Capa

Caravana do Esporte e das Artes voltam ao Rio olímpico, com atividades e seminário internacional

10.08.2016  |    165 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Ações serão realizadas nos dias 11 e 12, na British House, no Parque da Lage, com presença de grandes nomes do esporte, como Ana Moser, José Trajano e Afonsinho

São Paulo (SP) - Aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes volta à capital fluminense para levar ainda mais esporte à sede olímpica. Nesta quinta e sexta (11 e 12), em uma arena especialmente montada na British House, a casa da Grã Bretanha durante a competição, no Parque Lage, no Jardim Botânico, o Instituto Esporte & Educação, o UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN, DISNEY e o governo britânico, irão levar atividades esportivas e artísticas a 500 crianças da rede pública.

Serão montadas quatro estações de atividades, como vôlei, tênis, futebol, brincadeiras, dança e música, que irão atender a cerca de 150 crianças e jovens, em três períodos: das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 no dia 11 e das 8h30 às 12h30, na sexta-feira. Paralelamente, na quinta-feira, professores, educadores e agentes esportivos receberão uma formação, com os princípios de esporte educacional e arte: inclusão, construção coletiva, diversidade, autonomia e educação integral.

Convidados muitos especiais também já confirmaram presença nesta etapa Caravana do Esporte e na Caravana da Arte: Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do Instituto Esporte & Educação; José Trajano, comentarista da ESPN; Afonsinho, médico e ex-jogador de futebol; e João Cavalcanti, cantor e compositor. Além deles, o jovem do Morro dos Prazeres Walas Souza dos Santos, de 15 anos, que foi convidado pelo UNICEF para conduzir a tocha olímpica, representando todas as crianças da capital fluminense e simbolizando a esperança de oportunidades justas para todos.

Seminário - Durante a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes no Rio de Janeiro, também na British House, será realizado, pelo ICSS/International Centre For Sport Security, Save the Dream, Bristish House, Prefeitura de Londres, Comitê Olímpico da Grã Bretanha e Comitê Olímpico do Qatar, o seminário internacional "The Power of Sports Development: building a better future for children".

A abertura do evento será na quinta-feira (11), às 8h50, com palestras do embaixador britânico, Alex Ellis; do presidente do ICSS, Mohammed Hanzab; e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. A presidente do IEE e medalhista olímpica Ana Moser será uma das participantes do painel que vai discutir os sonhos, mitos, riscos e a realidade de ser um jovem atleta, a partir das 15h45. Estará com ela o campeão pan-americano de taekwondo, Diogo Silva, que já esteve várias vezes na Caravana do Esporte.

O encerramento do Seminário será na sexta-feira, na Qatar House, instalada na Casa Daros, onde, às 16h40, está prevista uma apresentação da ESPN sobre o programa de TV Caravana do Esporte, no painel "Session on Technology, media and children’s rights".

Sobre os projetos - Mais de dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, em 118 municípios de 22 Estados brasileiros, desde 2005. Mais de 40 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. Tem os patrocínios do Itaú, da Rede, da Mondelez Brasil, EDP, Ticket e Abbott, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia "Viva com Arte" e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Mondelez Brasil,Itaú, EDP , Ticket e Abbott,via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Fundação Mondelez International, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
19.08.2025

Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências

11.08.2025

Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas

04.08.2025

Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes

30.07.2025

Instituto Esporte e Educação capacitará 400 profissionais em oito cidades, com módulos da metodologia do esporte educacional