São Paulo (SP) - Atletas da equipe de alto rendimento das Categorias de Base da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) aproveitaram o principal concurso de salto do continente para adquirir experiência e comemorar as medalhas conquistadas há dez dias nos Campeonatos Americano e Sul-americano da Juventude em Santiago, no Chile, onde os brasileiros conquistaram sete das oito medalhas de ouro disponíveis.
Giulia Scampini, Pedro Egoroff, Frederico Antelo, Giovanna de Freitas, Rafael Moderno, Rafaela Piovesan e Thales Marino estiverem entre os medalhistas americanos que saltaram entre 15 e 19 de outubro na Sociedade Hípica Paulista (SHP), em provas nacionais do Longines São Paulo CSI-W Indoor. Ao lado do técnico da Equipe Jovem, Caio Sérgio de Carvalho, e do chefe de delegação, Constantino Scampini, também diretor de Categorias de Base da CBH, os jovens atletas receberam justa homenagem da CBH e da SHP em meio às provas disputadas no sofisticado picadeiro coberto.
"Além de ser o principal concurso do país, tecnicamente é mais difícil por ser indoor e pela armação do Guilherme Jorge (será o responsável pelos percursos nos Jogos Rio 2016), em alto nível, com padrão internacional. O aprendizado para os jovens não vem apenas na disputa das provas, mas também em tudo o que eles observam. Dá para assimilar muita informação importante e levar para a prática", relatou Caio Sérgio, também coordenador de Salto da CBH.
Sobre a homenagem, o técnico da Equipe Jovem considerou a ação como mais um estímulo para que seus atletas continuem no rumo certo. "É um reconhecimento e uma nova motivação para que continuem sempre melhorando. Se vai ganhar ou não, é outra história. O que importa é adquirir condições de competir com chances reais de vitória". O próximo foco das categorias de base é a Copa das Nações em fevereiro de 2015 em Wellington, na Flórida (EUA), onde o Brasil conquistou neste ano o bicampeonato na categoria júnior e a medalha de prata na children.
Força jovem na Hípica Paulista - Depois do GP, a prova mais importante do Indoor de 2014 foi o Clássico. Entre os melhores conjuntos do País, Giulia, de 17 anos, não se intimidou e zerou a pista duas vezes para ficar com o sétimo lugar na prova vencida por José Reynoso Filho. "Foi muito bom ver que posso competir com os atletas mais experientes. É uma grande aula disputar o mesmo concurso que o Doda, o Reynoso e outros cavaleiros top disputam", avaliou a bicampeã americana júnior, que montou Keep on Fighting, em Santiago e na SHP.
Em outras provas do concurso que levou 36 mil torcedores à arena da SHP, Frederico Antelo (Platina Z) conquistou a medalha de ouro na categoria pré-júnior. Ele foi prata por equipe no Americano, em Santiago. O mirim Pedro Egoroff (BO PME), campeão por equipe na competição chilena ao lado de Thales Marino, conquistou a prata na prova indoor de 1,20m. Giovana de Freitas e Rafaela Piovesa, prata por equipe pela mirim no Americano, também competiram na SHP. Todos representando a Federação Paulista de Hipismo.
Mais informações no site cbh.org.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/ConfederacaoBrasileiraHipismo
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Claro: 9 7602-2986
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação