São Paulo (SP) - A Atletas pelo Brasil e o Instituto Esporte & Educação, ambos presididos por Ana Moser, vêm tentando chamar a atenção do governo e da sociedade para a importância da construção de um legado após grandes eventos esportivos, principalmente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio-2016. As instituições têm tentado contribuir com os municípios para uma proposta de longo prazo que assegure o acesso ao esporte para a população em geral.
A Atletas pelo Brasil trabalha nacionalmente tentando influenciar as políticas de esporte. Uma das vitórias foi, por exemplo, a aprovação da MP 620. Porém, a 90 dias da Copa do Mundo, ainda falta muito para que os megaeventos esportivos se tornem uma oportunidade efetiva de desenvolvimento social e econômico para o País e para que se tenha uma política esportiva que garanta esporte para todos.
"O Brasil vive uma corrida contra o tempo e contra nossas carências estruturais para poder cumprir os contratos firmados com FIFA e COI. O resultado dos investimentos só poderá ser observado com o tempo, se realmente o Brasil conseguirá avançar na classificação olímpica, ou que utilidade estádios, ginásios e praças esportivas oferecerão para o esporte e para a população", analisa Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil e do IEE."O Cidades da Copa e o Cidades do Esporte, com o apoio, por exemplo, do PNUD e da REMS (Rede do Esporte pela Mudança Social), estão indo a cada cidade-sede, mobilizando a comunidade esportiva e os dirigentes públicos, apoiando a integração das pastas do esporte com a educação, saúde e outras, em torno de uma visão única e construindo planos de ação para garantir que o esporte aconteça em todas as dimensões, para o maior número possível de pessoas", acrescenta Ana.
"São projetos que têm objetivos muito semelhantes, mas com metodologias diferentes. O Cidades do Esporte, por exemplo, é um programa de monitoramento no qual todos os anos poderemos avaliar a atual situação da política esportiva e a infraestrutura para o esporte em cada uma das 12 cidades. Já o Cidades da Copa é uma ação de mobilização das instituições e pessoas que fazem o esporte acontecer em cada cidade, que realiza o diagnóstico e constrói um plano de ação", esclarece a presidente das instituições.
A Atletas pelo Brasil desenvolve o projeto Cidades do Esporte. É um programa inédito de monitoramento de indicadores e políticas públicas de esporte que está sendo realizado nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Os prefeitos dessas cidades assinaram, entre 2012 e 2013, cartas comprometendo-se a contribuir com o projeto e a construir um legado esportivo nos municípios. As 12 cidades preencheram uma matriz de indicadores, e a compilação destes dados resultará em um relatório sobre a evolução das políticas e programas adotados. O primeiro relatório do Cidades do Esporte será divulgado no segundo semestre de 2014.
"Com o questionário, poderemos saber qual é o marco zero na política esportiva de cada cidade e a partir daí desenvolver políticas públicas eficientes atacando os pontos em que o poder público está deficiente. Passaremos a acompanhar e comparar os resultados. É um projeto de longo prazo", prevê Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas do Cidades do Esporte. "Até agora, o que vimos são realidades muito distintas", completa Silvia.
Adriana Nascimento, também assessora de políticas públicas do Cidades do Esporte, afirma que o primeiro relatório está sendo finalizado, com as análises dos dados. Agora, o foco do projeto é conseguir montar a Rede de Prefeitos pelo Esporte, para dar um direcionamento aos governantes. "Estamos tentando montar um grupo intersecretarial nas prefeituras para deixarmos a semente do nosso trabalho, discutindo temas que envolvem a política esportiva. Queremos mobilizar prefeituras e outras organizações para debater e avançar, em conjunto, para a aprovação de um Sistema Nacional de Esporte".
"O Cidades pelo Esporte é o principal programa da Atletas pelo Brasil. É uma forma de atuar mais localmente, porque é nos municípios que o esporte acontece. Tem o objetivo de poder ajudar a construir uma política pública esportiva nas cidades e no País e ainda conseguir mostrar se há evolução nessa questão ao longo dos anos", afirma Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil. O projeto conta com um comitê técnico e de governança formado por: REMS, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.
Cidades da Copa - O Instituto Esporte & Educação, entidade parceira da Atletas pelo Brasil, também desenvolve um projeto que propõe o legado da Copa de 2014, a partir da diversificação e da democratização das atividades esportivas por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte, garantindo o direito ao esporte ao cidadão brasileiro. O Cidades da Copa está, até o momento, atuando em onze capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Natal, Cuiabá, Salvador e Fortaleza.
A primeira fase do Cidades da Copa avalia a situação de cada uma das capitais em relação a temas como estrutura voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor. A partir desta avaliação, os profissionais envolvidos no trabalho elaboram um plano de ação, no intuito de colaborar com a administração pública para a garantia do direito universal ao esporte.
"O Cidades da Copa identifica programas e projetos nos municípios, diagnosticando potencialidades e desafios, e convida os governos e organizações da sociedade civil para contribuir na elaboração de um plano de ação e construir uma rede para discussão e disseminação do esporte como direito", esclarece Adriano Rossetto Junior, coordenador do IEE. "Assim, esperamos contribuir também para que o número de praticantes de exercício físico nas cidades-sede duplique e que o acesso ao esporte educacional nas escolas públicas esteja ao alcance de todas as crianças e adolescentes brasileiros. Queremos atingir ambos os objetivos até 2016", completa.
Segundo Adriano, pelas cidades onde passou, o Cidades da Copa percebeu algumas situações: há necessidade de contratação de profissionais que atuam com esporte em regime de urgência e esses devem ter qualificação adequada; é necessário que seja feita uma sistematização dos dados de atendimento e infraestrutura esportiva, assim como aumentar a verba destinada ao esporte e à aquisição de equipamentos esportivos de qualidade.
Idealizado pelo Instituto Esporte & Educação, o Cidades da Copa conta com o apoio das Prefeituras, REMS, UNICEF e Atletaspelo Brasil. O projeto tem o patrocínio da BTG Pactual e do Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país. Criada em 2006, sempre teve conquistas exemplares e reconhecidas nacionalmente em educação e em oportunidades para a juventude.Porém, a entidade sentiu a necessidade de entrar em um novo momento, com foco no esporte como ferramenta de transformação social para melhorar o País. Após a decisão, os primeiros passos foram a mudança de nome de "Atletas pela Cidadania" para "Atletas pelo Brasil", retratando a origem dos esportistas e a busca por avanços sociais no País, e o desenvolvimento de um novo logo com a proposta "Paixão pelo Esporte, Paixão pelo Brasil".
Atletas pelo Brasil
Associados: Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira,Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer,Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência,Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Leo Pasquali, Luciano Correa, Luísa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Mauricio Lima, Mauro Silva, Neco, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, William Machado e Zetti.
Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelobrasil.org.br
Sobre o IEE - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser, e atua no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários e no desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional. Atualmente, o IEE coordena núcleos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico, alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura, em parceria com cerca de 40 entidades privadas, pública e sociais.
Em 13 anos de atuação, o IEE atingiu, diretamente, 93 mil crianças e 567 mil outras, indiretamente, além de ter formado 21.200 professores. O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef, que dissemina um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do País. Dentre os parceiros privados do Instituto Esporte & Educação estão Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica de Cidadania, BTG Pactual, Vale, Petrobrás, Tickets, Monsanto, Mondeléz International, Novelis, Banco Daycoval, Correcta e IBOPE.
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br
e no Facebook do Instituto Esporte Educação
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
-
São Paulo foi uma das primeiras sedes a receber o Cidades da Copa
(Divulgação)
-
Belo Horizonte também já recebeu o Cidades da Copa
(Thais Paiva)
-
O Cidades da Copa está atuando em 11 cidades
(Divulgação)
-
Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil e do IEE
(Marcos Mesquita / Atletas pelo Brasil)
-
Infraestrutura em Cuiabá: Parque Estadual Massairo Okamura
(Silvia Gonçalves)
-
Centro de Arte, Cultura e Lazer da Juventude, em Fortaleza
(Adriana Antonia Alves do Nascimento)
-
A aprovação da MP 620 foi uma vitória da Atletas
(Atletas pelo Brasil)