São Paulo (SP) - Quentão e vinho quente, canjica, doce de abóbora, maçã do amor, curau, paçoca... Mesmo para os atletas mais dedicados, manter a linha durante as festas juninas pode ser um desafio e tanto. Mais ainda no Nordeste, onde a tradição ganha força e arrasta multidões. Moderação é a palavra de ordem para quem vai competir durante este mês. E alguns quitutes presentes nos festejos podem até ser aliados durante a corrida.
"O maior problema é a combinação de certas comidas com bebidas alcoólicas. Aqui em Salvador, o licor é tradicional, mas é bom os atletas evitarem o seu consumo", alerta o Dr. Moisés Feitosa, nutricionista da SportMed, de Salvador. Com 15 anos de experiência em nutrição esportiva, Moisés já trabalhou no Esporte Clube Bahia, e hoje atende atletas do MMA, como sparrings do Minotauro, e nadadores que disputam a tradicional Travessia de Salvador. "Também é bom tomar cuidado com os doces, como maçã do amor, chocolates."
Por outro lado, pratos como a canjica e o arroz doce são fontes de carboidratos, importantes para os atletas. A mesma coisa vale para o milho. "Assado ou cozido, é ótimo para quem corre. Tanto que seu carboidrato entra na composição do gel utilizado durante as provas. No corpo, ele se transforma em glicogênio, que é a gasolina muscular dos atletas, e ajuda na recuperação do corpo, após o esforço físico", explica Moisés. "No dia da corrida, o milho pode substituir o pão no café da manhã."
Outro bom aliado para os atletas é o amendoim, fonte de proteína. "Há quem considere a gordura vegetal do amendoim tão importante para os corredores quanto o carboidrato do milho", aponta o nutricionista. Mas nada de exagerar no consumo. Para chegar com boa forma às disputas do final do mês, como a terceira etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, vale o bom senso. "Em geral, no máximo duas espigas de milho ou uma mão de amendoim são suficientes, mas cada atleta tem o seu biótipo e as suas metas. Basta consumir com moderação", ensina Moisés.
Brazil Run Series/Circuito CAIXA - A terceira etapa da competição chega a Salvador no dia 28, com os principais fundistas da elite brasileira, valendo pontos para o ranking nacional de corrida de rua. Para os amadores, tanto aqueles em busca de recordes pessoais como aqueles que só querem se divertir, a prova promete percursos velozes de 5 km e 10 km, na orla das praias da Pituba e Boca do Rio, com belas paisagens. A largada será às 7 horas. As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento, www.circuitocaixa.com.br, com o valor de R$85,00 e desconto de 50% para maiores de 60 anos.
Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6) e Salvador (28/6), a competição vai a Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Brasília (8/11), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Salvador, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Água Mineral Indaía e Citrus, além da supervisão técnica da CBAt e Federação Baiana de Atletismo.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa
Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:
Twitter: @ZDLcomunica
Facebook: ZDL Comunicação
ZDL - Juliana Leite (MTB 49.580)
E-mail: juliana@zdl.com.br
Tels: Juliana (11) 3258-5911 e (11) 98457-9704