Capa

IEE e Mondelez Brasil estarão em quatro cidades capacitando professores em esporte educacional

03.10.2016  |    357 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Curitiba (PR), Vitória de Santo Antão (PE), Bauru (SP) e Araucária (PR) receberão eventos, de terça (4) a sexta-feira (7)

São Paulo (SP) - O projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) estará, de terça (4) a sexta-feira (7), em quatro cidades, capacitando professores em esporte educacional. Curitiba (PR), Vitória de Santo Antão (PE), Bauru (SP) e Araucária (PR) receberão formações do IEE, realizadas com o patrocínio da Mondelez International Foundation e da Mondelez Brasil (por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal / Ministério do Esporte) e que fazem parte do Programa Ação Saudável. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Na capital paranaense, os participantes darão continuidade e finalizarão o Plano de Ação (construção dos indicadores sobre a ampliação de atividade física nas unidades de ensino integral) e ainda farão o fechamento e a produção dos planejamentos de ensino e evidências de eventos de esporte educacional para o Seminário de Boas Práticas, no último módulo. São esperados cerca de 80 professores e gestores nesse quarto encontro, que será das 8h às 17h, no Centro Cívico da cidade, na terça (4) e quarta-feira (5).

Já em Vitória de Santo Antão, será o último módulo deste ano de projeto. Os 50 professores dos municípios de Pombos, Chã de Alegria e VSA irão apresentar, na quarta-feira, a partir das 8h, na Faculdade Osman Lins (Facol), os trabalhos realizados, em forma de seminário. No mesmo dia e local, a partir das 13h, será realizada a cerimônia de encerramento do ano. "Nesse quinto e último módulo, teremos como desafio a realização do Seminário de Boas Práticas, apresentados pelos próprios professores. Outro desafio é a formação de um Comitê Regional de Esporte Educacional, que será registrada na cerimônia de encerramento", destaca Fabio d’Angelo, um dos coordenadores do IEE.

Também na quarta (5) e quinta-feira (6), Bauru recebe o Formação Continuada, projeto que tem o patrocínio da Mondelez Brasil. No quarto módulo, o encontro, das 8h às 18h, no NAPEM, servirá para realizar uma avaliação da Caravana do Esporte na cidade, escrever o Caderno de Boas Práticas, organizar o Seminário de Encerramento e acompanhar o Pacto pelo Movimento. São esperados 50 professores da rede municipal e estadual.

Na sexta-feira (7), o Formação Continuada volta para o Paraná e estará em Araucária, também para o último encontro do ano. O encerramento será a partir das 8h na Escola de Gestão do Município e contará com a presença de diretores, coordenadores, professores e autoridades locais. "Os professores apresentarão as atividades desenvolvidas com alunos durante 2016, utilizando os conteúdos de esporte educacional trabalhados nas formações. Já os gestores farão a entrega do Plano de Ação que foi construído nos encontros e os Tutores do Projeto de Liderança Juvenil mostrarão o trabalho desenvolvido pelos jovens", conta Natalia Santos, formadora do IEE.

Formação de Professores da Rede Pública - O projeto está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Em 2016, o projeto é realizado em 19 cidades de sete estados (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará) para capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - Curitiba (PR)

Datas: Terça (4) e quarta-feira (5)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Cívico (avenida Cândido de Abreu, 817)

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - Vitória de Santo Antão (PE)
Data: Quarta (5) e quinta-feira (6)
Horário: 8h às 17h
Local: Facol (rua dos estudantes, 85 - Bairro dos Universitários)

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - Bauru
Quarta (5) e quinta-feira (6)
Horário: 8h às 17h
Local: Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal- NAPEM (avenida Duque de Caxias, 11- 38)

Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - Araucária (PR)
Datas: Sexta-feira (7)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola de Gestão do Município (rua Dionísio Grabowki, 65 - Fazenda Velha)

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Sobre a Mondelez International no Brasil

Mondelez International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui fábricas, nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelez International tem uma receita anual de aproximadamente U$S 35 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br

Sobre o Programa Ação Saudável
Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias.

Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável tem parceria de três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das "50 Iniciativas do Bem", no ano de 2014.

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
11.08.2025

Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas

04.08.2025

Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes

30.07.2025

Instituto Esporte e Educação capacitará 400 profissionais em oito cidades, com módulos da metodologia do esporte educacional

10.07.2025

As atividades são realizadas em 27 núcleos do Projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte e Educação, em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, movimentando os alunos ao longo do mês de julho