Capa

OUTROS

Atletas pelo Brasil e Bom Senso discutem com Dilma medidas para democratizar o esporte

ONG presidida por Ana Moser foi convidada pelo Bom Senso para o debate; entidade aproveitou a ocasião para alertar sobre a necessidade de um Sistema Esportivo

23.07.2014  |  295 visualizações
São Paulo (SP) - A Atletas pelo Brasil, representada pela sua diretora-executiva Daniela Castro, participou, na última segunda-feira (21), de uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e o Bom Senso Futebol Clube, em Brasília (DF).

O encontro discutiu a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (renegociação das dívidas dos clubes), em tramitação no Congresso Nacional, a democratização do esporte no Brasil, a autonomia das entidades que administram o esporte e a definição de um sistema e de uma política nacional de esporte.

Também estiveram presentes o diretor-executivo do Bom Senso F.C, Ricardo Borges; o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento; o ministro da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Lucena Adams; representantes da Casa Civil e da Receita Federal e os jogadores Dida, Ruy e Aline (futebol feminino) e Bruno Malias, do beach soccer.

O governo se comprometeu em apresentar uma proposta para os pontos discutidos até esta quinta-feira (24). Segundo Daniela Castro, da Atletas pelo Brasil, "ficou claro o intuito da presidenta de preparar o País para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e deixar um legado para o esporte".

A Atletas pelo Brasil focou sua atuação no encontro na regulamentação da Lei 12.868, que estabelece regras para as entidades esportivas que recebem dinheiro público ou isenção fiscal.

Entre os itens discutidos estão a exigência de participação de atletas nos conselhos de direção das entidades, nas eleições dos dirigentes e na definição dos regulamentos das competições. Ainda segundo a diretora-executiva da Atletas pelo Brasil, o governo afirmou que esses itens serão regulamentados, garantindo efetiva presença dos atletas nas entidades.

A ONG ainda enfatizou a necessidade de criação de um Sistema Nacional Esportivo e de uma política para o setor. "A autonomia das entidades que administram o esporte brasileiro é relativa, assim como em muitos países que são potências olímpicas. Isso permite ao governo regulamentar e dar as diretrizes para o desenvolvimento do esporte nacional", afirma Daniela Castro. "Regulamentar está longe de estatizar", complementa.

A Atletas pelo Brasil ainda aguarda o retorno de solicitação de audiência com a presidenta Dilma Rousseff, com a presença de atletas associados à instituição, para debater as propostas da instituição para o esporte brasileiro em sintonia com sua missão, que é melhorar o esporte para melhorar o País.

Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país. Criada em 2006, sempre teve conquistas exemplares e reconhecidas nacionalmente em educação e em oportunidades para a juventude.

Em 2013, a entidade entrou em um novo momento, com foco no esporte como ferramenta de transformação social e com a missão de melhorá-lo para melhorar o País. Entre as mudanças estão o nome, de "Atletas pela Cidadania" para "Atletas pelo Brasil", retratando a origem dos esportistas e a busca por avanços sociais no País, e o desenvolvimento de um novo logo com a proposta "Paixão pelo Esporte, Paixão pelo Brasil". Também em 2013, a Atletas pelo Brasil contribuiu para a aprovação da Lei 12.868, que modificou a Lei Pelé e criou regras para dar mais transparência para as entidades esportivas do Brasil.

Associados: Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira, Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Léo Pasquali, Luciano Correa, Luisa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Maurício Lima, Mauro Silva, Nelson Aerts (Neco), Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, William Machado e Zetti.

Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelobrasil.org.br

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • O encontro da Atletas pelo Brasil, Bom Senso e governo
    (Divulgação)

  • Logo da Atletas pelo Brasil
    (Divulgação)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato