Professores de São Bernardo do Campo (SP) e Recife (PE) são capacitados pelo IEE e Mondelez Brasil
16.06.2016
| 143 visualizações
IEE
TERCEIROSETOR
-
São Bernardo terá mais uma formação em esporte educacional para professores
IEE/ Divulgação
-
Professores de Recife também serão capacitados
IEE/ Divulgação
-
O IEE já contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores
IEE/ Divulgação
Cerca de 380 profissionais participarão de formações nos dois municípios, a partir de segunda-feira (20)
São Paulo (SP) - São Bernardo do Campo (SP) e Recife (PE) serão os próximos destinos do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Nas duas capacitações em esporte educacional, estarão presentes aproximadamente 380 profissionais das redes municipais. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.
Na cidade do ABC paulista, o projeto tem o patrocínio da Mondelez International Foundation e faz parte do Programa Ação Saudável. Este será o terceiro encontro do ano e as atividades serão realizadas na segunda (20) e terça-feira (21), das 8h às 17h, no Cenforpe, no bairro Planalto. Para os 100 professores do grupo que reúne o programa Tempo de Escola, serão trabalhados conteúdos como "A Escola como Centro de Educação das Linguagens"; "Organização e planejamento das Oficinas de práticas pedagógicas" e "Organização do Caderno de boas práticas".
Já os 247 profissionais do Ensino Fundamental, que estão divididos em três grupos, irão aprender sobre os 3 Is do Planejamento Pedagógico em Esporte Educacional: intenção, intervenção e indicação, além de trabalharem a aplicação de jogos e brincadeiras e analisarem a supervisão da prática realizada nas escolas participantes.
"O projeto em São Bernardo do Campo apresenta algumas características peculiares, como o grande número de professores. Eles se apresentam motivados e participantes, sempre trazendo boas e importantes contribuições para o espaço de formação", conta Leonardo Lobo, que integra a equipe do IEE responsável pelas formações no município, junto a Fabio D´Angelo, Everaldo Cortes e Pedro Gonçalvez.
Recife - Na capital Pernambucana, onde o projeto tem o patrocínio da Mondelez Brasil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal/Ministério do Esporte, será o primeiro módulo de formação do ano. Na terça (21) e quarta-feira (22), 35 professores da rede municipal serão capacitados no Ano III do projeto na cidade.
O curso será realizado no Centro De Formação Paulo Freire, das 8h às 17h. "Neste encontro, teremos como pauta apresentar os conteúdos e as metas do projeto, falar sobre o alinhamento do Esporte Educacional com os tópicos de ginástica e qualidade de vida do plano curricular do município, além de refletir sobre a Educação Física e Inclusão", explica Cibelle Borges. Ela e José Camelo, ambos profissionais do IEE, são os responsáveis pela formação.
Segundo Cibelle, o terceiro ano do Formação Continuada de Professores em Recife tem alguns desafios. "O maior deles será alinhar as estratégias de formação à realidade dos professores, utilizando o referencial teórico do município como norteador do planejamento pedagógico. Queremos também manter os professores sempre motivados a refletirem e aprimorarem sua qualidade pedagógica nas intervenções", completa.
Ainda fazendo parte da programação do projeto, na segunda-feira (20), no Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria de Educação, a partir das 14h30, será realizada uma reunião de trabalho com os gestores de pasta de Recife.
Formação de Professores da Rede Pública - O projeto está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Em 2016, o projeto é realizado em 18 cidades de seis estados (São Paulo, Pernambuco, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Pará) para capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.
Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - São Bernardo do Campo (SP)
Datas: Segunda (20) e terça-feira (21)
Horário: 8h às 17h
Local: CENFORPE (avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - bairro Planalto)
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - Recife (PE)
Datas: Terça (21) e quarta-feira (22)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro De Formação Paulo Freire (rua Castro Leão; 50610)
Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.
Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana Gold, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Vedacit, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.
Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação
Sobre a Mondelez International no Brasil
Mondelez International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui fábricas, nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelez International tem uma receita anual de aproximadamente U$S 35 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br
Sobre o Programa Ação Saudável
Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias.
Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável tem parceria de três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das "50 Iniciativas do Bem", no ano de 2014.
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação