Capa

Sexta edição do Festival Infantil de Rugby do Band-Saracens faz sucesso em São Paulo

30.09.2015  |    46 visualizações

Evento reuniu cerca de 1.000 pessoas no campo de treinamento do Band, ao lado do Parque Ibirapuera, e contou a participação de 300 meninos e meninas de 7 a 14 anos

São Paulo (SP) - Tradicional equipe de São Paulo, o Band-Saracens realizou a sexta edição de sua etapa do Circuito Paulista de Rugby Infantil. Organizado em parceira com a Federação Paulista de Rugby, o Festival contou com a participação de 300 meninos e meninas de 7 a 14 anos. O evento reuniu cerca de 1.000 pessoas no campo de treinamento do Band, ao lado do Parque Ibirapuera, e teve dez equipes participantes. Mais de 50 partidas foram realizadas e apitadas por 12 árbitros, com 600 litros de água consumidos pelos pequenos jogadores e 400 lanches distribuídos.

Em comum a todos os participantes, a certeza de que o evento foi um sucesso. "Todos que estiveram presentes gostaram muito do evento. Foi bem tranquilo e consideramos que, de todos as etapas realizadas pelo Band, esse foi o que tivemos a melhor organização e sentimos um retorno muito positivo das equipes. Conseguimos cumprir os horários sem nenhum atraso, tivemos participação de todas as áreas do Bandeirantes e de vários jogadores do adulto, como Martin, Marton, Rodrigo, Didier, entre outros", destacou Japinha, coordenador do evento.

"A etapa do Circuito Paulista de Rugby Infantil no clube do Band-Saracens foi um grande sucesso. Gostaria de agradecer a todos envolvidos na organização, porque nossas crianças adoraram. Foi muito bom, organizadíssimo e divertido. Com certeza um dos melhores eventos do gênero que já participamos. Aguardamos a realização do próximo", parabenizou Rafael, coordenador técnico do projeto social Rugby Para Todos.

Formato do festival - As disputas das categorias M-7 (de 5 e 6 anos), M-9 (7 e 8 anos), M-11 (9 e 10 anos) e M-13 (11 e 12 anos) não contaram pontos e, portanto, o que valeu foi a prática do esporte, sem cobrança por resultados. Assim, cumpriu-se a intenção de fazer com que os jovens desfrutassem do jogo, sem exigência e pressão. Uma medida adotada mundialmente em respeito à formação dos atletas, que começam a competir de fato a partir dos 14 anos.

"O Bandeirantes é pioneiro em termos de realização de festivais de rugby infantil na capital paulistana. O primeiro festival foi realizado 2010 com chancela da Federação Paulista de Rugby. O sucesso foi tão grande que a entidade adotou o modelo e criou o Circuito Paulista de Rugby Infantil, atualmente composto por oito etapas no ano, organizadas por diferentes clubes e associações", relembrou Joaquim Mina, presidente do Band-Saracens.

"O sistema dos festivais define que cada categoria joga de 3 a 4 jogos aleatórios, não havendo sistema de disputa, ou seja, não há um ganhador e um perdedor, apenas jogos contra equipes diferentes. No final, todos ganham medalha", contou Mina. "O campo de rugby do Bandeirantes foi dividido em quatro campos menores, em tamanhos seguindo as regras dos festivais, sendo que o M-13 corresponde a meio campo, na M-11 um quarto, na M-9 um oitavo e na M-7 contou comum espaço de 12 x 20 metros", concluiu.

Ideais do esporte - Em meio à Copa do Mundo de Rugby 2015, terceiro maior evento esportivo do planeta, realizado no Reino Unido até 31 de outubro, e com a reestreia nos Jogos Olímpicos marcada para o Rio de Janeiro, em 2016, a modalidade tem mostrado um crescimento notável nos últimos anos no Brasil. Melhor organizado, o rugby encontra cada vez mais praticantes, principalmente na nova geração de atletas.

"O ponto principal dos festivais, na minha opinião, é conseguir passar os princípios do rugby, como respeito, companheirismo, espírito de grupo, lealdade, hierarquia etc. A força de vontade e empenho dos atletas e colaboradores do clube fez a diferença para que a organização tenha sido excelente e, principalmente, que as crianças tenham gostado do festival", encerrou Joaquim Mina.

Sobre o São Paulo Saracens Bandeirantes - A história do Bandeirantes começou bem antes de sua fundação oficial em 1983. Em 1977 jovens jogadores que atuavam nas categorias de base do Colégio São Luis em São Paulo juntaram-se aos amigos que ingressavam na Faculdade Mauá para disputarem o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão na categoria adulto, conquistando o título nacional.

Em março de 1983, um grupo de jogadores, oriundos de diversos colégios e faculdades, decidiu montar um clube legitimamente brasileiro, com a cultura e a administração brasileiras. Assim nasceu o Clube de Rugby Bandeirantes, em homenagem às figuras históricas dos Bandeirantes de São Paulo, que desbravaram o Brasil.

Em 1984, a equipe disputou o acesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e conquistou o título, subindo para a Primeira Divisão, na qual permanece até hoje. A partir de 1985, conquistou todos os títulos possíveis do rugby brasileiro como quatro campeonatos nacionais (1988, 1995, 2001 e 2009), oito estaduais, Taça Ouro Brasil e Torneio do Mercosul.

O Bandeirantes também disputou vários jogos no exterior, contabilizando mais de 15 excursões por diversos países. A agremiação se destaca também por ter atletas regularmente convocados para a seleção brasileira. Em dezembro de 2013, ao completar 30 anos, realizou um projeto inédito na América do Sul ao oficializar parceria com o Saracens Rugby da Inglaterra, um dos principais clubes da Europa e do mundo, passando a se chamar Band Saracens.

Mais informações no site http://portuguese.saopaulosaracens.com/
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/BandRugby

Gustavo Coelho/ Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8783-7408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
25.10.2015

Equipe do Ibirapuera lutou até o apito final, mas parou na defesa paranaense e acabou eliminada do Campeonato Brasileiro de Rugby

23.10.2015

Semifinal do Campeonato Brasileiro de Rugby será realizada neste sábado (24), às 19 horas, no Estádio Ícaro de Castro Melo

19.10.2015

Equipe do Ibirapuera conquista nona vitória consecutiva e assegura segunda colocação na tabela de classificação

16.10.2015

Na segunda colocação, equipe do Ibirapuera enfrenta o já rebaixado Jacareí neste sábado, fora de casa