São Paulo (SP) - O Circuito de Corridas CAIXA reúne a elite do atletismo brasileiro e milhares de amadores há 15 anos. A maioria corre contra o tempo. Seja por um lugar no pódio ou para melhorar o desempenho pessoal, a meta é ser mais veloz. Há ainda quem siga até a linha de chegada atrás de saúde e qualidade de vida. E existe um grupo especial, o qual alinhar para a largada e seguir em frente é a maior vitória. A cidade mineira de Uberlândia, que recebe a segunda etapa do circuito de provas de rua mais tradicional do país neste sábado (19), terá um representante emblemático dessa inclusão por meio do esporte.
O jovem Pedro vai completar 12 anos na próxima quinta-feira (24). E vai comemorar o aniversário antecipadamente na sua sétima participação no Circuito CAIXA. No sentido literal da palavra, ele jamais correu a prova com as próprias pernas, mas cruza a linha de chegada e recebe medalha de participação em Uberlândia desde 2012, para orgulho e felicidade da mãe, Karolina Cordeiro, que dá suas passadas ao empurrar seu carrinho pelo Parque do Sabiá.
Portador da Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), uma rara doença que lhe roubou os movimentos aos 10 meses de vida, o garoto que não anda e nem fala se mistura à multidão de atletas junto com a mãe para saborear a vitória da vida. “Existem pouco mais de 50 casos como o do Pedro no mundo e a expectativa era de que ele viveria somente até os 2 anos. Agora, vamos comemorar o 12º aniversário junto com o Dia das Mães no Circuito CAIXA. É uma prova muito emocionante para nós, porque foi onde tudo começou e, a cada ano, sei que o dia da corrida vai chegar e o Pedro estará comigo, vivo. Participar do Circuito CAIXA é celebrar a vida de modo especial”, explica uma emocionada Karolina, que também leva as filhas Ana Júlia e Giovana para correr.
Quando participou do Circuito CAIXA pela primeira vez, Pedro tinha apenas 5 anos. Agora, perto de chegar aos 12, tem a possibilidade de ver sua história, seu exemplo, dar cada vez mais frutos. A etapa de Uberlândia 2018 receberá um grupo de 20 atletas portadores de necessidades especiais vindos de Campina Verde, pequena cidade da região do Triângulo Mineiro, com pouco mais de 20 mil habitantes. “Isso é muito emocionante, pois o Pedro se multiplicou em outras pessoas com deficiência que querem praticar esporte. E é muito legal, porque a organização (HT Sports) abraçou a ideia e doou as inscrições. Vai ser uma festa linda na noite deste sábado”, garante Karolina, que hoje dá palestras em escolas contando a história do filho, que já virou até personagem de livro infantil.
Parceria com CBP - A vocação inclusiva do Circuito CAIXA vai além de acolher e oferecer condições para portadores de diferentes tipos de necessidades especiais em cada uma de suas 12 etapas. Em 2018, passa a integrar o calendário do Comitê Paralímpico Brasileiro (CBP). De acordo com a coordenação técnica do atletismo do CPB, as provas de Belo Horizonte (abertura da temporada dia 13 de maio), Recife (29 de julho), Fortaleza (5 de agosto) e São Paulo (21 de outubro) serão chanceladas pela entidade e validadas para a formação do ranking nacional de corridas de rua.
Corrida Noturna - Segunda etapa do Circuito de Corridas CAIXA, a prova de Uberlândia é noturna. A largada neste sábado (19), no Parque do Sabiá, é a partir das 19h. A retirada do kit do atleta, composto por número de peito e camiseta, será na Loja Centauro do Uberlândia Shopping (Av. Paulo Gracindo, 15, Morada da Colina) na sexta-feira (18) das 10h às 22h e no sábado (19) entre 10h e 12h. Quem perdeu o prazo e não fez inscrição pelo site, pode garantir participação no evento durante a entrega dos kits.
Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 132 provas pelo Brasil. A etapa de Uberlândia recebe corredores nas categorias elite masculina e feminina para os 10km e ainda terá divisão por faixa etária tanto nos 10km como nos 5km, que também contará com a disputa em duplas (masculina, feminina e mista). Os cinco primeiros colocados da elite recebem premiação (os vencedores levam R$ 4 mil cada) e todos os atletas e paratletas que concluírem a prova e a caminhada ganharão a medalha de participação.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Belo Horizonte tem a supervisão técnica da Federação Mineira de Atletismo.
Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 03/06 - Goiânia
4ª etapa - 10/06 – Salvador
5ª etapa - 01/07 - Campo Grande
6ª etapa - 29/07 - Recife
7ª etapa - 05/08 - Fortaleza
8ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
9ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
10ª etapa - 14/10 - Curitiba
11ª etapa - 21/10 – São Paulo
12ª etapa - 25/11 – Brasília
Mais informações:
Site: www.circuitocaixa.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/
Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
Última etapa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil foi realizada na capital do Espírito Santo, reunindo milhares de atletas amadores, incluindo o governador do Estado
Após passar por dez cidades, a série de corridas de rua mais tradicional do Brasil chega a capital do Espírito Santo para as provas de 5km e 10km, com largada na Praça do Papa, a partir das 6h30
Para garantir participação na etapa de encerramento da temporada 2024, corredores devem acessar o site oficial do evento até as 23h59
Guilherme Kurtz e Jocasta Oliboni da Luz vencem nos 10km da categoria elite na prova disputada nesse domingo (1), que levou milhares de pessoas para as ruas da capital gaúcha