São Paulo (SP) - O programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil, volta às cidades-sede da Copa para oficinas de validação dos números e informações coletados nos últimos meses.
O projeto tem como objetivos promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.
O Cidades do Esporte teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil realizou visitas e reuniu as informações necessárias para o diagnóstico da realidade do esporte nas cidades. A partir de agora, haverá uma rodada de validação de respostas nos municípios.
As oficinas contarão com a presença de representantes da Atletas pelo Brasil e das secretarias municipais envolvidas nos questionários do programa.
O primeiro município a ser visitado será Salvador (BA), no qual a reunião de validação será realizada na quinta-feira (24). Além da capital baiana, o programa está presente em Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
"Com os encontros de validação de dados, poderemos finalizar o diagnóstico de cada cidade para o relatório final e ainda teremos mais uma oportunidade de promover o esporte como política pública integrada", afirma Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas do Cidades do Esporte.
"O Cidades do Esporte foi a cada cidade-sede da Copa , mobilizando a comunidade esportiva e os dirigentes públicos. A proposta é apoiar a integração das pastas do esporte com a educação, saúde e outras, em torno de uma visão única e construindo planos de ação para garantir que o esporte aconteça em todas as dimensões para o maior número possível de pessoas", completa Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil.
A versão final do relatório do Cidades do Esporte está prevista para ser divulgada até o final de 2014. Com a continuidade do programa, a cada ano, será possível avaliar a evolução na situação da política esportiva e a infraestrutura para o esporte em cada uma das 12 cidades.
"O Cidades do Esporte é o principal programa da Atletas pelo Brasil. É uma forma de atuar mais localmente, porque é nos municípios que o esporte acontece. Tem o objetivo de poder ajudar a construir uma política pública esportiva nas cidades e no País ", afirma Daniela Castro, diretora-executiva da Atletas pelo Brasil.
O projeto conta com um comitê técnico e de governança formado por: REMS, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.
Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país. Criada em 2006, sempre teve conquistas exemplares e reconhecidas nacionalmente em educação e em oportunidades para a juventude.
Em 2013, a entidade entrou em um novo momento, com foco no esporte como ferramenta de transformação social e com a missão de melhorá-lo para melhorar o País. Entre as mudanças estão o nome, de "Atletas pela Cidadania" para "Atletas pelo Brasil", retratando a origem dos esportistas e a busca por avanços sociais no País, e o desenvolvimento de um novo logo com a proposta "Paixão pelo Esporte, Paixão pelo Brasil". Também em 2013, a Atletas pelo Brasil contribuiu para a aprovação da Lei 12.868, que modificou a Lei Pelé e criou regras para dar mais transparência para as entidades esportivas do Brasil.
Associados: Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira, Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Léo Pasquali, Luciano Correa, Luisa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Maurício Lima, Mauro Silva, Nelson Aerts, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, William Machado e Zetti.
Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelobrasil.org.br
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
A presidente da Atletas pelo Brasil, Ana Moser
(Marcos Mesquita)
-
Logo da Atletas pelo Brasil
(Divulgação)