São Paulo (SP) – A quinta edição da Liga NESCAU® começou dia 7 de setembro. Três meses se passaram, nos quais 13.771 crianças e jovens de mais de 500 escolas públicas e privadas, clubes, ONGs e associações praticaram muito esporte. Foram 3.044 disputas em modalidades coletivas e individuais, em 1.310 horas de atividades, o equivalente a 55 dias ininterruptos de exercícios físicos. Neste sábado (7), a maior competição estudantil do país chega ao fim. E vai ser em grande estilo, com mais de 600 atletas disputando as finais dos esportes coletivos e também do skate, a partir das 9h, no Complexo Esportivo do Pacaembu, em São Paulo. O evento ainda contará com as presenças do maior jogador de futsal da história, Falcão; do ex-ginasta e medalhista olímpico Diego Hypólito; do skatista profissional Foguinho e do influenciador digital especializado em basquete, Fernando Medeiros.
As finais da Liga NESCAU® reunirão mais de mil pessoas ao longo do dia no Pacaembu. Além dos 600 alunos/atletas de 10 a 16 anos, colegas, professores e familiares prometem lotar as arquibancadas no ginásio para torcer. Essa tem sido a tônica nas quatro edições anteriores do campeonato estudantil, tanto nas etapas classificatórias, como na etapa decisiva. “Essa é uma das belezas da Liga NESCAU®: unir as pessoas em torno dos valores que só o esporte ensina. Somos a primeira competição a incluir os paradesportistas nos mesmos dias e ambientes das modalidades convencionais e seguiremos em frente. Em 2019 incluímos dois estados no calendário e vamos crescer mais em 2020”, garante Rodrigo Lopes, head de marketing de bebidas da Nestlé.
Lopes se refere aos estados do Rio Grande do Sul e Pernambuco, que receberam uma etapa da Liga NESCAU® em suas capitais, Porto Alegre e Recife, respectivamente. Até 2018, apenas São Paulo recebia a competição e após a experiência bem-sucedida desta temporada, a expectativa é para a inclusão de mais regiões do Brasil. Outra novidade foi a inclusão do skate, modalidade de que passa a ser olímpica a partir dos Jogos de Tóquio/2020, e da bocha – convencional e paraolímpica. Ao todo foram 19 modalidades: futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, judô, ginástica, natação, tênis de mesa, skate e bocha, além das adaptadas: vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, atletismo, judô, natação, tênis de mesa, ginástica e bocha. O esporte com maior número de participantes foi o futsal, com 2.160 atletas. Em segundo veio o atletismo (1.919) e, em terceiro, o handebol (1.340).
Histórias de superação - A Liga NESCAU® é inclusiva ao unir esporte e paradesporto, mas existem outros aspectos relevantes a serem consideradas. Um deles é a igualdade de oportunidades para ambos os sexos. Dos mais de 13 mil atletas inscritos, 56% são do gênero masculino e 44% do feminino. Além dos números, as histórias de superação comprovam essa realidade. O futebol, antes reduto dos garotos, hoje também é ocupado pelas garotas. Lorenza Cavalcante, de 12 anos, sai todos os dias de sua casa, em Jundiaí, para treinar no Centro Olímpico, na região do Ibirapuera, em São Paulo, onde faz o que mais gosta, jogar bola. Por sua garra, talento e dedicação, foi escolhida para receber, neste sábado, o prêmio de Capitã Sem Braçadeira, dedicado aos destaques da competição por seu comportamento exemplar.
O segundo atleta escolhido como Capitão Sem Braçadeira é Felipe Silva, do CEU Brigadeiro Tapias. Com 16 anos de idade, é o levantador do time de vôlei que está na final. Mas, para chegar até a decisão da Liga NESCAU®, ele treina há quatro anos e venceu vários obstáculos. Desde o sobrepeso até os 30 minutos de caminhada diária para poder jogar vôlei. “Ele dá o seu melhor a cada treino e procura sempre unir a equipe. Nas adversidades, sabe falar, ouvir e acreditar que unidos poderemos alcançar os objetivos. Por meio do esporte, agente transformador, o Felipe teve sua autoestima elevada, uma grande melhoria na sua condição física, rendimento escolar, dedicação, respeito mútuo e socialização”, relata sua treinadora, Olga Gisele Lima Beltrame.
Números da Liga NESCAU®
-13.771 atletas
-10.637 atletas nas etapas de São Paulo
-1.299 atletas na etapa de Porto Alegre
-1.835 atletas na etapa do Recife
-3.044 disputas esportivas
-1.310 horas de competições
-56% de participação masculina
-44% de participação feminina
-786 jogos nas modalidades coletivas
-1.873 disputas em modalidades individuais
-403 disputas em modalidades paralímpicas
-2.160 atletas no futsal
-1.919 atletas no atletismo
-1.340 atletas no handebol
COBERTURA DE IMPRENSA – Os veículos e jornalistas interessados na cobertura da final da Liga NESCAU® devem confirmar presença por meio do e-mail redacao@zdl.com.br até sexta-feira (6).
A Liga NESCAU® tem organização técnica e operacional do Grupo Speed. A comunicação e conteúdo é da Ogilvy e o design e experiências de marca por conta da Futurebrand.
Curva ascendente - O histórico comprova a vocação de crescimento da Liga NESCAU®. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Agora, são 19 esportes e mais de 13 mil estudantes. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, reafirmamos a assinatura da Liga: aqui todo mundo joga”, avalia Fabiana Fairbanks, diretora da Unidade Bebidas da Nestlé.
NESCAU® e o esporte - NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.
As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3x3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3x3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
Desde 2015, NESCAU® organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita, a Copa Nescau, que em 2018 cresceu e passou a se chamar LIGA NESCAU®. A quinta edição está em andamento e reúne mais de 13.000 estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). A marca organiza também, desde 2016, o projeto ‘Jogadeira’, sempre aos domingos em diferentes pontos da capital paulista, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogo + Brincadeira = Jogadeira) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão em meio a prática esportiva.
Mais informações:
Site : https://www.nestle.com.br/nescau/liga-nescau
Informações para a imprensa:
ZDL - zdl@zdl.com.br
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
FSB
Paula Angelo – Paula.angelo@fsb.com.br – (11) 9.9990-9870
Regina Valente – regina.valente@fsb.com.br – (11) 9.9907-1554
Relações com a Imprensa Nestlé Brasil
Claudia Galli – claudia.galli@br.nestle.com – (11) 5508-6525
Vitor Arenas – vitor.arenas@br.nestle.com - (11) 5508-9395
Maior competição estudantil poliesportiva do Brasil ocorrerá na AABB e reunirá crianças e jovens entre 7 e 17 anos. Inscrições, gratuitas, terminam nesta terça-feira (13)
Embaixadora da marca terá um dia de interação e trocas com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Inscrições, gratuitas, continuam abertas
Com 12 atividades, o maior campeonato poliesportivo estudantil do país retorna a Curitiba reunindo crianças e jovens em prol do esporte e da diversidade
Maior campeonato estudantil poliesportivo do Brasil recebeu cerca de 2 mil crianças e adolescentes na estreia na capital maranhense, neste sábado (5), no SESI Clube Araçagi