Capa

Atleta símbolo de superação em Salvador disputa Brazil Run Series/Circuito CAIXA

25.06.2015  |    946 visualizações Circuito Caixa

O baiano Petrônio Ferreira da Silva ficou conhecido por correr descalço, alcançou resultados expressivos entre os atletas de elite e é um dos destaques da prova deste domingo (28)

São Paulo - Muitos dos atletas que correm na orla das praias de Salvador conhecem bem Petrônio Ferreira da Silva, e já competiram a seu lado. Aos 50 anos, o veterano mostra disposição e garra nas corridas locais. Um dos participantes do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA na capital baiana, neste domingo (28), Petrônio guarda uma história de conquistas na elite brasileira do atletismo e superação pessoal.

"O Petrônio é muito querido entre os atletas da região. É um atleta humilde, de poucos recursos. Teve uma vida difícil, na juventude, sofreu com o alcoolismo, e se encontrou na corrida", conta André Araújo, treinador da Corpus Vitalle, que orienta Petrônio.

Durante boa parte de sua trajetória no esporte, o atleta correu descalço, chamando atenção dos adversários. Mesmo sem um par de tênis, chegou a figurar na elite do atletismo brasileiro. Entre suas conquistas, está o quinto lugar na Maratona de Curitiba, uma das mais duras do país, há 15 anos, quando Diamantino dos Santos, um dos grandes destaques da época, sagrou-se vencedor. Em 2013, Petrônio foi o vice-campeão da Maratona de Recife, atrás de Eliésio Miranda.

"É um atleta especializado em longas distâncias, como meia-maratona e maratona. Mas também corre bem os 10 km. Hoje ele já não compete tanto, até pela idade. Mas continua no pódio. No domingo passado, foi vice-campeão de uma corrida da Marinha, aqui em Salvador, na sua faixa etária", conta André. "E não precisa mais competir descalço, porque os atletas da equipe sempre conseguem tênis usados, bons, para ele."

Correr descalço virou um hábito que Petrônio ainda segue, às vezes, apenas como lazer. Hoje, o atleta divide os treinos com a fabricação de pães caseiros, vendidos na vizinhança, para manter o seu sustento. E conta com a solidariedade dos amigos da Corpus Vitalle, que o ajudam com a divulgação boca a boca do seu trabalho, além da doação dos tênis.

Pegada do Bem - Como Petrônio, outros atletas podem ser incentivados a seguir no esporte com um simples par de tênis. Para esses atletas, o Brazil Run Series/Circuito CAIXA criou a campanha Pegada do Bem, que arrecada pares de calçado em todas as cidades por onde passa. Em Salvador, os tênis doados serão entregues ao projeto Bahia Terra da Velocidade. Criado em 2007, o projeto atende cerca de 20 meninos e meninas, divididos em turmas de 7 a 14 anos e de 14 a 18 anos, numa região carente em Itapoã.

Os tênis usados, e em bom estado, poderão ser doados em duas ocasiões: durante a retirada dos kits de participação (veja abaixo) ou durante a corrida, domingo (28), no Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova.

Kits de participação - Todos os competidores da corrida noturna em Uberlândia receberão uma camiseta em tecido tecnológico, uma sacola ecologicamente correta e um número de peito, durante a retirada do kit de participação. O kit será entregue na loja Centauro do Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 2915), na sexta-feira (26), das 10 às 20 horas, ou no sábado (27), das 10 às 17 horas. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem, no sábado, das 5h30 às 7 horas, e devolvê-lo após o evento. No dia da prova, ainda serão distribuídas viseiras esportivas e medalhas de participação para quem cruzar a linha de chegada.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6) e Salvador (28/6), a competição vai a Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Brasília (8/11), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Salvador, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Água Mineral Indaía e Citrus, além da supervisão técnica da CBAt e Federação Baiana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3258-5911 e (11) 98457-9704
Leia também...
08.12.2024

Última etapa da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil foi realizada na capital do Espírito Santo, reunindo milhares de atletas amadores, incluindo o governador do Estado

05.12.2024

Após passar por dez cidades, a série de corridas de rua mais tradicional do Brasil chega a capital do Espírito Santo para as provas de 5km e 10km, com largada na Praça do Papa, a partir das 6h30

03.12.2024

Para garantir participação na etapa de encerramento da temporada 2024, corredores devem acessar o site oficial do evento até as 23h59

01.12.2024

Guilherme Kurtz e Jocasta Oliboni da Luz vencem nos 10km da categoria elite na prova disputada nesse domingo (1), que levou milhares de pessoas para as ruas da capital gaúcha