Capa

OUTROS

Pacto pelo Esporte tem lançamento documentado em vídeo

Iniciativa tem o objetivo de contribuir para a integridade e a transparência da gestão do esporte

10.11.2015  |  617 visualizações
São Paulo (SP) - O lançamento do Pacto pelo Esporte, acordo inédito entre as empresas patrocinadoras para levar mais transparência e gestão às entidades esportivas, ganhou um vídeo especial que poderá ser visto a partir desta terça-feira (10). Produzido pela Avesso TV, o vídeo mostra os bastidores do evento que marcou o lançamento da iniciativa da Atletas pelo Brasil, em parceria com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte e apoio do Mattos Filho Advogados.

"Participar de um momento tão especial, com a Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o LIDE Esporte e grandes empresas reunidos para formar uma conduta com relação à ética no esporte é muito importante para nós", destaca Dimas Pessetti, da Avesso TV. "Ser a mídia que retrata a necessidade do Pacto pelo Esporte e o processo que levou até ele, e conseguir condensar isso num vídeo de três minutos, foi um desafio mas também um orgulho."

O vídeo documenta o evento de lançamento do Pacto pelo Esporte, realizado dia 28 de outubro em São Paulo. Entre os entrevistados, membros da Atletas pelo Brasil como a presidente Ana Moser, a diretora executiva Daniela Castro e os diretores Raí Oliveira e Gustavo Borges, o conselheiro João Paulo Diniz,o Ministro dos Esportes, George Hilton, além de representantes de entidades.

O Pacto pelo Esporte é voluntário e visa definir regras e mecanismos nas relações de investidores com entidades esportivas (confederações, federações e clubes). As cláusulas tratam das novas condições nas áreas de gestão, governança e transparência para efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades. Os contratos já em vigor serão respeitados. Após o período de dois anos, os novos patrocínios passarão a seguir as regras firmadas pelo acordo

As cláusulas do pacto foram estipuladas pelas próprias companhias. São signatárias do pacto: Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Estácio, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, McDonald´s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.

"O Pacto veio na esteira de algumas legislações como a lei anticorrupção e o artigo 18A da Lei Pelé. As principais regras são de transparência nos contratos e de participação dos atletas", explica Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, em depoimento no vídeo.

"Muitas empresas concorrentes no patrocínio se uniram em torno de uma melhoria do esporte. É uma iniciativa em que o Brasil se destaca, as empresas se destacam, o esporte dá um exemplo para outras áreas. Isso é inédito", complementa Daniela Castro, diretora executiva da entidade.

O vídeo pode ser visto site da Avesso, aqui.

Mais informações sobre o Pacto no site: http://pactopeloesporte.org.br/

Conheça a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, cerca de 60 atletas e ex-atletas pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do País.

Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para dar mais transparência às entidades esportivas. A mobilização que culminou na aprovação da emenda pode ser definida como uma ação de advocacy.

Em 2014, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta para os candidatos à Presidência.
A instituição ainda possui o programa Cidades do Esporte, realizado nas 12 cidades-sede da Copa. A iniciativa tem como objetivos promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/

Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br/

Tatiane Conceição Vergueiro / Doro Jr. - MTb 13209
tatiane@atletaspelobrasil.org.br - dorojr@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Vídeo sobre o lançamento do Pacto pelo Esporte
    (Divulgação)

  • Ana Moser
    (Marcos Mesquita)

  • Daniela Castro
    (Marcos Mesquita)

  • Atletas, empresários e Ministro dos Esportes no lançamento do Pacto
    (Marcos Mesquita)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato