Capa

OUTROS

Três pré-candidatos a prefeito de SP assinam carta-compromisso do Cidades do Esporte

Programa da Atletas pelo Brasil destaca a importância da atuação dos governos municipais nas políticas públicas de esporte

24.05.2016  |  1.510 visualizações
São Paulo (SP) - Luiza Erundina (PSOL), Ricardo Young (Rede Sustentabilidade) e João Dória Júnior (PSDB), pré-candidatos à Prefeitura Municipal de São Paulo, se comprometeram a adotar metas e medidas para o aprimoramento das políticas públicas de esporte na cidade. Eles assinaram a carta-compromisso do Programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil.

No evento, realizado na segunda-feira (23), na Cinesala, na Capital Paulista, os três pré-candidatos assinaram também a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável. João Dória esteve representado por Marcos Campagnone.

Todos os pré-candidatos foram convidados a participar do encontro organizado pela Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis e Atletas pelo Brasil. Além da assinatura das cartas-compromisso, o evento teve ainda as apresentações do novo Guia GPS - Gestão Pública Sustentável e do "Manifesto por uma São Paulo para todas as crianças e todos os adolescentes".

"Nosso objetivo é ter no Brasil um número cada vez maior de pessoas que se beneficiam do esporte", explica Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil.

A apresentação do Cidades do Esporte foi feita por Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil. "Precisamos começar a planejar mais o futuro das cidades, ter metas", afirma.

Pré-candidatos falam das cartas-compromisso - Luiza Erundina disse que assinava as duas cartas "com entusiasmo e convencida da importância desses compromissos".

Já Marcos Campagnone apresentou as duas cartas assinadas por João Dória. "Ele recomendou à equipe do programa de governo para utilizar as duas plataformas".

"Somos privilegiados por essa qualidade de trabalho disponível para nossas candidaturas", garante Ricardo Young.

O Programa Cidades do Esporte - A Carta-Compromisso do Programa Cidades do Esporte compromete os prefeitos com a adoção de metas de resultado para alcançar os seguintes objetivos: ampliação do acesso do esporte e atividade física para a população e ampliação e melhoraria do esporte nas escolas públicas municipais. O instrumento aponta ainda para medidas a serem adotadas para a consolidação de uma política de esporte, participativa e de longo prazo no município.

Ela já foi assinada pelos candidatos a prefeito em 2012. Desde então, o programa vem monitorando anualmente, por meio da aplicação de uma matriz de indicadores, o avanço das políticas públicas destinadas a promover a atividade física e esportiva para a população. Além de promover a importância do esporte nas políticas públicas, mostrando seus impactos em várias áreas sociais, e-contribuir para a divulgação de boas práticas e iniciativas em políticas públicas locais.

O Cidades do Esporte abrange as prefeituras das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil - Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus -, além do Distrito Federal. E acredita na importância da atuação dos governos municipais para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de esporte

Conheça a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, cerca de 58 atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades.

A ONG foi criada em 2006 e acredita no esporte como fator de desenvolvimento humano e social. Por meio do advocacy, atua de forma propositiva por mudanças estruturais no esporte brasileiro.

Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para melhoria da gestão e transparência das entidades esportivas que recebem recursos públicos diretos ou indiretos.

Atualmente, além do Programa Cidades do Esporte, a Atletas pelo Brasil atua pela revisão do Sistema Nacional de Esporte e na iniciativa"Pacto pelo Esporte", por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/

Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br/

Doro Jr. - MTb 13209
e-mail : dorojr@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Erundina assina carta-compromisso
    (Divulgação)

  • Os pré-candidatos
    (Divulgação)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato