São Paulo (SP) - O I Relatório Cidades do Esporte, da ONG Atletas pelo Brasil, apresenta um diagnóstico da situação do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O documento foi lançado na Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social 2014, no final da semana passada, em São Paulo (SP), e tem dados analisados de dez cidades: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Distrito Federal e Cuiabá (MT). Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ) não validaram seus dados.
Segundo as informações fornecidas, a cidade possui pátio externo para atividade física em 96% das escolas da rede municipal, sendo que 76% têm quadra poliesportiva externa e 57%, quadra coberta ou ginásio.
Natal foi uma das poucas cidades analisadas a informar a extensão de calçadas em boas condições de manutenção: pouco menos de 50% do total reportado pelo município.
A capital do Rio Grande do Norte ainda pode avançar no campo institucional da área do esporte e atividade física pois, embora tenha Secretaria Municipal dedicada ao tema, inexistem Conselho Municipal de Esporte, Fundo Municipal do Esporte, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, bem como planos municipais de esporte e mobilidade aprovados pela Câmara Municipal.
Confira I Relatório do Cidades do Esporte completo: http://atletaspelobrasil.org.br/arquivos/Primeiro_Relatorio_CidadesdoEsporte.pdf
Sobre o Cidades do Esporte - O Programa Cidades do Esporte teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. A Atletas pelo Brasil, com o apoio do Uniethos, criou um questionário (Matriz de Indicadores), que foi enviado às cidades.
Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil reuniu e validou as informações do questionário, que serviram para o diagnóstico da realidade do esporte em cada município.
O Programa possui um Comitê de Governança formado pelo Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.
Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e pelos avanços sociais do País, por meio do esporte.
A Atletas pelo Brasil defende uma proposta de legado esportivo que contenha, principalmente, dois pontos: aumento da atividade física no País e esporte de qualidade em todas as escolas. A organização também desenvolve pesquisas e o programa Cidades do Esporte.
Em 2013, a associação contribuiu para a aprovação do artigo 18-A da Lei 12.868, que modificou a Lei Pelé e criou regras para dar mais transparência para as entidades esportivas do Brasil. E, neste ano, a Atletas pelo Brasil divulgou uma carta compromisso para os candidatos à presidência da República.
Saiba mais sobre os associados: http://atletaspelobrasil.org.br/quem-somos/os-atletas/
Conheça mais sobre a organização:
http://atletaspelobrasil.org.br/
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação