Capa

Perto do tetra, Conceição Oliveira disputa etapa final do Brazil Run Series/Circuito CAIXA

17.11.2015  |    92 visualizações Circuito Caixa

Piauiense radicada em São Paulo busca oitavo pódio da temporada na prova deste domingo (22), no Estádio do Pacaembu

São Paulo (SP) - Conceição Oliveira vai esperar até o último dia do ano para soltar o grito de "é tetra". Mas a piauiense radicada há 21 anos em São Paulo, tricampeã brasileira de corrida de rua, admite que está mais tranquila na reta final de 2015, com a vantagem de 42 pontos na liderança do Ranking CBAt/CAIXA. A missão, agora, é voltar ao pódio na etapa paulistana do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (22).

"Estou evitando entrar naquele clima de ‘já ganhou’, porque ainda temos quatro provas muito competitivas pela frente. Sei que a Regina (Maria Regina Seguins, vice-líder do ranking brasileiro) vai correr muito bem na Maratona da Bahia, por exemplo" ressalva Conceição. Além da etapa final do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, em São Paulo, ainda estão no calendário a Volta da Pampulha, a Maratona da Bahia e a Corrida Internacional de São Silvestre, colocando em jogo 133 pontos.

Para garantir a liderança do ranking brasileiro pela quarta vez (a fundista foi campeã brasileira em 2005, 2008 e 2011), Conceição está focada na prova deste domingo (22), no Estádio do Pacaembu, e na Volta da Pampulha. "A etapa de São Paulo do Circuito CAIXA sempre é muito forte. Várias das principais fundistas treinam por aqui e estarão presentes. E o meu corpo já está pedindo férias. Mas correr com o apoio da torcida faz muita diferença, vou contar com isso para buscar o pódio", analisa.

Temporada arrasadora - A liderança do ranking nacional nem era o foco de Conceição Oliveira, no início do ano. O foco era o índice olímpico da maratona. "Mas eu comecei a subir na classificação, ganhar vantagem na liderança, e embalei", conta a fundista, que assumiu a ponta já em maio.

Foram 18 corridas disputadas, entre as 22 etapas válidas para o ranking já realizadas, e sete pódios. Destaque para o terceiro lugar na prova de Campo Grande do Circuito CAIXA, onde foi a melhor brasileira, e na Corrida Internacional 9 de Julho. Conceição ainda ficou com o quarto lugar nas etapas de Goiânia, Salvador e Fortaleza do Circuito CAIXA, e com o quinto lugar na etapa de Porto Alegre e na Meia Maratona de Santa Catarina.

A fundista evita fazer muitos planos para a próxima temporada. "Quero descansar e ficar um pouco com a minha família, no Piauí, coisa que não consegui fazer no ano passado. Depois, quero me dedicar à faculdade de Fisioterapia. Ainda vou tentar o índice olímpico até o último minuto, buscar uma maratona aqui no Brasil para correr. Mas sem pressão", explica.

Receita de sucesso - Conceição Oliveira veio para São Paulo em 1994, em busca de uma vida melhor. Quatro anos depois, passou a dividir seu tempo entre o trabalho como vendedora e a corrida, ainda um hobby. "Em 2000, conheci a ultramaratonista Maria Auxiliadora Venâncio, muito importante na minha carreira. Ela me dava dicas, mostrava técnicas de corrida e sempre me aconselhava a largar o trabalho para me dedicar ao esporte. Mas só fiz isso em 2005, quando disputei o Circuito CAIXA pela primeira vez", lembra.

De lá para cá, Conceição não saiu mais das primeiras posições do ranking brasileiro de corrida de rua. Além do primeiro lugar em 2005, 2008 e 2011, ficou com a vice-liderança em 2007, 2010 e 2013, e foi a terceira colocada em 2006, 2009 e 2012. Apenas no ano passado viveu uma situação diferente, com o sexto lugar geral. "Conversei com o Luis Fernando Bernardes, meu técnico já há treze anos, e ele achou melhor usar aquela temporada para descansar e fazer uma boa recuperação muscular", explica.

Uma das fundistas há mais tempo em atividade no Brasil e ainda competindo em alto nível, Conceição Oliveira dá a receita do sucesso. "Sempre me perguntam como eu consigo competir há tanto tempo, e praticamente uma corrida a cada domingo, sem sofrer lesões. Eu faço de dois a três meses de treinamento de base, bem intenso. Sou muito caxias. O treinamento não pode ter falhas, é preciso ter muita disciplina, foco na alimentação e na fisioterapia. A estratégia também é importante, ela encurta os caminhos e estabelece as rotas de maior sucesso. Isso exige esforço, concentração e estudo. Assim são conquistadas as melhores vitórias", ensina.

Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve 11 etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10) e Belo Horizonte (15/11). O encerramento será em São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em São Paulo, conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Prefeitura de São Paulo, além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Paulista de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
08.12.2024

Última etapa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil foi realizada na capital do Espírito Santo, reunindo milhares de atletas amadores, incluindo o governador do Estado

05.12.2024

Após passar por dez cidades, a série de corridas de rua mais tradicional do Brasil chega a capital do Espírito Santo para as provas de 5km e 10km, com largada na Praça do Papa, a partir das 6h30

03.12.2024

Para garantir participação na etapa de encerramento da temporada 2024, corredores devem acessar o site oficial do evento até as 23h59

01.12.2024

Guilherme Kurtz e Jocasta Oliboni da Luz vencem nos 10km da categoria elite na prova disputada nesse domingo (1), que levou milhares de pessoas para as ruas da capital gaúcha