Seleção masculina estreia com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Vôlei dos Surdos
30.06.2016
| 357 visualizações
TERCEIROSETOR
-
Brasil estreou com vitória por 3 a 0
Divulgação
-
Ataque do ponteiro Guilherme
Divulgação
-
Rafael Machado foi o maior pontuador
Divulgação
-
Equipe perfilada durante o hino nacional
Divulgação
O Brasil venceu o Canadá, por 3 sets a 0, parciais de 25/06, 25/15 e 25/12. O destaque foi o oposto Rafael Machado, que anotou 16 pontos
São Paulo (SP) - A seleção brasileira masculina de vôlei de surdos estreou com vitória nos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira (30), o Brasil enfrentou o Canadá e ganhou por 3 sets a 0, parciais de 25/06, 25/15 e 25/12. O destaque e maior pontuador da partida foi o oposto canhoto Rafael Machado, natural do Ceará, que teve 16 acertos, sendo três aces, oito em ataques e cinco em bloqueios. O jogo foi realizado no ginásio da Universidade de Gallaudet, em Washington, nos Estados Unidos. Na segunda rodada, na sexta-feira (1), o adversário será a Venezuela, às 16h.
Satisfeito com a estreia, o técnico Xandó destacou o desempenho no saque. "O ponto forte da equipe brasileira nesta primeira partida foi o saque. Sabemos que toda estreia é complicada e que vários fatores emocionais influenciam no desempenho, porém, avalio que fizemos um bom jogo e vencemos bem. Pretendemos ajustar o posicionamento da defesa durante a fase classificatória. Esse é o fundamento que ainda precisamos melhorar", analisou o treinador, medalhista de prata em Los Angeles/84.
A quinta-feira (30) ainda terá a primeira rodada do feminino e as brasileiras entram em quadra às 20h diante da seleção dos Estados Unidos. O destaque e única profissional do time é a central Natália, recém-contratada pelo Vôlei Nestlé e que já passou por algumas das principais equipes do vôlei nacional.Na segunda rodada, as mulheres desafiam as argentinas, nesta sexta-feira (1), às 14h.
Por ser campeão Sul-Americano masculino e segundo colocado no feminino, o Brasil já está classificado para o Mundial, que será realizado na sequência do Pan-Americanos, de 05 a 15 de julho, também em Washington. Se ficar entre os três primeiros no Pan, as duas seleções garantem vaga direta para a Surdolimpíadas da Turquia em 2017.
A equipe masculina conta com os apoios do BB Seguridade e da AT&T, entidade da Flórida que se sensibilizou pela causa. Já o time feminino está sendo patrocinado pela Ellmar Foundation. As duas delegações tiveram também o apoio das prefeituras de Santos e São Bernardo e do Sesc Jundiaí.
No Brasil jogaram: Alexandre Couto (Gelo), Rafael Machado, Toribio Malagodi, Rafael Carmago, Guilherme Westermann, Lucas Vieira e o líbero Rogério Zago. Entraram: Douglas, Felipe, Luciano e Jefferson. Técnico: Xandó
Tabela
30/06 (quinta-feira) - 20h - Brasil x Estados Unidos (feminino)
01/07 (sexta-feira) - 14h - Brasil x Argentina (feminino)
01/07 (sexta-feira) - 16h - Brasil x Venezuela (masculino)
02/07 (sábado) - 16h - Brasil x Canadá (feminino)
02/07 (sábado) - 18h - Brasil x Estados Unidos (masculino)
03/07 (domingo) - Semifinais (masculino e feminino)
04/07 (domingo) - Finais e disputa pelo bronze (masculino e feminino)
Mais informações:
ZDL - Rafael Zito
rafaelzito@zdl.com.br
F: 11 991988505
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação