São Paulo (SP) - Educar e conscientizar para a prevenção de incidentes aquáticos, mostrando que afogamento não é acidente, não acontece por acaso e pode ser evitado. Foi com esse objetivo que o medalhista olímpico Gustavo Borges, idealizador da Metodologia Gustavo Borges (MGB), em conjunto com a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e o INATI (Instituto de Natação Infantil), uniram os seus expertises em segurança aquática para criar o Programa "Águas+Seguras".
Com o programa e suas diferentes iniciativas, eles buscam tornar a utilização dos ambientes aquáticos mais seguros, visando diminuir drasticamente o número de afogamentos no Brasil. Hoje, mais de seis mil pessoas morrem afogadas por ano no País.
E, nesta terça-feira (19), a partir das 10 horas, Gustavo estará ao lado de David Szpilman - diretor médico da Sobrasa - e Rafaele Madormo - do INATI - na palestra "Sua piscina é segura?", primeiro evento promovido pelo programa. Eles falarão de como os afogamentos podem acontecer com todos, mesmo que gostem ou amem estar na água.
"Quem quiser acompanhar a palestra pode se conectar e assistir ao vivo pelo link http://youtu.be/9DrhapukDnI. Nosso objetivo, com o Programa "Águas+Seguras", é alertar para o perigo dos afogamentos e mostrar que prevenir é a melhor solução", observa Gustavo Borges.
Mais de seis mil pessoas morrem afogadas por ano no país - O afogamento é responsável pela morte de mais de seis mil pessoas por ano no Brasil. Uma média de 17 por dia. No mundo, são 500 mil pessoas morrendo a cada ano, sendo que 10 se afogam e uma morre a cada minuto. Aqui no País, ele aparece como a segunda maior causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos, a terceira na faixa de 10 a 19 anos e a quarta entre 20 e 24 anos. O Brasil gasta, anualmente, R$ 1,4 bilhão com afogamentos. Números que assustam e alertam para casos registrados em rios, represas, mares, piscinas... E que exigem soluções.
O Programa "Águas+Seguras" foi lançado buscando diminuir drasticamente esse número de afogamentos no Brasil, com conscientização e prevenção. Nesta primeira fase, o programa consiste no desenvolvimento, multiplicação de informações e atividades que envolvam gestores, conscientizando sobre a importância da prevenção.
Os números mostram, por exemplo, que as piscinas são responsáveis por 2% de todos os casos de óbitos por afogamento e 53% de todos os que envolvem crianças de 1 a 9 anos de idade.
"Um piscar de olhos e mais uma criança se perdeu afogada. Mas isto tem remédio. É o que queremos mostrar com o programa. Prevenção e iniciativas como esta são a melhor forma de tratamento", afirma Dr David Szpilman, diretor médico da Sobrasa.
Uma estimativa da Sobrasa sobre local de óbitos por afogamentos no país mostra que 90% deles são registrados em águas naturais - 75% em águas doces e 15% em praias. Águas não naturais, como banheiros e piscinas, ficam com 8,5%. E 1,5% morrem durante transporte com embarcações.
Sobre Gustavo Borges - O medalhista olímpico Gustavo Borges divide hoje seu tempo com as atividades empresariais e palestras. Está à frente da Metodologia Gustavo Borges (MGB), método que idealizou e leva seu nome, diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiências. A MGB é considerada uma das iniciativas mais importantes ligadas ao aprendizado da natação no mundo. Já ensinou cerca de 500 mil crianças e adultos a nadar, formou mais de cinco mil professores e é adotado por 360 estabelecimentos de 220 cidades de 25 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Além do sistema em escolas credenciadas, o medalhista olímpico é sócio em quatro academias: uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, e três em Curitiba (PR).
Ele caiu na água pela primeira vez aos cinco anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Conquistou quatro medalhas (duas de prata e duas de bronze), em três Olimpíadas: Barcelona-92, Atlanta-96 e Sidney-2000. Com 19 pódios, é o segundo maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos.
Mais informações no site www.aguasmaiseguras.org
e pela facebook https://www.facebook.com/aguasmaisseguras/
Deborah Mamone - MTb 15148
E-mail: deborah@zdl.com.br
Tel: 11 3285.5911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
Gustavo Borges participa de palestra
(Divulgação)
-
David Szpilman
(Divulgação)
-
Logo do programa
(Divulgação)