Capa

Projeto gaúcho apoiado pela campanha Pegada do Bem mostra poder da solidariedade

21.08.2015  |    383 visualizações Circuito Caixa

Ação social promovida pelo Brazil Run Series/Circuito CAIXA em 2014 gerou novas parcerias para o Complexo Esportivo Barro Vermelho, que voltará a ser beneficiado, durante a corrida do dia 30, em Porto Alegre

São Paulo (SP) - O Complexo Esportivo Barro Vermelho, de Vila Restinga, Rio Grande do Sul, é um exemplo de como uma simples doação de tênis desencadeia uma série de ações solidárias. Em 2014, por meio da Campanha Pegada do Bem, a entidade recebeu, além dos calçados para seus jovens atletas, visibilidade e propostas de novas parcerias. Concorrendo a um prêmio por seu trabalho junto à sociedade, o Barro Vermelho será mais uma vez o "alvo" da campanha, durante a prova de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, dia 30.

"A demonstração de solidariedade dos gaúchos, e toda a visibilidade que a campanha Pegada do Bem trouxe para nós, fez com que outras pessoas nos procurassem propondo parcerias para novas ações sociais", destaca José Luís Ventura, criador do Complexo Esportivo Barro Vermelho.

A campanha Pegada do Bem foi criada em 2014 com o objetivo de estimular a prática esportiva entre jovens carentes, nas cidades-sede do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Em sua primeira edição, a campanha arrecadou cerca de 900 pares de tênis para mais de 20 instituições e projetos nas 12 etapas da competição.

Beneficiado pela segunda vez pela ação social, o Complexo Esportivo Barro Vermelho foi criado em 1988 na Restinga, bairro a 30 km do centro de Porto Alegre atingido pela violência, tráfico de drogas e elevada taxa de evasão escolar. Cerca de 150 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos são atendidas pelo projeto, que conta com socióloga, assistente social, quatro educadores físicos e voluntários. O complexo tem parceria com a CAIXA e com a Sogipa. Os pequenos atletas que mais se destacam são enviados para treinar na equipe, a principal do Rio Grande do Sul no atletismo, que em contrapartida cede atletas de ponta para dar aulas e arbitrar os eventos do complexo.

Hoje, dois jovens criados no centro da comunidade de Vila Restinga se destacam na Sogipa: Ryan Padilha Severo e Gabriel Oliveira. Aos com 14 anos, eles já têm resultados expressivos em campeonatos estaduais, e estarão entre os cinco atletas do Barro Vermelho que disputarão a etapa de Porto Alegre do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, como convidados.

Reconhecimento - O Complexo Esportivo Barro Vermelho concorre ao Prêmio CAIXA de Melhores Práticas em Gestão Local. Os vencedores da edição 2015 serão conhecidos em 8 de dezembro, numa cerimônia em Brasília, e serão inscritos no Prêmio Internacional de Dubai. "É um grande reconhecimento pelo trabalho que fazemos aqui na Restinga. Torço para que isso também nos ajude a conquistar um bom patrocínio para o complexo", reforça José Luis Ventura.

Onde doar - Os tênis para o Complexo Esportivo Barro Vermelho poderão ser doados durante a retirada dos kits para a prova do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, na loja Centauro do Bourbon Shopping Country, na sexta-feira (28), das 10 às 20 horas, e no sábado (29), das 10 às 17 horas. No domingo, as doações também poderão ser feitas no Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova, no Anfiteatro Por do Sol.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8) e Recife (9/8), a competição vai a Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e Água Corsan, além da supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
08.12.2024

Última etapa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil foi realizada na capital do Espírito Santo, reunindo milhares de atletas amadores, incluindo o governador do Estado

05.12.2024

Após passar por dez cidades, a série de corridas de rua mais tradicional do Brasil chega a capital do Espírito Santo para as provas de 5km e 10km, com largada na Praça do Papa, a partir das 6h30

03.12.2024

Para garantir participação na etapa de encerramento da temporada 2024, corredores devem acessar o site oficial do evento até as 23h59

01.12.2024

Guilherme Kurtz e Jocasta Oliboni da Luz vencem nos 10km da categoria elite na prova disputada nesse domingo (1), que levou milhares de pessoas para as ruas da capital gaúcha