Capa

Ana Moser participa do revezamento da tocha olímpica, em Blumenau (SC), sua cidade natal

08.07.2016  |    378 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Medalhista olímpica em Atlanta (1996), a ex-jogadora será a responsável por finalizar a passagem da tocha pelo município, na terça-feira (12)

São Paulo (SP) - Ídolo de várias gerações de apaixonados pelo vôlei e o esporte, a medalhista olímpica Ana Moser irá participar do revezamento da tocha olímpica em Blumenau (SC), sua cidade natal. A ex-jogadora e hoje presidente do Instituto Esporte & Educação (IEE) e da ONG Atletas pelo Brasil será a última a conduzir a tocha na terça-feira (12) e será a responsável por acender a pira instalada no município. Na sequência, será realizada uma festa para comemorar a passagem da tocha olímpica por Blumenau.

"Carregar a tocha em Blumenau é uma homenagem à minha cidade e também à cultura esportiva que tive acesso quando era jovem, presente na minha família e na sociedade blumenauense. Foi ela que me proporcionou as bases para a minha carreira olímpica", afirma a medalhista olímpica e considerada uma das maiores jogadoras de vôlei de todos os tempos.

Ana Moser chegou a ser convidada para carregar a tocha olímpica em outras cidades, como Brasília (DF), São Paulo e Sorocaba (SP), mas considerou importante ser condutora em sua cidade natal, junto a seus familiares e amigos, que ainda moram no município.

A medalhista olímpica começou a jogar vôlei aos 7 anos, em Blumenau, onde nasceu no dia 14 de agosto de 1968. Bem nova, com 16 anos, mudou-se para São Paulo, depois de ser convocada pela a Seleção Brasileira infanto-juvenil. Em 1987 passou a integrar a seleção principal e participou das Olimpíadas de Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), quando conquistou a medalha de bronze para o Brasil. Tem dois títulos de Grand Prix (1994 e 1996) e o título mundial de clubes pelo Leite Moça, de Sorocaba, em 1994.

Ana se despediu das quadras com 31 anos, em 1999, e, dois anos depois, fundou o Instituto Esporte e Educação (IEE), que já atendeu com seus projetos a mais de 3,1 milhões de crianças e jovens pelo País e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores. Ela também preside a Atletas pela Brasil e, em 2009, se tornou a quarta brasileira a entrar para o Hall da Fama do Vôlei. Ana Moser foi a vencedora da primeira edição do programa Aprendiz Celebridades, da TV Record. No final do ano passado, criou o Centro de Formação Dois Andares, uma academia que pretende levar a atividade física a todos as camadas da população e um centro de estudos para profissionais ligados a qualidade de vida.


Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
19.08.2025

Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências

11.08.2025

Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas

04.08.2025

Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes

30.07.2025

Instituto Esporte e Educação capacitará 400 profissionais em oito cidades, com módulos da metodologia do esporte educacional