São Paulo (SP) - Destaque da esgrima no País, Roberto Lazzarini, da Atletas pelo Brasil, foi a Manaus para entregar ao secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Elvys Damasceno, nesta quinta-feira (16), o I Relatório Cidades do Esporte. O documento apresenta um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Manaus não validou os dados para o relatório.
Nesta quinta-feira (16), contudo, Elvys Damasceno reafirmou a parceria do governo municipal com a ONG. "Ele comprometeu-se a nos ajudar no que for preciso. Isso ficou muito claro", comentou Roberto Lazzarini. "Também fiquei surpreso com a importância dada às lutas na cidade, em especial o iiu-jitsu, que tem uma bela história no Estado, com um número significativo de técnicos e praticantes. Foi uma viagem muito positiva e bem sucedida."
"Durante a reunião, o secretário nomeou Resala José Semen como articulador do relatório na cidade", acrescentou Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas da Atletas pelo Brasil, que também participou do encontro. Ainda estiveram presentes Jean Carlo Azevedo da Silva, da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e Osvaldo Alves, assessor do prefeito de Manaus. Osvaldo comprometeu-se a entregar ao prefeito uma cópia do relatório.
Confira o relatório completo clicando
aqui.
Esportes para crianças e idosos - Roberto Lazzarini destacou-se como maior medalhista da esgrima brasileira em torneios sul-americanos, com 11 medalhas, e soma 22 títulos brasileiros individuais em todas as categorias do esporte. Hoje associado à Atletas pelo Brasil, teve uma agenda cheia em Manaus.
Nesta quarta-feira (15), Lazzarini e Silvia Gonçalves visitaram o Parque do Idoso, complexo esportivo e de lazer mantido pela Fundação Doutor Thomas, integrada à administração pública municipal. O parque atende cerca de 3.500 idosos de Manaus e arredores, com uma boa estrutura para a prática de atividade física, esportes e lazer. Já nesta quinta, o encontro foi com as crianças do projeto Aprender, Conviver e Lutar, mantido pela prefeitura, com aulas de jiu jitsu para os alunos do CMEI Padre Pedro Gabriel. Idealizadores do projeto, Alexandre Romano e Roni Melo destacaram que o objetivo é educar por meio do esporte.
Sobre o Cidades do Esporte - O Programa Cidades do Esporte teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. A Atletas pelo Brasil, com o apoio do Uniethos, criou um questionário (Matriz de Indicadores), que foi enviado às cidades. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil reuniu e validou as informações do questionário, que serviram para o diagnóstico da realidade do esporte em cada município.
O Programa possui um Comitê de Governança formado pelo Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.
Conheça a Atletas pelo Brasil - - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 60 atletas e ex-atletas pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do País.
Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que criou regras para dar mais transparência às entidades esportivas. A mobilização que culminou na aprovação da emenda pode ser definida como uma ação de advocacy.
Em 2014, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta para os candidatos à Presidência. A associação também está ajudando a desenvolver um pacto setorial por mais transparência, integridade e gestão no esporte brasileiro.
Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/
Conheça mais sobre a organização:
http://atletaspelobrasil.org.br/
Tatiane Conceição Vergueiro / Doro Jr. - MTb 13209
tatiane@atletaspelobrasil.org.br - dorojr@zdl.com.br
F: 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação