Capa

Alemão Primoz Gricar vence no dia em que Brasília fez jus ao apelido de Havaí do Voo Livre

30.08.2016  |    80 visualizações

Italianos Valentino Bau e Anton Moroder completaram as três primeiras colocações, enquanto o austríaco Thomas Weissenberger assumiu a liderança geral. A partir de quinta-feira cerca de 100 asas deltas pousarão na Esplanada dos Ministérios

Brasília (DF) - Apelidada como "Havaí do Voo Livre", por exigir dos pilotos preparo físico e qualidade técnica aprimorada, além de coragem para encarar o céu do Planalto Central, Brasília teve nesta terça-feira (30) as condições perfeitas para as asas deltas voarem. O piloto que soube enfrentar melhor as fortes térmicas do dia foi o alemão Primoz Gricar, que chegou à frente dos italianos Valentino Bau e Anton Moroder. Entre as mulheres, a melhor do dia foi a francesa Francoise Dieuzeide-Banet.

Assim como diversos pilotos no Pré-Mundial, o alemão Primoz compete pela primeira vez no Brasil e nesta terça obteve a primeira nota 1.000 da competição. "Este foi realmente o melhor dos três dias para voar até agora no Pré Mundial. As térmicas estava muito fortes e bem organizadas, ou seja, boas nuvens que ajudavam a enxergar as térmicas. Isso é muito bom, porque facilita ao piloto fazer suas escolhas e planejar seu voo para chegar nos pontos determinados", contou Primoz, que agora ocupa a oitava posição na classificação geral.

"Cada lugar onde se prática o voo livre tem suas qualidades específicas e certas coisas que os pilotos devem saber, como onde estão as boas térmicas e onde não se dever ir, porque há turbulência por exemplo. Aqui em Brasília estou aprendendo muitas coisas, como por exemplo voar na altura correta para não cair em uma corrente descendente em meio aos vales e suas paredes. Assim, os voos são mais cuidadosos para evitar imprevistos", disse Primoz, que espera voltar em 2017 para o Campeonato Mundial em Brasília.

Segundo colocado do dia, o italiano Valentino Bau comemorou muito a colocação por estar voltando a competir após um duro acidente no Mundial do México, em 2015, que o afastou das asas deltas por um mais de um ano. "O dia foi muito legal para voar. Com muitas nuvens e térmicas boas para subir e também fortes. Havia locais em que se perdia velocidade, mas no geral foi um dia ótimo. Consegui impor um bom ritmo e fiz ótimas escolhas, pegando fortes térmicas. Estou muito feliz, espero continuar assim nos próximos dias", contou Valentino.

Equipe unida - Segundo país com mais representantes no Pré Mundial ao lado da França, com nove pilotos, a Itália tem uma equipe forte no evento-teste, porém outros dois nomes prometem reforçar o time no Mundial, em agosto de 2017. Trata-se de Christian Ciech, atual campeão do mundo, e Alex Ploner, duas vezes campeão do Mundial de Monte Cucco (ITA).

"A seleção italiana é muito forte, porque temos dois líderes que são muito bons, o Alex e o Ciech. Trabalhamos muito bem como equipe, sempre usando os rádios, e também temos atletas jovens e muito motivados, que sempre ajudam uns aos outros a estarem evoluindo para as principais competições. Temos também na Itália uma fábrica que produz o modelo de asa delta Laminar, que é muito bom para a prática do esporte e na minha opinião a melhor de todas", contou o piloto Guenther Pfaanzelter. "Temos vários lugares ótimos para voar, como os Dolomites e suas pedras, Monte Cucco, com montanhas menores, a Flatland Flight, entre Veneza e Milão. Áreas diferentes que exigem dos pilotos distintas habilidades", completou.

Competição feminina - Na competição entre as mulheres, o equilíbrio também é constante. Assim como no masculino, a terceira etapa teve mais uma nova vencedora. Trata-se da francesa Francoise Dieuzeide-Banet, que completou em 35º lugar no terceiro dia, com 495 pontos. Chisato Nojiri (JAP), em 39º lugar, com 483 pontos, e Kathleen Rigg (GBR), em 44º, com 422, completaram as três primeiras colocações. No acumulado dos três dias, Kathleen segue liderando com 1.505 pontos, seguida de Chisato (1.187) e Francoise (1.022).

Novo líder na classificação geral - O campeonato tem agora um novo líder, o austríaco Thomas Weissenberger com 2.716 pontos. O brasileiro Glauco Pinto é agora o vice-líder, com 2.659 pontos, e o australiano Jonny Durand caiu para a terceira posição, com 2.636. O italiano Marco Laurenzi é o quarto, com 2608, e o Carlos Niemeyer subiu para quinto, com 2552.

A partir de quinta, os pousos serão na Esplanada - Como previsto para as sete etapas do Pré-Mundial, as decolagens são realizadas na rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO), a 1.000 metros de altitude e a 92 km de Brasília. Entre quinta (1) e sábado (3), as asas pousarão todas as tardes na Esplanada dos Ministérios, nas proximidades do Museu da República, uma área central privilegiada para esta ação, única entre as grandes cidades do mundo.

Transmissão em tempo real- Todas as asas possuem um rastreador que envia informações em tempo real para o site, https://lt.flymaster.net/bs.php?grp=1740. Lá, o público pode saber a localização em tempo real, distância até o goal (término da prova) e o tempo de voo de cada um dos participantes inscritos na disputa.

Resultados completos - Todos os resultados, de cada um dos dia e o acumulado, bem como a classificação completa por equipes, estão disponíveis em: https://www.cvlb.com.br/compes/competicao-43/.

Local ideal para a prática do voo livre - Conhecida mundialmente como a "Havaí do Voo Livre", Brasília é um dos locais ideais para a prática do esporte no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.

O Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre na modalidade asa delta, evento-teste para o Mundial programado para 6 a 19 de agosto de 2017 na Capital do País, é patrocinado pela Caixa e Governo Federal. Tem o apoio de Mormaii, Sol Paragliders, Eco Bocaina, Buriti Água, SuperAr Escola de Voo Livre, UTI Vida, SportFisio, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Esporte, Prefeitura de Formosa, Força Aérea Brasileira e Corpo de Bombeiros de Goiás. Tem como hospital oficial HOME "Cuidando da saúde dos atletas". A realização é da Confederação Brasileira de Voo Livre e Zenith Marketing.

Serviço:
Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre
Data
: 27 de agosto a 3 de setembro
Local: Decolagem da Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)
Pouso: região de Formosa até 31.08 e Esplanada dos Ministérios (de 1 a 3.09)

Mais informações:

Site: http://www.brasilia2017.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Brasilia2017
Twitter: www.twitter.com/Brasilia_2017
Flickr: https://www.flickr.com/photos/144868365@N03

Gustavo Coelho / Doro Jr. - MTb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
Leia também...
04.09.2016

Competição internacional de asa delta teve o brasileiro Carlos Niemeyer como vice, a vitória de Francoise Dieuzeide-Banet (FRA) no feminino e o título da Itália na competição por equipes

02.09.2016

Após ter início atrasado por conta dos fortes ventos, quinta etapa foi muito festejada pelos pilotos, que mais uma vez pousaram na Esplanada dos Ministérios. Competição termina neste sábado (3), com novos pousos no centro de Brasília

01.09.2016

Segundo colocado do dia, o australiano Jonny Durand reassume a liderança da competição, com o italiano Marco Laurenzi, terceiro no dia, como principal rival pelo título

31.08.2016

Competição entra em sua reta final para definição dos campeões do evento-teste para o Campeonato Mundial de 2017. Etapa de quarta-feira é cancelada devido às condições climáticas