Capa

NATAÇÃO

Conselhos de Gustavo Borges para melhorar o nado borboleta

As dicas farão a diferença no início e nas saídas dos estilos borboleta, crawl e costas

02.10.2014  |  1.106 visualizações
São Paulo (SP) - Antigamente, o nado borboleta era conhecido como nado golfinho e um dos movimentos mais utilizados nesse estilo são as "golfinhadas" ou ondulações. O quatro vezes medalhista olímpico Gustavo Borges ensina um exercício para executar da melhor forma o movimento.

"A golfinhada é um movimento de pernas que é usado durante todo o nado borboleta e também é utilizado durante a fase submersa dos nados crawl e costas. A diferença de uso é que, ao iniciar o nado crawl e costas, muda-se a perna para o movimento normal (alternado), e, no nado borboleta, se mantém o mesmo movimento", fala Gustavo.

Para fazer uma golfinhada é necessário utilizar o movimento que tem início no quadril, dando maior força para as pernas. Depois, deve-se estender os braços acima da cabeça (posição de streamline) e, ao impulsionar a parede com os pés, o movimento começa. Normalmente, são três ou quatro ondulações. "Com o tempo e prática, o nadador poderá sentir e ver a força que este fundamento tem no início dos nados e saídas e como ele pode fazer a diferença", completa Gustavo.

Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ojrIAV3MqOM&list=UUhEKTE3RZEHD3orM88UTCJQ

Sobre Gustavo Borges - Gustavo Borges nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1972, mas cresceu na cidade de Ituverava (SP), onde começou a nadar, quando tinha dez anos. Disputou quatro Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004) e conquistou quatro medalhas olímpicas (duas pratas e dois bronzes). Além disso, tem no currículo dezenove medalhas em Jogos Pan-Americanos, o que o faz, até hoje, o atleta brasileiro com maior número de medalhas na competição. Gustavo também quebrou diversos recordes sul-americanos e quatro recordes mundiais.

Em 1989, com 17 anos, mudou-se para São Paulo, para defender o EC Pinheiros e obteve as primeiras vitórias no Troféu Brasil, maior torneio do país na época. Em 1990, Maria Lenk o indicou para a Bolles School, em Jacksonville, na Florida (EUA), onde pode aperfeiçoar a natação e estudar. Em 1992, o atleta entrou para a Universidade de Michigan, onde se graduou em Economia. Enquanto competia, inaugurou duas academias de natação, uma em São Paulo e outra em Curitiba.

Após a Olimpíada de Atenas-2004, Gustavo se aposentou e passou a dedicar sua vida à Metodologia Gustavo Borges (MGB), voltada para o aprendizado aquático. O método tem mais de 300 credenciados em escolas, academias e clubes no País, já ensinou a nadar 170 mil crianças e jovens brasileiros e formou cerca de 5 mil professores. Também é sócio em cinco academias, uma em São Paulo, uma em Londrina (PR) e três em Curitiba (PR), que atendem 8 mil alunos.

Em março de 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame (o Hall da Fama da natação mundial), sendo o segundo brasileiro a receber a honraria - a primeira foi Maria Lenk. Faz parte do conselho executivo da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), considerada uma das mais importantes associações do mercado de saúde e fitness do mundo.

As medalhas olímpicas:
Prata - 100m livre em Barcelona/1992
Prata - 200m livre em Atlanta/1996
Bronze - 100m livre em Atlanta/1996
Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000

Mais informações no site www.gustavoborges.com.br
pelo twitter @gusborges
e pela Fanpage do facebook do Gustavo Borges

Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Gustavo Borges é quatro vezes medalhista olímpico
    (Satiro Sodré)

  • A Metodologia Gustavo Borges já ensinou mais de 170 mil pessoas a nadar
    (Divulgação)

  • Gustavo também é empresário e palestrante
    (Flaviane Paes / Divulgação)

Leia também...

08.12.2016

Metodologia Gustavo Borges (MGB) realiza 100ª Certificação de Professores em São Paulo (SP)

A capacitação está marcada para este fim de semana (10 e 11), na Academia Gustavo Borges Morumbi

01.12.2016

Metodologia Gustavo Borges (MGB) tem Certificação de Professores em Porto Alegre (RS)

Capacitação, programada para este fim de semana, será realizada na ACM, na região central da Capital Gaúcha

29.11.2016

Gustavo Borges participa de evento na Olímpia Academia em Mogi das Cruzes (SP)

Serão diferentes atividades, na próxima segunda-feira (5.12), na academia credenciada pela Metodologia Gustavo Borges (MGB). Coletiva de imprensa está marcada para as 17h30.

24.11.2016

Metodologia Gustavo Borges (MGB) realiza eventos em quatro estados

Fim de semana terá certificação, cursos voltados para natação e emagrecimento, além de Festival. Eles estão programados para Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Entre em contato