Capa

OUTROS

A um ano da Rio 2016, Atletas pelo Brasil não abre mão do legado olímpico

04.08.2015  |  522 visualizações
São Paulo (SP) - A exatamente um ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a associação Atletas pelo Brasil - iniciativa inédita no mundo que reúne 60 atletas e ex-atletas - torce para que a competição seja uma grande celebração do esporte, que garanta um relevante legado para o País.

Desde 2009, a entidade propõe metas e ações para que os Jogos deixem também um legado social e esportivo pois se trata de oportunidade única para o esporte.

Em 2011, os representantes da Atletas foram a Londres para verificar a proposta de legado. Lá foram traçadas diversas metas, como 1 milhão de habitantes a mais praticando atividade física e um programa federal de esporte em 450 escolas.

Para a Olimpíada do Rio, a Atletas definiu uma proposta ainda mais ousada e apresentou três metas de legado esportivo: garantia do esporte de qualidade em todas as escolas; aumento da atividade física pela população e melhoria do Sistema Nacional do Esporte.

Além disso, a associação está trabalhando em projetos como o Pacto pelo Esporte, que reúne empresas por mais gestão e transparência no esporte; Cidades do Esporte, que faz um acompanhamento do esporte nas cidades-sede da Copa e no grupo de trabalho que discute a melhoria do Sistema Nacional do Esporte.

Em conjunto com a Rems (Rede Esporte pela Mudança Social), fez campanha pela renovação da Lei de Incentivo ao Esporte e batalhou e ajudou a regulamentar o artigo 18-A da Lei Pelé que, entre outros pontos, estabelece limite de mandato para os dirigentes de federações e confederações, a transparência de contas e documentos e o controle social.

"Temos ainda muito trabalho pela frente. O recente Diagnóstico do Esporte (DIESPORTE) mostrou que metade da população brasileira é sedentária. Somente 30% das escolas públicas têm quadra coberta e são poucos alunos que acumulam 80 horas de educação física por ano. O legado que defendemos nunca foi foco de planos ou investimento. No último ano deste período olímpico uma luz se acendeu com a possibilidade de construção do Sistema Nacional de Esporte e do Plano Nacional de Esporte. O prazo é curto, portanto é importante aproveitar a chance para deixar um legado que sustente o que se conquistou e amplie o alcance, o esporte acontecendo para mais pessoas por todo o Brasil", alerta Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil.

A Atletas pelo Brasil existe há nove anos e aproveita para fazer um chamamento para todos serem protagonistas e participarem deste movimento democrático por um esporte e um país melhores. Como diz o lema do grupo, "o jogo só termina quando todo mundo vence".

Conheça a Atletas pelo Brasil - - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 60 atletas e ex-atletas pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do País.

Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para dar mais transparência às entidades esportivas. A mobilização que culminou na aprovação da emenda pode ser definida como uma ação de advocacy.

Em 2014, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta para os candidatos à Presidência. A associação também está ajudando a desenvolver um pacto setorial por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.

Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/

Conheça mais sobre a organização: http://atletaspelobrasil.org.br/

Tatiane Conceição Vergueiro / Doro Jr. - MTb 13209
tatiane@atletaspelobrasil.org.br - dorojr@zdl.com.br
F: 32855911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil
    (Atletas pelo Brasil / Divulgação)

  • Logomarca da Atletas pelo Brasil
    (Atletas pelo Brasil / Divulgação)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato