Capa

ATLETISMO

Centro de Excelência conquista novos índices para o Mundial Juvenil de Atletismo

Bruno Valério de Souza, no salto triplo, conseguiu o índice para a competição nos EUA, enquanto Mateus Daniel Adão de Sá confirmou a marca na mesma prova

09.03.2014  |  1.732 visualizações
São Paulo (SP) - No segundo e último dia do Torneio FPA Adulto, neste domingo (9), no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, o Centro de Excelência Esportiva (CEE) fez bonito mais uma vez. O atleta do salto triplo Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes) conquistou o índice para o Mundial Juvenil, que será de 22 a 27 de julho, nos Estados Unidos. Na mesma prova, Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed), também do CEE, confirmou o índice que havia conquistado há duas semanas no Desafio Caixa Indoor.

Bruno Valério de Souza não escondia a sua felicidade após obter o índice para o seu primeiro Mundial. "Estou muito feliz por ter conseguido atingir meu primeiro grande objetivo para esse ano. Pelos treinos que vinha fazendo e os resultados de competições anteriores, eu sabia que o índice estava próximo. No Desafio Caixa Indoor, há duas semanas, eu tinha ficado a três centímetros da marca", afirmou o mineiro de Varginha. "Mesmo tendo saltado 16,06 m (o índice exigido é de 15,66 m), sei que ainda tenho que melhorar muito para o Mundial. E é para isso que vou treinar a partir de agora", completou.

Já Mateus Daniel Valério de Souza, também do salto triplo, não conseguiu melhorar a sua marca desde a última competição, quando obteve o índice para o Mundial Juvenil. "Tinha feito 15,95 m e hoje a minha marca ficou em 15,77 m. Continuo com o pensamento de que não tem nada garantido e, por isso, tenho de treinar cada dia melhor. A prova de hoje foi bem difícil, mas pelo menos consegui confirmar o índice", avaliou o atleta do CEE.

Outro destaque do CEE na competição no Ibirapuera foi Claudine Paola Gimenes de Jesus (Orcampi/Unimed), do salto triplo. A atleta ficou em segundo lugar na prova, com 13,18 m, mas saiu com a sensação de que poderia ter sido melhor. "Não treinei bem a semana inteira, mas, mesmo assim, esperava uma marca um pouco melhor do que a que consegui fazer. Venho me tratando de algumas dores na lombar e durante a prova senti um pouco. Queria ter feito uma prova melhor", disse a paranaense de Maringá. "Nesse ano, estou bastante focada em ir bem no Brasileiro Sub-23, em setembro. Meu objetivo é conseguir ficar em primeiro ou segundo lugar para conquistar a vaga para o Sul-americano. Estou treinando pensando nisso", contou Claudine.

Mais resultados - Além deles, o CEE teve outros resultados importantes, como o primeiro lugar do revezamento 4 x 400 m com Wagner Francisco Cardoso (BM&FBovespa), que junto à sua equipe fez o tempo de 3min08seg36. Na mesma prova, André Lopes da Silva, Adriano Felipe Pereira do Carmo e Alexander Russo, todos da Orcampi/Unimed, fizeram 3min14seg97 e ficaram em segundo lugar. No salto triplo, Claudine Paola Gimenes de Jesus (Orcampi/Unimed) garantiu a prata, ao fazer 13,18 m. Brenda Silva da Costa (ARPA/SMEL/FLEX) também ficou em segundo, com o tempo de 1min01seg83 nos 400 m com barreiras. Na versão masculina da prova, André Lopes da Silva (Orcampi/Unimed), que correu em 53seg30, conquistou o bronze. Vanusa Henrique dos Santos (ARPA/SMEL/FLEX) ganhou duas pratas, nos 200 m (23seg80) e 100 m (11seg63). No revezamento 4 x 100 m, Maurício dos Santos Lima e Luis Gabriel Moura de Carvalho, ambos do ASSEM SJC, junto à equipe, fizeram 44seg13 e conquistaram o terceiro lugar, mesma colocação de Jonathan de Jesus dos Santos (EC Cubatão), com 57,67 m, no lançamento do dardo. Já no salto em distância, Thales Augusto Rodrigues (ARPA/SMEL/FLEX), com 7,59 m, e Lucas Marcelino dos Santos (IMST), com 7,54 m, garantiram a prata e o bronze, respectivamente.

No primeiro dia do Torneio FPA Adulto, sábado (8), Edivânia dos Santos, no lançamento do dardo, e Thales Rodrigues, no salto em distância, ambos do CEE, já haviam obtido índice para o Mundial Juvenil.

Dois meses importantes - Segundo o treinador de velocidade e barreira do CEE no Ibirapuera, Marcelo Lima, março e abril serão meses nos quais bons resultados virão. "Esse ano é bastante atípico, com duas grandes competições (Mundial e Troféu Brasil). Então, os técnicos tiveram que se planejar por fases dentro do ano. Temos a previsão de que bons resultados virão em março e abril e depois em outubro. Tivemos alguns resultados interessantes do CEE, como o Alan Gusmão nos 200 m, e o Iago Martins, nos 400 m com barreiras e rasos, que se tornaram com suas marcas nessa competição, os melhores juvenis do Brasil", avaliou Marcelo.

Período que exige cautela - Vários atletas que competiram neste final de semana no Ibirapuera passam por uma idade que exige máxima atenção e, ao mesmo tempo, todo o cuidado dos treinadores. Entre as categorias juvenil e adulta, existe o Sub 23, justamente para amenizar o impacto e fazer com que a maturidade seja alcançada de forma mais natural. O técnico do CEE de São Paulo Marcelo Lima dedica-se aos atletas alojados no Constâncio Vaz Guimarães, conjunto desportivo onde está o Estádio Ícaro de Castro Melo. "Essa fase de transição é complicada. Exige equilíbrio e coerência da nossa parte. O objetivo do Sub 23 é oferecer o suporte necessário dos 20 aos 22 anos para que a 'parede' do ingresso no adulto possa ser superada e não se torne um trauma", justificou Marcelo.

A opinião é compartilhada por Carlos Alberto Félix, o Bacalhau, técnico do CEE da Baixada Santista que envolve os Centros de Cubatão e Praia Grande no atendimento a meninas e meninos de nove cidades da região. "As fases de formação e lapidação já passaram. Nessa idade é preciso preparar o atleta para o mundo adulto". Bacalhau esclarece que atualmente o CEE da Baixada Santista desenvolve um trabalho específico nas áreas de arremessos e lançamentos para que as modalidades possam evoluir e ganhar mais espaço. Algumas apostas do treinador para o Campeonato FPA Juvenil marcado para os próximos dias 22 e 23 no próprio Ibirapuera: Luca da Silva Santos, vice-líder do ranking brasileiro de menores nos 100m; Rodrigo Valério da Silva, líder nos rankings dos 800 e 1500m, além de Rauani da Silva, ainda mirim, mas uma promessa para as provas de velocidade na avaliação de Bacalhau.

Resultados do CEE no Torneio FPA Adulto

Revezamento 4 x 400 m Masculino
1º - Wagner Francisco Cardoso (Clube BMF/Bovespa) - 3min08seg36
2º - André Lopes da Silva (Orcampi/Unimed) - 3min14seg97
2º - Adriano Felipe Pereira do Carmo (Orcampi/Unimed) - 3min14seg97
2º - Alexander Russo (Orcampi/Unimed) - 3min14seg97

Salto triplo Masculino
1º - Bruno Valério de Souza (Brasil FC/FUPES) - 16,06 m
3º - Mateus Daniel Adão de Sá (Orcampi/Unimed) - 15,77 m

Salto triplo Feminino
2º - Claudine Paola Gimenes de Jesus (Orcampi/Unimed) - 13,18 m
6º - Juliane Freire Rafael Noberto (GR Barueri) - 11,61 m
9º - Ana Flávia Mendes Nascimento Mazo (GR Barueri) - 11,29 m

Salto em distância Masculino
2º - Thales Augusto Rodrigues (ARPA/SMEL/FLEX) - 7,59 m
3º - Lucas Marcelino dos Santos (IMST) - 7,54 m
7º - João Paulo de Oliveira Rosa (ASSEM SJC) - 7,29 m
14º - Thalisson Lenaldo de Lima Silva (Clube dos Sub. E Sargentos) - 5,29 m

100 m rasos Feminino
2º - Vanusa Henrique dos Santos (ARPA/SMEL/FLEX) - 11seg63
6º - Andressa Moreira Fidelis (GR Barueri) - 11seg81

200 m rasos Feminino
2º - Vanusa Henrique dos Santos (ARPA/SMEL/FLEX) - 23seg80
7º - Tatiane dos Santos Pereira (IVCL/ORCAMPI UNIMED) - 24seg84

400 m com barreiras Feminino
2º - Brenda Silva da Costa (ARPA/SMEL/FLEX) - 1min01seg83

400 m com barreiras Masculino
3º - André Lopes da Silva (Orcampi/Unimed) - 53seg30

4 x 100 m Masculino
3º - Maurício dos Santos Lima (ASSEM SJC) - 44seg13
3º - Luis Gabriel Moura de Carvalho (ASSEM SJC) - 44seg13

Lançamento do dardo Masculino
3º - Jhonathan de Jesus dos Santos (EC Cubatão) - 57,67 m

400 m rasos Masculino
4º - Alexander Russo (Orcampi/Unimed) - 47seg14

110 m com barreiras Masculino
4º - Robson Vieira Braga (Orcampi/Unimed) - 14seg22

200 m rasos Masculino
4º - Jackson Cesar da Silva (FUNDACTE) - 21seg22
6º - Wagner Francisco Cardoso (Clube BMF/Bovespa) - 21seg49

Lançamento do disco Masculino
4º - Thiago Adriano de Jesus Santos Negreiros (Brasil FC/FUPES) - 53,33 m
12º - Tales Henrique dos Santos (ARPA/SMEL/FLEX) - 40,66 m
14º - Luther Nicolas dos Santos (Clube dos Sub. E Sargentos) - 39,45 m

Lançamento do dardo Feminino
4º - Edivânia dos Santos Araújo (ARPA/SMEL/FLEX) - 52,51 m

400 m rasos Feminino
5º - Brenda Silva da Costa (ARPA/SMEL/FLEX) - 56seg96

Arremesso do peso Masculino
5º - Willian Denilson Venâncio (ARPA/SMEL/FLEX) - 16,10 m
9º - Tales Henrique dos Santos (ARPA/SMEL/FLEX) - 13,47 m
10º - Luther Nicolas dos Anjos (Clube dos Sub. E Sargentos) - 12,84 m

Lançamento do Disco Feminino
6º - Carina Pinheiro Martins (Projeto Fênix) - 37,31 m

Salto em distância Feminino
6º - Andressa Moreira Fidelis (GR Barueri) - 5,75 m
10º - Ana Flávia Mendes Nascimento Mazo (GR Barueri) - 5,29 m

800 m rasos Masculino
6º - Adriano Felipe Pereira do Carmo (Orcampi/Unimed) - 1min54seg67

5 mil metros Masculino
7º - Ederson Vilela Pereira (ASSEM SJC) - 14min23seg40

Salto em altura Feminino
7º - Talita Vidal Barbosa (ASSEM SJC) - 1,60 m

Salto em altura Masculino
8º - Rodrigo de Assis Santos (ARPA/SMEL/FLEX) - 2,05 m

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Bruno Valério conquistou índice para o Mundial Juvenil
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Mateus de Sá, do CEE, confirmou o índice no salto triplo
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Claudine Paola Gimenes de Jesus, do CEE, prata no salto triplo
    (ZDL)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato