Empresa brasileira revoluciona mercado com produto inovador para dor
16.10.2014
| 1.092 visualizações
TERCEIROSETOR
-
Moacyr Bighetti, diretor da Medecell
Divulgação
-
Moacyr quer ampliar o mercado em 2015
Divulgação
-
Produto é vendido no Brasil e Chile
Divulgação
-
Tanyx tem tecnologia TENS
Divulgação
Medecell do Brasil apresenta Tanyx, que tem como usuários os jogadores de futebol Neymar e Júlio Cesar. Produto já está no Brasil e Chile e, em 2015, chegará nos EUA e América Latina
São Paulo (SP) - A luta contra as dores no corpo ganhou um grande aliado graças a uma empresa brasileira. A Medecell do Brasil desenvolveu o Tanyx, produto inovador, que promete mudar os tratamentos para dores em geral, como lombalgia, cervicalgia, fibromialgia, além de artrite, dores de cabeça e cólicas menstruais. Tanyx é o primeiro aparelho com tecnologia TENS (Transcutaneous Eletric Nerve Estimulation - ou Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) autoaplicável, de baixo custo, descartável e pronto para uso. Pode ser encontrado em farmácias e em alguns casos se mostra mais eficiente do que analgésicos e anti-inflamatórios, com a vantagem de que não possui efeitos colaterais.
"A ideia é que as pessoas possam considerar utilizar o Tanyx para qualquer tipo de dor e em qualquer lugar e com a vantagem de não ter efeitos colaterais, risco de overdose, interação medicamentosa, ou outros efeitos indesejáveis, ao contrário de outros aparelhos com a mesma tecnologia TENS, que eram usados comente em ambientes médicos", destaca Moacyr Bighetti, diretor da Medecell do Brasil.
Tanyx teve seus estudos clínicos realizados no Departamento de Dor do Hospital das Clinicas no Campus da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), e obteve a patente expedida nos EUA e o registro concedido junto ao mais rigoroso órgão regulatório em saúde no mundo, o FDA (Food and Drug Administration). Em 2010, o produto já havia obtido o registro junto à ANVISA. "Não se trata de medicina alternativa, mas algo médico e com respaldo cientifico, e por isso que a empresa acredita que pode mudar a forma como as pessoas tratam a dor no seu dia-a-dia", completa Moacyr.
Com a obtenção do registro junto ao FDA, três laboratórios multinacionais já se interessaram pelo distribuição o Tanyx nos EUA. "Isso é a demonstração do sucesso do produto. Tanyx chega como uma revolução no mercado para o tratamento de dores, colocando à disposição do público em geral algo que antes estava restrito a profissionais da área de saúde, principalmente fisioterapeutas. É importante ressaltar que é uma das poucas patentes de produtos brasileiros expedida nos EUA e também está patenteado na União Europeia, China, Índia, Canadá, México, Argentina, África do Sul, Austrália, Japão, Rússia, entre outros. Isso comprova a qualidade desse produto brasileiro", afirma o diretor da Medecell do Brasil. Atualmente o produto é vendido no Brasil e Chile e a preivsão é que, em 2015, seja comercializado também nos Estados Unidos e outros países da América Latina.
Outra novidade para o próximo ano é o lançamento de três "adaptações" do produto original, um para cada tipo de dor, como as cólicas menstruais e dores de cabeça.
Tanyx chamou a atenção e foi destaque nos meios de comunicação durante a Copa do Mundo 2014, quando o jogador Neymar se tratou de uma lesão da partida contra o Chile para o confronto com a Colômbia. "A grande vantagem do Tanyx é que ele pode ser usado à beira do campo, nas viagens, intervalos de jogos e treinos", diz Luiz Rosan, fisioterapeuta da Seleção Brasileira. Além da equipe do Brasil, fisioterapeutas do Corinthians e São Paulo já utilizam o produto.
Em função do sucesso do Tanyx, a empresa fabricante pretende continuar investindo nas novas gerações do produto, além de sua extensão de linha. "Ele inibe a dor através da emissão de sinais elétricos focados e controlados pelo usuário. Nosso objetivo é tirar a dor com o apertar de um único botão", fala Guillermo Bernales, gerente da Medecell Chile, unidade responsável pela produção, referindo-se aos novos lançamentos da empresa.
Comprovação - Uma análise clinica realizada no Brasil pelo laboratório Farmoquimica, que distribui Tanyx pelo País, com 4 mil médicos e 20 mil pacientes, demonstrou que o produto foi eficaz em 95% das indicações, sendo que 98% dos médicos disseram que voltariam a prescrevê-lo, enquanto 92% dos pacientes disseram que voltariam a utilizá-lo. Um caso de aceitação poucas vezes visto para um produto em geral.
Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação