São Paulo (SP) - O Parque de Exposições de Barbacena (MG) receberá neste fim de semana a 18ª edição do Pan-Americano de Mountain Bike, que reunirá mais de 500 atletas de 16 países. Entre os representantes de seleção brasileira, oito são ciclistas Shimano de Downhill (DHI) e Cross Country Olímpico (XCO). No DHI, Eduardo Oliveira "Monstro", Tiago Farinelle, os dois da Giosbr, mais o piloto Bernardo Cruz da GT Bikes, são os representantes da marca. No XCO, atletas de três equipes pedalarão na cidade mineira: Raiza Goulão (Soul Riders), Ricardo Pischeidt (Trek) e o trio da LM/Shimano, formado por Isabella Lacerda, Marcelo Cândido e Guilherme Muller.
O Downhill será composto por dez categorias. Eduardo, Tiago e Bernardo competem na Elite. Nesta quinta-feira (27) os pilotos tiveram a oportunidade de fazer o reconhecimento de pista. "Pelo o que vimos, a pista exige 80% de resistência e preparo físico e apenas 20% de técnica. Assim, vai prevalecer quem estiver mais bem preparado e não necessariamente o melhor piloto", avalia Fernando Cheles, piloto e manager da Giosbr. "Será um teste de ferro para os atletas. Veremos quais estão com os treinos de pedal em dia. Tecnicamente a cobrança será média, porque temos nesta pista alguns saltos, pequenos trechos de pedras e algumas curvas. Algo básico para pilotos de Downhill", completa.
Atual líder do ranking brasileiro, Bernardo Cruz está confiante para a competição. "O objetivo é sempre fazer o melhor possível. Tenho boas chances de trazer uma medalha para o Brasil", pondera. "Estou treinando muito speed (velocidade) e fazendo tiros específicos também, o que vai ser útil para esta prova. Nunca imaginei que a pista do Pan-Americano seria quase uma reta", revela o ciclista Shimano. Vencedor do Desafio Downhill Ipatinga 2014 no último domingo (23), Bernardo superou seus principais rivais brasileiros, entre eles Lucas Borba, Maicon Zottis, Roger Vieira, pilotos que também estarão em Barbacena.
No Cross Country Olímpico, os ciclistas Shimano estarão vestindo a camisa verde e amarela em três das 16 categorias: Elite feminina e masculina e Sub-23 masculina. Os cinco atravessam um bom momento na temporada. No último evento teste antes do Pan-Americano, a Copa Internacional Levorin de MTB, os representantes da marca japonesa estiveram entre os melhores da prova. Isabella foi a campeã e Raiza a terceira no geral. Entre os homens, Pscheidt foi vice, enquanto Guilherme e Marcelo terminaram na quarta e sexta colocações, respectivamente.
Após participar de três campeonatos em março, Taça Brasil de Cross Country em Campo Largo (PR), Jogos Sul-Americanos em Santiago (CHI) e CIMTB em Araxá, Isabella traçou uma meta para o Pan. "As minhas perspectivas são as melhores. Porém, sei que o nível está alto, com as meninas vindo fortes e uma pista bem técnica. Venho de uma sequência de provas bem desgastante, por isso tentarei ficar pelo menos entre as cinco primeiras. Sei que será difícil, mas não impossível. É uma meta real e vou fazer de tudo para buscá-la".
O vice-campeonato na Copa Internacional de MTB, atrás de Henrique Avancini, melhor brasileiro no ranking mundial (15º), dá a Ricardo Pscheidt mais confiança para o Pan. "Durante os três dias de competição eu tive boas sensações, sendo muito constante em todas as etapas e conseguindo esse vice-campeonato em Araxá, sinal de que a preparação está sendo bem feita. Serve como um estímulo, porque sabemos que os atletas do Brasil estão em um bom nível e esse resultado me dá um parâmetro para entrar confiante no Pan-Americano", ressalta Pscheidt.
Brasil é bronze na prova do Team Relay - Na quinta-feira, primeiro dia de atividades em Barbacena, a seleção brasileira de MTB Cross Country foi à pista para o pontapé inicial do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2014, com a realização da Team Relay, uma prova por equipes compostas por quatro integrantes de cada pais. Entre os brasileiros, o ciclista Shimano Ricardo Pscheidt esteve presente na conquista do bronze, ao lado de Roberta Stopa (Elite feminina), Erick Bruske (Junior masculino) e Luiz Cocuzzi (Sub-23 masculino).
A Shimano participa do Pan-Americano de Mountain Bike não apenas com seus atletas, que lutam por medalhas para o País, mas também prestando o serviço de Suporte Neutro mecânico, ação já tradicional da marca em competições de alto nível tanto de MTB quanto de Ciclismo de Estrada. O Suporte Neutro da Shimano tem esse nome por dar apoio mecânico a todos os atletas sem distinção de nacionalidade, marca de bicicleta ou componentes.
Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, pesca e remo, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e conta com sete parceiros comerciais no Brasil: Biape, Ciclo Cairu, Isapa, Joytech, JR Comércio, LM Bike e Mix Bicicletas.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.
Mais informações no site bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil
Gustavo Coelho / Paula Otero MTb 17268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Claro: 11 9.8457-9699
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação