Melhores cavaleiros do Brasil decidem o Longines São Paulo CSI-W Indoor neste domingo
18.10.2014
| 74 visualizações
-
Brambilla recebe premiação
Luis Ruas/SHP
-
<p>Lucas Brambilla venceu a prova de 1,45m
Luis Ruas/SHP
-
Doda Miranda, sexto lugar (1,45m)
Luis Ruas/SHP
-
Andréa Ferreira venceu a prova de 1,40m
Luis Ruas/SHP
-
Melissa Lopes lidera Jovem Cavaleiro 1,20m
Luis Ruas/SHP
-
Pedro Egoroff lidera Mirim 1,20m
Luis Ruas/SHP
-
<p>Luca Delgado (Jovem Cavaleiro A 1,15m)
Luis Ruas/SHP
-
Lidson Aranha (Máster A 1,15m)
Luis Ruas/SHP
-
Pódio Amador A 1,15m
Luis Ruas/SHP
-
Pódio Pré-Mirm 1,15m
Luis Ruas/SHP
Grande Prêmio começa às 14h30 com 46 conjuntos na Sociedade Hípica Paulista; prova de qualificação teve vitória portuguesa
São Paulo (SP) - Chegou o dia mais esperado do principal concurso de salto do continente em picadeiro coberto. Os 46 melhores conjuntos do País, inclusive o medalhista olímpico Doda de Miranda, prometem levar emoção ao público que deve lotar a arena da Sociedade Hípica Paulista (SHP), com entrada franca, neste domingo (19). O Grande Prêmio começa às 14h30 e um dos destaques é o cavaleiro Lucas Martins Brambilla, representante de Portugal, vencedor da prova internacional de qualificação para o Longines São Paulo CSI-W Indoor.
Montando Busch Van Het Prinsenveld, Lucas zerou o percurso duas vezes, na primeira passagem e no desempate disputado por nove conjuntos. Após vencer Fernando Costa (Valdisere) por apenas 50 centésimos, o campeão, de 29 anos, acompanhou emocionado, o hasteamento da bandeira portuguesa no picadeiro da SHP. Luis Felipe Alves (Valdez Assolute) foi o terceiro colocado, enquanto Doda (Ariness Vant Wolferink) ficou em sexto lugar.
Assim que desmontou, Lucas extravasou sua emoção pelo celular. "Gordinha, você não acredita, o hino de Portugal tocou pela primeira vez! Se Deus quiser vamos tocar domingo, de novo, vozinha!", comemorou radiante de felicidade, o cavaleiro gaúcho em ligação para Pelotas (RS), onde vive a avó portuguesa, Norma Martins, carinhosamente chamada de Gordinha pelo neto Lucas, que dedicou a vitória também ao avô, Armindo. "Devo minha naturalização a eles, mas também estou pensando em minha esposa e na minha filha".
A opção pela mudança de nacionalidade é recente e tem como objetivo representar Portugal no Campeonato Europeu e em outras competições importantes, como os Jogos Olímpicos. "Tomei a decisão neste ano, após vencer o Campeonato Brasileiro em 2013. Internacionalmente, optei por competir por Portugal". Lucas pretende levar a energia da vitória para domingo. "Serão os mesmos conjuntos, mas o nível técnico do GP será mais alto. Agora estamos mais confiantes ainda, eu e o cavalo. Aliviei o peso e entrarei na pista, mais tranquilo".
Doda zerou duas vezes - Principal atleta do GP, ganhador de duas medalhas olímpicas por equipe, em Atlanta e em Sydney, Doda de Miranda disputou a primeira prova internacional com duas montarias, Willen e Ariness, e fez pista limpa em ambas as passagens, porém, perdeu um ponto com Willen por excesso de tempo. Com Ariness ficou em sexto, ao derrubar o último obstáculo no desempate. "Gostei muito do concurso, não cometi faltas. No desempate, tentei fazer um lance a menos para reduzir o tempo, mas a égua não tem muita experiência. Exigi demais, eu errei", reconheceu Doda, assumindo a responsabilidade de forma consciente.
"O Guilherme (Jorge, armador do percurso) armou muito bem, com grau de dificuldade progressiva. Vi que será possível saltar o GP com as duas montarias. O Willen tem mais experiência, mas a Ariness também está preparada. Será uma ótima competição", afirmou o cavaleiro mais bem colocado no ranking da Federação Equestre Internacional (38º), residente na Bélgica e que veio a São Paulo especialmente para o concurso.
Entre os atletas mais experientes, o medalhista pan-americano e vencedor da prova de 1,35 no The Best Jump, em Porto Alegre, no início do mês, Vitor Alves Teixeira (Boomerang), também zerou a primeira passagem. Acabou a prova de qualificação em nono, mas acredita que no GP será mais bem sucedido. "O cavalo não saltava há muito tempo, desde a final do indoor de Porto Alegre, em agosto. Eu fiz a primeira curva muito rápida e ele me pregou uma peça, mas para domingo vai melhorar bastante. O forte dele é a potência".
Concursos nacionais definem campeões - Na prova anterior à qualificação para o GP, na sexta-feira (17), Andrea Ferreira (Maloubet Xangó) venceu com obstáculos a 1m40. O mesmo conjunto já havia vencido, na véspera, a prova de 1m35 para cavalos de sete e oito anos. A amazona da Bahia, que representa a Federação Paulista de Hipismo (FPH), foi vice na primeira prova de 1,40, com Litchin Xangó. José Luis Carvalho (Celena DML), também da FPH, foi o segundo e o gaúcho Denis Gouvea, o terceiro colocado.
Na primeira disputa deste sábado (18), foram definidos os campeões das quatro categorias na prova de 1,15m. A catarinense Isadora Junckes (CH Fênix), venceu na amador A. Luca Delgado (Cristan SJS) ficou com o título na jovem cavaleiro A, pela FPH. Lidison Aranha (SS Racador), também pela FPH conquistou a máster A, enquanto Henrique Lorenzo (Belt Carlota) foi o melhor na pré-mirim, representando a Federação Equestre Paraibana.
A prova de 1,20m classificou os 50% melhores de cada categoria para a final de domingo. Os conjuntos carregam os pontos para a decisão. João Roberto Marinho (Made in Rouge), do Rio de Janeiro, lidera a amador. Na jovem cavaleiro, Melissa Pereira Pinto (Rinete do Top), pela FPH, está em primeiro lugar. Beatriz Resende (Corradino) é a líder na máster e o paulista Pedro Egoroff (BO PME) é o mais bem classificado na mirim.
Carro e cavalo na mesma disputa - Dois pilotos da Stock Car trocarão as pistas neste domingo (19) pelo picadeiro coberto da Sociedade Hípica Paulista. Daniel Serra e Giuliano Losacco serão destaque na prova Sky Carro e Cavalo, penúltima do Longines São Paulo CSI-W Indoor. Entre os cavaleiros já garantiram presença o medalhista olímpico Doda Miranda, o bicampeão do ranking brasileiro Sênior Top, José Roberto Reynoso Fernandez Filho e a bicampeã americana da juventude Giulia Scampini.
Dez duplas formadas por um piloto e um cavaleiro vão percorrer a mesma pista. Enquanto os conjuntos saltam os obstáculos tradicionais de um concurso hípico, os carros terão de contornar os cones. Obstáculos e cones derrubados significarão pontos perdidos que serão convertidos em tempo. Após saltar, o cavaleiro desmonta e corre para o banco do passageiro para dar largada com seu piloto parceiro. Vence quem obtiver menor tempo somando-se os desempenhos de carro e cavalo.
Transmissão ao vivo - O site da Sociedade Hípica Paulista (www.shp.org.br) transmite o concurso na íntegra, ao vivo. As imagens em alta definição, produzidas por cinco câmeras da Flix TV, são retransmitidas pelos portais do Estadão, RedeTV e FEI TV. Os sites interessados em obter as imagens para transmissão ao vivo, podem solicitar o link pelo e-mail: redação@zdl.com.br .
No interior da arena, o público, estimado em 30 mil pessoal ao longo dos cinco dias, acompanha as provas ao vivo em um telão suspenso, a exemplo do que acontece nos principais concursos indoor da Europa e Estados Unidos. A Longines, patrocinadora mundial do hipismo, enviou a São Paulo cinco profissionais especialmente para cuidar da cronometragem, conforme padrões internacionais exigidos pela FEI e utilizados nos principais concursos mundiais.
Programação
Dia 19 - domingo
09h00 - Prova 16 - CSN 1,25m
11h30 - Prova 17 - CSN - 1,35m
13h30 - Leilão beneficente
14h30 - Prova B - CSI - 1,50m / Longines Grand Prix CSI-W Indoor
16h45 - Desafio Sky Carro e Cavalo
18h00 - Prova B - CSI - 1,50m - Desempate / Longines Grand Prix CSI-W Indoor
O Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014 tem organização da Sociedade Hípica Paulista com chancela da Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional. Patrocinam o evento Longines, Hyundai, Coelho da Fonseca, Intermarine, Café Três Corações, Artefacto Beach & Country, Agaxtur, Momuusk, Dicate, Sky e Cia City com apoio de By Kamy, Ceratti, Hotel Tryp, Meta Solutions, Shopping Market Place, BR Mobile, Greenext e Chivas Regal.
Mais informações, resultados e transmissão ao vivo no site www.shp.org.br
- na fan page : www.facebook.com/SociedadeHipicaPaulista
- Instagram: SociedadeHípicaPaulista
Ary Pereira Jr. - MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Tim: 9 9275-7044 / Vivo: 9 7602-2986
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação