Scheidt é medalha de prata na Copa Brasil e mostra evolução na nova classe
11.03.2017
| 192 visualizações
Robert Scheidt
-
Scheidt e Borges satisfeitos com a evolução da dupla
Divulgação
-
Dupla venceu 4 regatas na Copa Brasil
Gustavo Roth/ @AgenciaPreview/Divulgação
-
Dificuldade nas manobras
Gustavo Roth/ @AgenciaPreview/Divulgação
-
Próximo desafio será na Espanha
Divulgação
Bicampeão olímpico confirma segundo lugar na competição disputada em Porto Alegre e, com vitórias em quatro regatas na 49er - as primeiras na categoria - comprova estar no caminho certo para iniciar um novo ciclo olímpico
São Paulo (SP) - A medalha de prata na IV Copa Brasil de Vela comprova a evolução de Robert Scheidt na nova classe, a 49er, ao lado do proeiro Gabriel Borges. Na competição encerrada neste sábado (11), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o bicampeão olímpico venceu a última regata, depois de ter cruzado a linha de chegada em segundo lugar na disputa que abriu o dia nas águas gaúchas. Com os resultados, terminou o campeonato a três pontos dos campeões Carlos Robles e Marco Grael (16 a 13).
O maior medalhista brasileiro em Olimpíada, com cinco pódios se mostra animado com esse início na 49er. "O mais importante é que temos mostrado evolução a cada regata. Claro que ainda cometemos erros em função da falta de experiência na classe, mas estamos trabalhando duro para melhorar sempre. Brigamos pelo título aqui em Porto Alegre e se não fosse o primeiro dia, que foi bastante ruim para nós, poderíamos ter lutado ainda mais pelo lugar mais alto do pódio. Mas faz parte e agora vamos nos concentrar nos próximos desafios.", disse o bicampeão olímpico, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, com os apoios de COB e CBVela.
Próximo desafio é na Espanha - A boa campanha em Porto Alegre, onde venceu quatro regatas na 49er, as primeiras na nova categoria, comprova que Scheidt, aos 43 anos, começa a vencer o desafio de velejar em um barco maior, mais veloz e com estratégias diferentes da Star e Laser, que o consagraram no iatismo, para iniciar o ciclo olímpico para Tóquio 2020. Os próximos desafios incluem voltar a competir a partir de 26 março em Palma de Maiorca, na Espanha. Depois, o plano é dedicar dois meses aos treinamentos na Europa para, em seguida, iniciar nova série de campeonatos, entre eles o Europeu, no final de julho, e o Mundial, no início de setembro. "Continuamos em busca de horas de voo para competir cada vez mais em pé de igualdade com os melhores velejadores do mundo na classe 49er. Sabemos que é uma tarefa dura, mas estamos animados com os resultados até agora", completou.
A evolução de Robert na Copa Brasil se deu a olhos vistos. Na estreia, segunda-feira (6), na Copa Brasil de Vela, Robert Scheidt cruzou a linha de chegada em terceiro e quarto lugares, o que valeu a quarta posição na classificação geral. No segundo dia, na terça-feira (7), obteve três segundos lugares e saltou para a vice liderança. Na quarta (8), obteve a primeira vitória na 49er e ainda outro segundo lugar, para manter a posição na classificação geral. Na quinta (9), foram mais dois primeiros e um segundo lugares. E neste sábado, mais uma vitória e uma vice nas regatas finais.
Início promissor - Em sua primeira grande competição na classe 49er, Robert disputou a etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela em janeiro. E conseguiu o 16º lugar na disputa que reuniu 26 barcos com os melhores iatistas do planeta. Antes, disputou a Miami Mid Winters, conseguindo 11º lugar no campeonato que envolveu 17 competidores.
Maior atleta olímpico brasileiro
Cinco medalhas:
Ouro : Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na classe Laser)
Prata : Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)
Bronze : Londres/2012 (Star)
176 títulos - 86 internacionais e 90 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, todos em 2016.
Laser
Onze títulos mundiais - 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013
*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt
Três medalhas olímpicas - ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000
Star
Três títulos mundiais - 2007, 2011 e 2012*
*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
Duas medalhas olímpicas - prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012
Mais informações:
Site: www.robertscheidt.com.br
Twitter: @robert_scheidt
Facebook: Robert Scheidt
ZDL - Rafael De Marco / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: dorojr@zdl.com.br
Tels: (11) 3285-5911
Site: www.zdl.com.br
Facebook: ZDL Comunicação
Twitter: twitter.com/ZDLcomunica