São Paulo (SP) - A Atletas pelo Brasil é uma das parceiras da "Campanha #Rio2017", que será lançada nesta terça-feira (26) pela Casa Fluminense e mais 48 entidades da sociedade civil, em evento marcado para as 17 horas, no Teatro Rival (Rua Álvaro Alvim, 33, na Cinelândia). E a Atletas convidou os pré-candidatos a prefeito do Rio de Janeiro para que, durante o lançamento, assinem a Carta-Compromisso do Programa Cidades do Esporte, comprometendo-se com os seus objetivos, adotando metas e medidas para o aprimoramento das políticas públicas de esporte na cidade. Estão confirmados Alessandro Molon (Rede), Jandira Feghali (PCdoB) e Marcelo Freixo (PSOL). A Carta-Compromisso já foi assinada por pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo, em maio.
A "Campanha #Rio2017" tem como objetivo reunir as organizações da sociedade civil buscando discutir os desafios do Rio pós Jogos Olímpicos e o compromisso de candidatos com a agenda de universalização do acesso a direitos e oportunidades, aprimoramento da gestão pública e desenvolvimento sustentável, contando com vários parceiros, entre os quais a Atletas pelo Brasil.
Organização pioneira no trabalho com advocacy e influência em políticas públicas no Brasil, atualmente com foco na melhoria do esporte, a Atletas pelo Brasil estará presente ao evento com Silvia Gonçalves, coordenadora do programa, e a atleta associada Luiza Parente.
A Carta-Compromisso do Cidades do Esporte compromete os prefeitos das 12 cidades que foram sede da Copa do Mundo de 2014 com a adoção de metas de resultado para alcançar os seguintes objetivos: ampliação do acesso do esporte e atividade física para a população e ampliação e melhoraria do esporte nas escolas públicas municipais. O instrumento aponta ainda para medidas a serem adotadas para a consolidação de uma política de esporte participativa e de longo prazo no município.
Ela já foi assinada pelos candidatos a prefeito em 2012. Desde então, o programa vem monitorando anualmente, por meio da aplicação de uma matriz de indicadores, o avanço das políticas públicas destinadas a promover a atividade física e esportiva para a população. Agora, em 2016, com as novas eleições municipais, o compromisso com os candidatos a prefeito está sendo renovado.
O Programa Cidades do Esporte e o fortalecimento das políticas públicas - O Cidades do Esporte foi criado para contribuir com o fortalecimento de políticas públicas de esporte nas 12 cidades sede da Copa de 2014 (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus, além do Distrito Federal).
A Atletas pelo Brasil, acreditando na importância dos governos municipais no desenvolvimento de políticas públicas que possibilitem o acesso ao esporte e à atividade física a todos, proporcionando assim, mais qualidade de vida para a população, propôs em 2011 um conjunto de metas pra o esporte brasileiro e, em 2012, lançou o Programa Cidades do Esporte.
Em novembro de 2014 foi divulgado o I Relatório Cidades do Esporte, iniciando assim uma série histórica até 2022. O II Relatório, medindo a evolução do esporte nas cidades-sede, foi apresentado em dezembro do ano passado.
"Campanha #Rio2017" - Desde junho, a Casa Fluminense e a rede de parceiros têm se reunido com os pré-candidatos à Prefeitura da capital. E, agora, todos eles estão sendo convidados a comprometer-se publicamente com a Agenda Rio 2017 e a Declaração de Compromisso da "Campanha #Rio 2017", ao lado de outros pré-candidatos às câmaras de vereadores e prefeituras na metrópole. Isso pressupõe apresentar plano de metas, criar instrumentos de transparência e prestação de contas, com monitoramento público, e manter a interlocução com a sociedade civil nas futuras gestões.
Após o lançamento nesta terça-feira, a "Campanha #Rio 2017" segue com ações em toda a metrópole durante os Jogos e a campanha eleitoral. A iniciativa parte da construção compartilhada da Agenda Rio 2017, documento que reúne visão e propostas para qualificar o debate público sobre os caminhos do Rio pós-Jogos, indo além do ciclo dos grandes eventos, do balanço do seu legado e da atual crise de recursos e horizontes do estado.
Sobre a Atletas pelo Brasil -A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, cerca de 58 atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades. A ONG foi criada em 2006 e acredita no esporte como fator de desenvolvimento humano e social. Por meio do advocacy, atua de forma propositiva por mudanças estruturais no esporte brasileiro. Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para melhoria da gestão e transparência das entidades esportivas que recebem recursos públicos diretos ou indiretos. Atualmente, desenvolve o Programa Cidades do Esporte, atua pela revisão do Sistema Nacional de Esporte e na iniciativa Pacto pelo Esporte.
Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/
Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br
Deborah Mamone - MTb 15148
e-mail : deborah@zdl.com.br
F: 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação