São Paulo (SP) - Um conjunto de 25 empresas patrocinadoras está em um grupo de trabalho construindo um pacto que definirá regras para patrocínio de entidades esportivas. A iniciativa teve início em parceria entre Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte, com apoio do Mattos Filho Advogados.
"As empresas integrantes do pacto estão em sintonia com a sociedade brasileira, que pede mais gestão e transparência no esporte. O acordo trará melhorias ao mercado esportivo, ao trabalho dos atletas, bem como resultados e benefícios ao público que gosta de esporte", afirmou Daniela Castro, diretora-executiva da instituição.
O Pacto pelo Esporte definirá um conjunto de regras positivas para que as entidades esportivas obtenham patrocínio. O pacto é voluntário, autorregulado e tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente.
O pacto está em fase final de elaboração e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2015. A última reunião do grupo ocorreu no dia 26 de maio. O projeto ainda está aberto à participação de novas empresas.
Fazem parte do grupo de trabalho as empresas: Abril Educação, Aché Laboratórios, ÁPICE - Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, Ambev, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Centauro, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Ernest&Young, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, McDonalds, Nestlé, Nissan do Brasil, Odebrecht, P&G, Pão de Açúcar, TetraPak, Vivo, Volkswagen do Brasil e Wright Capital Wealth Management. Juntas, essas empresas investem pelo menos R$ 550 milhões por ano no esporte.
Conheça a Atletas pelo Brasil - - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 60 atletas e ex-atletas pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do País.
Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para dar mais transparência às entidades esportivas. A mobilização que culminou na aprovação da emenda pode ser definida como uma ação de advocacy.
Em 2014, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta para os candidatos à Presidência. A associação também está ajudando a desenvolver um pacto setorial por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.
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Tatiane Conceição Vergueiro / Doro Jr. - MTb 13209
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