São Paulo (SP) – Maior competição estudantil do Brasil, a Liga NESCAU® reuniu cerca de cinco mil crianças no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP), no sábado (19). Pela primeira vez, um evento de organização privada colocou, lado a lado, crianças e jovens com e sem deficiência física em um local emblemático em termos de inclusão. O CPB é o principal centro de excelência do Brasil e da América Latina e um dos melhores do mundo destinado ao paradesporto de alto rendimento.
“A participação das crianças superou nossa expectativa, que era de quatro mil inscrições. Isso comprova a força do esporte. E receber esse número expressivo no CPB pela primeira vez, com crianças para a prática de atividades olímpicas e paralímpicas, é realmente um marco, porque a gente acredita muito na inclusão. Não teria sentido de fazermos uma Liga NESCAU® para modalidades convencionais e uma Liga NESCAU® para modalidades adaptadas. Na verdade, quando conseguimos misturar a criançada, todo mundo aprende. Todo mundo joga junto”, explicou Rodrigo Lopes, head de marketing de bebidas da Nestlé.
A etapa do Centro Paralímpico Brasileiro da Liga NESCAU® contou com as seguintes modalidades adaptadas: vôlei sentado, basquete em cadeiras de rodas, atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica e bocha e reuniu mais de mil meninos e meninas com deficiência. Eles estiveram ao lado dos competidores das modalidades convencionais: atletismo, judô, natação, tênis de mesa e skate, que fez sua estreia na competição - juntamente com a bocha adaptada - que começou no dia 7 de setembro e tem final programada para 7 de dezembro, no Pacaembu, em São Paulo (SP). Em oito etapas – seis na capital paulista, uma no Rio Grande do Sul e outra em Pernambuco – o evento terá a participação de 13.000 crianças e jovens competindo em 19 modalidades.
Três dos sete embaixadores da Liga NESCAU® marcaram presença na etapa do CPB. A paratleta Verônica Hipólito, a jogadora de vôlei Tandara e o ex-nadador Thiago Pereira acompanharam de perto as atividades na pista de atletismo, quadras, tatames e piscina. Além do trio, a maior competição estudantil do Brasil também conta com o apoio da judoca Mayra Aguiar, do armador Yago, do ex-jogador de futsal Falcão e da ginasta Flavinha Saraiva.
“O esporte é uma paixão que contagia e sabemos como é importante para a educação, para levar disciplina e propósito para as crianças e jovens. Quando descobrem a força do esporte, aprendem a sonhar e competições como a Liga NESCAU® podem, além de contribuir para a educação e formação de cidadãos, despertar o surgimento de uma Tandarinha no vôlei ou uma nova Flavinha na ginástica”, afirmou Tandara, que não se limitou a prestigiar o evento. Foi para a quadra encarar uma partida de vôlei sentado.
A paratleta Verônica Hipólito conhece bem o CPB, onde treina diariamente, e expressou sua alegria ao ver de perto a intensa movimentação na etapa da Liga NESCAU®. “O que me deixa muito feliz é essa nova geração se divertindo, curtindo o esporte. Isso me motiva a voltar para a pista e treinar ainda mais para ser mais forte e mais rápida do que nunca. Hoje, essas crianças conheceram um dos maiores e melhores centros de treinamento do mundo. Quem sabe, várias delas consigam realizar o sonho de estar aqui com a gente, em uma seleção brasileira”, disse a medalhista paralímpica e parapanamericana.
Thiago Pereira, maior medalhista do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos, resumiu o sentimento do trio de embaixadores. “Se tivéssemos mais empresas como a NESCAU® e a Nestlé se preocupando com o esporte no Brasil, nós estaríamos muito melhores e as pessoas entenderiam mais os valores do esporte. Esporte não é só quem ganha uma medalha em Olimpíada. É muito mais. É aprender a ganhar, saber perder, ter disciplina, coragem, perseverança, confiança e muito mais. Esse é o grande aprendizado do esporte e essas crianças podem vivenciar isso na Liga NESCAU®”, concluiu.
Pioneira ao inserir o paradesporto e esporte em um mesmo ambiente, desde 2017, na disputa da terceira edição, a Liga NESCAU® chega, em 2019, a quinta edição. Ao todo, reúne 13.000 meninos e meninas de dez a 16 anos, alunos de mais de 500 escolas, associações, ONGs, clubes e instituições de ensino. A LigaNESCAU® tem organização técnica e operacional do Grupo Speed. A comunicação e conteúdo é da Ogilvy e o design e experiências de marca por conta da Futurebrand.
Vídeo - Confira o vídeo da etapa do CPB da Liga NESCAU® 2019. (são duas opções, uma com letterings e outra sem lettering): https://spaces.hightail.com/
Embaixadora da competição estudantil, ginasta participou da etapa do Rio de Janeiro e se divertiu jogando vôlei, futebol, entre outras atividades
Maior campeonato poliesportivo estudantil do país e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas ainda contou com a presença da ginasta medalhista olímpica e mundial Flávia Saraiva
Embaixadora da marca, a ginasta vai interagir com crianças e adolescentes em um dia dedicado a esporte e inclusão, programado para 2 de agosto, no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca
A cidade recebe o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil no Clube da Aeronáutica e terá 14 modalidades esportivas no sábado, dia 2 de agosto