São Paulo (SP) – O Circuito de Corridas CAIXA inicia a temporada em que comemora o 15º aniversário em uma data especial. Neste domingo (13), em que se comemora o Dia das Mães, a largada será a partir das 8h, no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mais tradicional série de provas de corrida de rua do Brasil, terá 12 etapas ao longo de 2018, e deve reunir milhares de atletas, entre amadores e profissionais, para percursos de 10km, 5km e caminhada de 5km.
Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas por todo o Brasil, seguindo de forma ininterrupta no objetivo de apoiar os atletas brasileiros de elite e incentivar o esporte entre os amadores que buscam na corrida mais desempenho, saúde, qualidade de vida.
“É uma alegria para a HT Sports promover um circuito de corridas por 15 anos consecutivos. Nada disso seria possível sem um patrocinador forte e consciente da importância do esporte como a Caixa. Esse apoio faz toda a diferença na solidificação de uma cultura esportiva que fomenta tanto o alto rendimento como a saúde e qualidade de vida para a população. Por tudo isso, somos muito gratos à Caixa Econômica Federal por proporcionar essa oportunidade aos nossos corredores”, declara Hélio Takai, diretor da HT Sports Marketing & Consultoria, responsável pela organização do evento.
Alto nível na Elite 10km - A abertura do Circuito CAIXA promete alto nível. Gilmar Silvestre Lopes vai em busca do bicampeonato em Belo Horizonte. Ano passado, o mineiro da equipe Cruzeiro/Profesp/Pref de Garanhuns venceu com o tempo de 29min56. Os cinco primeiros colocados da prova de 2017 correm neste domingo: Wellington Bezerra da Silva (segundo, com 30min10), Damião Ancelmo de Souza (terceiro, com 30min20), Valdir Sérgio de Oliveira (quarto lugar, com 30min26) e Gilberto Silvestre Lopes (quinto, com 30min28). Destes, o Cruzeiro/Caixa – que terá 8 atletas na Elite 10km – conta com o pernambucano Wellington, o alagoano Damião e o mineiro Valdir, de Minas Gerais. Gilberto também nasceu em Minas, mas defende a equipe Pé de Vento, do Rio de Janeiro.
Outro corredor de Minas que chega com fome de vitória é Giovani dos Santos. Natural da pequena Natércia, cidade com cerca de 5 mil habitantes e distante 400km da capital Belo Horizonte, o atleta de 36 anos, e que defende a equipe de Pé de Vento, lidera o ranking dos 10km da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com o tempo de 30min06. Valério de Souza desponta em segundo nessa classificação, com 30min33. Dennis Kemboi Bera Kusimbra é a ameaça estrangeira. O queniano, da equipe Coquinho-Fila/Bioleve, vem de vitória na Meia Maratona de São Paulo, com o tempo de 1h05min02, quando bateu Giovanni dos Santos (1h05min28).
Feminino - Entre as mulheres, a argentina Marcela Cristina Gomez vai largar com o objetivo de subir dois degraus no pódio da etapa mineira do Circuito de Corrida CAIXA. Em 2017, a atleta do Cruzeiro concluiu os 10km com o tempo de 36min09, atrás de Consolata Cherotich (35min38) e Joziane Cardoso da Silva (35min45), campeã e vice, respectivamente. A corredora ocupa o segundo lugar do ranking da CBAt para os 10km, com o tempo de 34min44 , e não terá a dupla de rivais pela frente em BH.
Em 2018, despontam como suas principais adversárias da argentina, a pernambucana Fabiana Cristine da Silva, quarta colocada na corrida de Belo Horizonte no ano passado, com o tempo de 36min41; e Adriana Cristina Luz Marçal, quinto lugar com 36min49. Adriana nasceu no Maranhão, mas está radicada em Belo Horizonte desde os 12 anos. Outras fortes competidoras são Camila Aparecida dos Santos, quarta colocada na lista dos melhores tempos para os 10km na CBAt, com 35min45; e a queniana Pamela Chemurgor Talam.
A prova de Belo Horizonte recebe corredores nas categorias elite masculina e feminina para os 10km e também terá divisão por faixa etária tanto nos 10km como nos 5km, que também contará com a disputa em duplas (masculina, feminina e mista). Os cinco primeiros colocados da elite masculina e feminina recebem premiação (os vencedores levam R$ 4 mil cada) e todos os atletas e paratletas que concluírem a prova e a caminhada ganharão a medalha de participação.
Solidariedade na Pegada do Bem – Com a abertura da temporada 2018 do Circuito CAIXA, retorna a campanha Pegada do Bem. Criada em 2014, já arrecadou mais de 1.000 pares de tênis para instituições e projetos sociais, em quatro das cinco regiões brasileiras. Para participar, basta levar um ou mais pares de tênis (usados ou mesmo novos) e entregar no posto de doação instalado no dia da prova deste domingo, no Parque da Pampulha. Como nos anos anteriores, a campanha Pegada do Bem escolherá uma ou mais instituições e projetos sociais em cada uma das 12 cidades do Circuito CAIXA, de acordo com a relevância do trabalho realizado junto a jovens atletas. A ideia é incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos.
Exemplo - As atividades do abertura do Circuito CAIXA começaram nesta sexta-feira (11), em Belo Horizonte. A medalhista olímpica Lucimar Moura, bronze no revezamento 4x100 metros nos Jogos de Pequim/2008 encontrou-se com alunos da Escola Municipal Ulysses Guimarães, no bairro São Pedro, para duas palestras. A ex-velocista, integrante do programa Herois do Atletismo CAIXA, conversou com cerca de 350 crianças entre 4 e 11 anos e adorou a experiência.
Foi a primeira vez de Lucimar no contato com crianças dentro do projeto e ela já está ansiosa para participar das próximas ações. “É sempre muito bom passar um pouco da nossa experiência como atleta e cidadã. Contei um pouco sobre minha vida, reforçando a importância da escola e do professor. Foi por meio de uma instituição de ensino que tudo começou na minha história esportiva. É fundamental que os meninos e meninas de hoje entendam o quanto a escola é importante no seu desenvolvimento. E o esporte ligado à educação faz parte desse processo”, informou.
Medalhista olímpica na entrega dos kits - Neste sábado (12), Lucimar vai ter um contato direto com os participantes da etapa mineira do Circuito CAIXA. Ela estará na retirada dos kits para atender aos fãs interessados em fotos e autógrafos entre 11h e 12h, na Loja Centauro do BH Shopping. A retirada do kit do atleta, composto por número de peito e camiseta, é na Loja Centauro do BH Shopping (Rodovia BR-356, 3049 LJ 72/74 / CEP 30320-900 - Belvedere - Belo Horizonte/MG) começou nesta sexta-feira (11) das 10h às 20h e continua no sábado (12) entre 10h e 17h. A organização avisa que não haverá distribuição de kits no domingo (13). Já o chip será entregue no dia da prova das 7h às 8h.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Belo Horizonte tem a supervisão técnica da Federação Mineira de Atletismo.
Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 03/06 - Goiânia
4ª etapa - 10/06 – Salvador
5ª etapa - 01/07 - Campo Grande
6ª etapa - 29/07 - Recife
7ª etapa - 05/08 - Fortaleza
8ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
9ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
10ª etapa - 14/10 - Curitiba
11ª etapa - 21/10 – São Paulo
12ª etapa - 25/11 – Brasília
Mais informações:
Site: www.circuitocaixa.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/
Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
Última etapa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil foi realizada na capital do Espírito Santo, reunindo milhares de atletas amadores, incluindo o governador do Estado
Após passar por dez cidades, a série de corridas de rua mais tradicional do Brasil chega a capital do Espírito Santo para as provas de 5km e 10km, com largada na Praça do Papa, a partir das 6h30
Para garantir participação na etapa de encerramento da temporada 2024, corredores devem acessar o site oficial do evento até as 23h59
Guilherme Kurtz e Jocasta Oliboni da Luz vencem nos 10km da categoria elite na prova disputada nesse domingo (1), que levou milhares de pessoas para as ruas da capital gaúcha