Capa

NATAÇÃO

Programa "Águas+Seguras" realiza palestra com Gustavo Borges sobre segurança nas piscinas

"Sua piscina é segura?" Além de Gustavo Borges, David Szpilman e Rafaele Madormo estarão debatendo o tema nesta terça-feira (19)

18.07.2016  |  119 visualizações
São Paulo (SP) - Educar e conscientizar para a prevenção de incidentes aquáticos, mostrando que afogamento não é acidente, não acontece por acaso e pode ser evitado. Foi com esse objetivo que o medalhista olímpico Gustavo Borges, idealizador da Metodologia Gustavo Borges (MGB), em conjunto com a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e o INATI (Instituto de Natação Infantil), uniram os seus expertises em segurança aquática para criar o Programa "Águas+Seguras".

Com o programa e suas diferentes iniciativas, eles buscam tornar a utilização dos ambientes aquáticos mais seguros, visando diminuir drasticamente o número de afogamentos no Brasil. Hoje, mais de seis mil pessoas morrem afogadas por ano no País.

E, nesta terça-feira (19), a partir das 10 horas, Gustavo estará ao lado de David Szpilman - diretor médico da Sobrasa - e Rafaele Madormo - do INATI - na palestra "Sua piscina é segura?", primeiro evento promovido pelo programa. Eles falarão de como os afogamentos podem acontecer com todos, mesmo que gostem ou amem estar na água.

"Quem quiser acompanhar a palestra pode se conectar e assistir ao vivo pelo link http://youtu.be/9DrhapukDnI. Nosso objetivo, com o Programa "Águas+Seguras", é alertar para o perigo dos afogamentos e mostrar que prevenir é a melhor solução", observa Gustavo Borges.

Mais de seis mil pessoas morrem afogadas por ano no país - O afogamento é responsável pela morte de mais de seis mil pessoas por ano no Brasil. Uma média de 17 por dia. No mundo, são 500 mil pessoas morrendo a cada ano, sendo que 10 se afogam e uma morre a cada minuto. Aqui no País, ele aparece como a segunda maior causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos, a terceira na faixa de 10 a 19 anos e a quarta entre 20 e 24 anos. O Brasil gasta, anualmente, R$ 1,4 bilhão com afogamentos. Números que assustam e alertam para casos registrados em rios, represas, mares, piscinas... E que exigem soluções.

O Programa "Águas+Seguras" foi lançado buscando diminuir drasticamente esse número de afogamentos no Brasil, com conscientização e prevenção. Nesta primeira fase, o programa consiste no desenvolvimento, multiplicação de informações e atividades que envolvam gestores, conscientizando sobre a importância da prevenção.

Os números mostram, por exemplo, que as piscinas são responsáveis por 2% de todos os casos de óbitos por afogamento e 53% de todos os que envolvem crianças de 1 a 9 anos de idade.

"Um piscar de olhos e mais uma criança se perdeu afogada. Mas isto tem remédio. É o que queremos mostrar com o programa. Prevenção e iniciativas como esta são a melhor forma de tratamento", afirma Dr David Szpilman, diretor médico da Sobrasa.

Uma estimativa da Sobrasa sobre local de óbitos por afogamentos no país mostra que 90% deles são registrados em águas naturais - 75% em águas doces e 15% em praias. Águas não naturais, como banheiros e piscinas, ficam com 8,5%. E 1,5% morrem durante transporte com embarcações.

Sobre Gustavo Borges - O medalhista olímpico Gustavo Borges divide hoje seu tempo com as atividades empresariais e palestras. Está à frente da Metodologia Gustavo Borges (MGB), método que idealizou e leva seu nome, diferenciado por unir capacitação profissional, estrutura e troca de experiências. A MGB é considerada uma das iniciativas mais importantes ligadas ao aprendizado da natação no mundo. Já ensinou cerca de 500 mil crianças e adultos a nadar, formou mais de cinco mil professores e é adotado por 360 estabelecimentos de 220 cidades de 25 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Além do sistema em escolas credenciadas, o medalhista olímpico é sócio em quatro academias: uma em São Paulo, no bairro do Morumbi, e três em Curitiba (PR).

Ele caiu na água pela primeira vez aos cinco anos, em Ituverava, interior de São Paulo, e se destacou mundialmente com títulos, pódios e até com o Hall da Fama da modalidade. Conquistou quatro medalhas (duas de prata e duas de bronze), em três Olimpíadas: Barcelona-92, Atlanta-96 e Sidney-2000. Com 19 pódios, é o segundo maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos.

Mais informações no site www.aguasmaiseguras.org
e pela facebook https://www.facebook.com/aguasmaisseguras/

Deborah Mamone - MTb 15148
E-mail: deborah@zdl.com.br
Tel: 11 3285.5911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Gustavo Borges participa de palestra
    (Divulgação)

  • David Szpilman
    (Divulgação)

  • Logo do programa
    (Divulgação)

Leia também...

08.12.2016

Metodologia Gustavo Borges (MGB) realiza 100ª Certificação de Professores em São Paulo (SP)

A capacitação está marcada para este fim de semana (10 e 11), na Academia Gustavo Borges Morumbi

01.12.2016

Metodologia Gustavo Borges (MGB) tem Certificação de Professores em Porto Alegre (RS)

Capacitação, programada para este fim de semana, será realizada na ACM, na região central da Capital Gaúcha

29.11.2016

Gustavo Borges participa de evento na Olímpia Academia em Mogi das Cruzes (SP)

Serão diferentes atividades, na próxima segunda-feira (5.12), na academia credenciada pela Metodologia Gustavo Borges (MGB). Coletiva de imprensa está marcada para as 17h30.

24.11.2016

Metodologia Gustavo Borges (MGB) realiza eventos em quatro estados

Fim de semana terá certificação, cursos voltados para natação e emagrecimento, além de Festival. Eles estão programados para Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Entre em contato