Pré-Mundial de Voo Livre agita a região de Brasília na próxima semana
26.08.2016
| 393 visualizações
-
Jonny, primeiro do ranking, quer garantir mais um título
Zenith Marketing / Divulgação
-
Treino de Jonny Durand na região de Formosa
Zenith Marketing / Divulgação
-
Corinna, 2 do mundo, voa com os pássaros no Brasil
Zenith Marketing / Divulgação
-
Álvaro Sandolli quer garantir o título para o Brasil
Zenith Marketing / Divulgação
-
Beto Schmitz, diretor técnico
Zenith Marketing / Divulgação
-
Cid Maestrini, árbitro do campeonato
Zenith Marketing / Divulgação
-
Integrantes da coletiva
Zenith Marketing / Divulgação
A partir de domingo, mais de 130 pilotos de 23 países disputam o evento-teste para o Mundial programado para agosto de 2017 na Capital Federal
Brasília (DF) - O esporte vai dividir as atenções com a política em Brasília nos próximos dias. De domingo (28) até sábado (3), os melhores pilotos da modalidade asa delta brigam pelo título do Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre, evento-teste para o Mundial programado para 6 a 19 de agosto de 2017 na Capital do País. Neste sábado (27) estão programados treinos e a cerimônia de abertura.
Até a próxima quarta-feira (31), os pilotos decolam da rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO), a 1.000 metros de altitude e a 92 km de Brasília, e pousam nesta região. Entre quinta (1) e sábado (3), as asas saem do mesmo local, mas pousarão todas as tardes na Esplanada dos Ministérios, uma área central privilegiada para esta ação, única entre as grandes cidades do mundo.
O lançamento da competição, na manhã desta sexta-feira (26), no Mormaii Surf Bar, reuniu alguns dos favoritos ao título. O número 1 do mundo, o australiano Jonny Durand, já está bem adaptado ao clima seco do Centro-Oeste, pois venceu a etapa do Brasileiro disputada na cidade, na semana passada.
"Venho ao Brasil desde 2000, pois gosto muito das condições de voo dos vários locais do País e conheço bem a região de Brasília. Estou preparado e quero garantir mais um título, mesmo sabendo que vários pilotos têm chances, como é o caso do brasileiro Álvaro Sandolli", explicou.
Álvaro, representante dos pilotos nacionais na coletiva, está muito confiante. "Estou no melhor momento da carreira (é o terceiro do mundo) e sei que posso lutar pelo título tanto do Pré-Mundial como do Mundial no ano que vem", assegurou. Álvaro ficou em terceiro na etapa de Brasília, mas conquistou o título depois de dois segundos lugares em Andradas e Governador Valadares, ambas em Minas Gerais, as duas primeiras fases do campeonato. Este é o seu sexto título nacional.
A representante das mulheres no encontro foi a alemã Corinna Schwiegershausen, número 2 do ranking mundial. Ela também adora as condições de voo da região e é a terceira vez que vem ao Brasil para competir, tanto que fala português muito bem. "Fiquei em primeiro entre as mulheres na semana passada e fui a 16ª no geral entre 74 pilotos. Agora quero ganhar o Pré-Mundial e, com certeza, voltarei em 2017 para o Mundial", afirmou. Corinna é apaixonada pela natureza do Brasil e contou que aqui encontra aves grandes (como gaviões e urubus) quando está buscando as térmicas que conduzem sua asa para o alto. "Eu me espelho muito nos caminhos que as aves fazem para encontrar as térmicas e percebo que algumas também seguem as minhas escolhas. É uma interação fantástica que só encontro no Brasil", completa.
Transmissão em tempo real - O diretor técnico do Campeonato, Beto Schmitz, deu uma boa notícia para os aficionados do voo livre. "Todas as asas terão um rastreador que enviará informações em tempo real para um site, que mostrará a localização e tempo de voo de cada participante. Dessa forma, qualquer pessoa poderá entrar no site oficial e na fan page que terá parciais todas as tardes e o endereço para acompanhar os sete dias de competição", informou.
O juiz geral do evento, Cid Maestrini explicou o sistema de pontuação. "A cada dia, dependendo das condições meteorológicas, os competidores receberão uma planilha mostrando o local que deverão pousar. Aquele que fizer o percurso em menor tempo e chegar ao alvo recebe a maior pontuação, que é somada diariamente para definir os vencedores. Nos últimos três dias, entretanto, o pouso será sempre na Esplanada dos Ministérios".
Conhecida mundialmente como a "Havaí do Voo Livre", Brasília é um dos locais ideais para a prática do esporte no País. A cidade possui ventos predominantes do quadrante leste e o clima bastante seco nesta época do ano, que proporcionam voos fantásticos de até cinco horas de duração. As correntes térmicas são aproveitadas pelos pilotos para ganhar altura e realizar voos de até 170 km de distância, utilizando somente as forças da natureza.
Países confirmados - 130 pilotos já estão confirmados de um total de 23 países. São eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Paraguai, Suécia, Suíça, Ucrânia e Venezuela.
O Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre na modalidade asa delta é patrocinado pela Caixa e Governo Federal. Tem o apoio de Mormaii, Sol Paragliders, Eco Bocaina, Buriti Água, SuperAr Escola de Voo Livre, UTI Vida, SportFisio, Governo do Distrito Federal, Secretaria de Esporte, Prefeitura de Formosa, Força Aérea Brasileira e Corpo de Bombeiros de Goiás. Tem como hospital oficial HOME "Cuidando da saúde dos atletas". A realização é da Confederação Brasileira de Voo Livre e Zenith Marketing.
Serviço:
Campeonato Pré-Mundial de Voo Livre
Data: 27 de agosto a 3 de setembro
Local: Decolagem da Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)
Pouso: região de Formosa até 31.08 e Esplanada dos Ministérios (de 1 a 3.09)
Inscrições:
Pilotos brasileiros: https://www.cvlb.com.br/login/
Pilotos estrangeiros: https://www.cvlb.com.br/foreigners/
Mais informações:
Site: http://www.brasilia2017.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Brasilia2017
Gustavo Coelho / Doro Jr. - MTb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação