VISWANATHAN ANAND VENCE O DESAFIO SP 450 ANOS XADREZ
24.08.2004
| 108 visualizações
TERCEIROSETOR
O indiano, campeão mundial, garantiu a conquista uma rodada antes do final
Invicto e com uma rodada de antecipação, o campeão mundial Viswanathan Anand, da Índia, ficou com o título do Desafio SP 450 Anos de Xadrez, competição encerrada nesta terça-feira, no Hilton São Paulo Morumbi e que reuniu alguns dos melhores jogadores do mundo, como o também campeão mundial Anatoly Karpov, o chileno Ivan Morovic, e os mestres internacionais brasileiros Giovanni Vescovi, Gilberto Milos e Rafael Leitão. O indiano completou a nona rodada vencendo Leitão, totalizando 7,5 pontos (seis vitórias e três empates) e não podendo mais ser alcançado por ninguém. O chileno terminou em segundo, com 5 pontos, enquanto Leitão foi o terceiro, com 4 pontos.
Impecável. Assim pode ser definida a participação de Anand no inédito torneio, uma das atrações das comemorações dos 450 anos da capital paulista. No primeiro turno foram duas vitórias, sobre Vescovi e Milos, e três empates, com Morovic, Karpov e Leitão. No segundo, ele não deu chances aos adversários, vencendo Morovic, Vescovi, Karpov e Leitão. Todos os seus confrontos foram muito rápidos, o que comprova o bom momento do jogador.
A organização do torneio foi muito boa, aproveitei bastante e estou satisfeito com o jogo. Não conhecia muito bem os enxadristas brasileiros, mas são todos jovens, com grande potencial. Joguei com o Giovanni e hoje, com o Rafael,foi uma partida rápida e ele não conseguiu escapar das minhas estratégias, explicou Anand. O segredo para ser um grande jogador de xadrez é aproveitar o jogo, trabalhar, lutar e sobretudo gostar de jogar. No fundo é preciso amar o esporte, que necessita de muita atenção e concentração, completou.
O vencedor ainda ressaltou a importância do xadrez para as crianças. Para os mais jovens, o importante é desenvolver a combatividade, treinar a memória, a concentração. E para os que não pretendem seguir a carreira de jogador de xadrez, o esporte ajuda a treinar o cérebro e, conseqüentemente, melhorar nas outras atividades, encerrou Anand, que mora atualmente em Madri.
Entre os brasileiros, a performance foi bastante positiva, sendo que o grande destaque foram as vitórias de Vescovi e Leitão sobre o campeão mundial Anatoly Karpov. O russo, aliás, foi a decepção do torneio, ganhando apenas uma partida até a nona rodada.
Realizado pela Federação Paulista de Xadrez, com apoio do Ministério do Esporte e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, o Desafio SP 450 Anos de Xadrez trouxe ao país alguns dos melhores jogadores do mundo para um torneio inédito com jogadores nacionais, além do grande campeão Garry Kasparov, em sua primeira visita a São Paulo.
Nosso objetivo foi divulgar o esporte e seus benefícios através da presença dos campeões mundiais. Também pudemos mostrar o trabalho que vem sendo feito nas escolas municipais, por meio das secretarias de educação e esportes, explica José Alberto Ferreira dos Santos, presidente da Federação.
Mais informações no site www.fpx.com.br
Marcelo Eduardo Braga Mtb: 18324 / Fábia Renata Mtb: 29.472