em Brasília

A chave principal do ITF Sand Series Brasília'21 começou nesta quinta-feira (14), na arena montada às margens do Lago Paranoá. Miiller joga como cabeça de chave 1, ao lado da venezuelana Patricia Diaz. Já Cortez é a quarta principal favorita, com a italiana Flaminia Daina. Baran e Font são cabeças 3

Entre em contato