IEE capacitará mais de 330 professores de São Bernardo em esporte educacional
08.04.2016
| 263 visualizações
IEE
TERCEIROSETOR
-
Serão 337 profissionais de SBC capacitados
IEE/ Divulgação
-
Os professores serão divididos em quatro grupos
IEE/ Divulgação
-
O IEE já contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores
IEE/ Divulgação
Serão quatro grupos de formação, na segunda (11) e terça-feira (12), no Cenforpe. A iniciativa conta com o patrocínio da Mondelez International Foundation
São Paulo (SP) - Em 2016, o Esporte Educacional estará em alta em São Bernardo do Campo (SP). Contando com o patrocínio da Mondelez International Foundation e fazendo parte do Programa Ação Saudável, o projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, do Instituto Esporte & Educação (IEE), irá capacitar 337 profissionais do município, na segunda (11) e terça-feira (12), das 8h às 16h, no Cenforpe, no bairro Planalto. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.
Os professores serão divididos em grupos. A primeira turma dará sequência ao segundo ano de formação no projeto e é composta por 90 profissionais do programa Tempo de Escola, que oferece atividades de esportes coletivos e individuais, danças, lutas e outras modalidades para crianças de 6 a 11 anos no contraturno escolar. "Nossos objetivos gerais para esse grupo são consolidar a participação dos professores no projeto; aprimorar e aprofundar os processos de planejamento, avaliação e registro da prática pedagógica; atualizar conteúdos de esporte educacional e de gestão social; e realizar eventos de esporte educacional com meta de integrar as escolas e as comunidades", afirma Fabio DAngelo, coordenador do IEE.
Os outros 247 professores, que dão aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, serão divididos nas turmas 2, 3 e 4 e entrarão no primeiro ano de formação do projeto. "Já para os novos alunos, vamos apresentar conteúdos relacionados com o Esporte Educacional, como princípios e referenciais metodológicos; qualificar a prática pedagógica, por meio do planejamento e aplicação de jogos e sequências didáticas; e contribuir com a aplicação e prática da matriz curricular de educação física", completa Fabio.
Fabio D´Angelo, Everaldo Cortes e Pedro Gonçalvez serão os responsáveis pela formação.
Atividades paralelas - Ainda dentro do Formação Continuada de Professores da Rede Pública, na quinta-feira (14), o IEE se reunirá com gestores da Secretaria de Educação e das organizações responsáveis pela contratação e monitoramento dos educadores que atuam no Programa Tempo de Escola. "O objetivo é apresentar o projeto em 2016 e mobilizá-los para avançar e consolidar as ações que envolvem formação de professores, atendimento de crianças e jovens, realização de eventos de esporte educacional e a organização dos grupos de jovens líderes. Será um ano para consolidar a rede de formação, o processo de articulação com parceiros locais e, assim, garantir sustentabilidade e autonomia das ações", conta o coordenador do IEE.
Já nos dias 18 e 19 de abril, das 8h às 16h30, 15 tutores locais darão início à formação para a atuação com grupos de jovens líderes. Serão formados grupos de jovens qualificados e mobilizados para atuar como árbitros, monitores esportivos e empreendedores comunitários.
Formação de Professores da Rede Pública - O projeto está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Em 2016, o projeto é realizado em 18 cidades de seis estados (São Paulo, Pernambuco, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Pará) para capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.
Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública - São Bernardo do Campo (SP)
Datas: Segunda (11) e terça-feira (12)
Horário: 8h às 16h
Local: Cenforpe (avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - Bairro Planalto)
Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.
Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP/Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Grupo Baumgart, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.
Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação
Sobre a Mondelez International no Brasil
Mondelez International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui fábricas, nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelez International tem uma receita anual de aproximadamente U$S 35 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br
Sobre o Programa Ação Saudável
Idealizado em 2010, pela Mondelez International Foundation e Mondelez Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em 1.000 escolas públicas dos estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias.
Hoje, o programa atende mais de 350.000 crianças, conta com mais de 15.000 professores capacitados e, desde o seu início, impacta mais de 1 milhão de pessoas. O Ação Saudável conta com três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade e foi reconhecido como uma das "50 Iniciativas do Bem", no ano de 2014.
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação