Capa

ATLETISMO

Dois atletas do Centro de Excelência obtêm índice para o Mundial Juvenil

Edivânia dos Santos, no lançamento do dardo, e Thales Rodrigues, no salto em distância, conquistaram, neste sábado (8), no Ibirapuera, o índice para competir em Eugene (EUA)

08.03.2014  |  1.823 visualizações
São Paulo (SP) - O Torneio FPA Adulto começou neste sábado (8), debaixo de chuva no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Mas no início da tarde, o sol literalmente brilhou para dois atletas do Centro de Excelência Esportiva (CEE) de São José do Rio Preto. Edivânia dos Santos, no lançamento do dardo, e Thales Rodrigues, no salto em distância, conquistaram antes do que imaginavam o índice para o Mundial Juvenil entre os dias 22 e 27 de julho, em Eugene, Oregon, nos Estados Unidos.

Ambos ficaram surpresos porque estão apenas na fase preliminar de treinos para a temporada. Supunham que a luta para alcançar o índice para o Mundial, principal objetivo do ano, duraria mais alguns meses. "Estava tranquila porque sabia que teria outras oportunidades, mas como a marca veio com quatro meses de antecedência, vou aproveitar para aprimorar meu treinamento, sem tanta pressão", avaliou a atleta de 18 anos, natural de Petrolina (PE) e que lançou o dardo a 52m51, bem acima dos 50m08 exigidos, e ficou em quarto lugar. Sua melhor até hoje era de 50m12, obtida em 2013 no Sul-Americano Juvenil, na Argentina.

A exemplo de Edivânia, o mineiro de Uberlândia, Thales Rodrigues, também defende a ARPA/Smel/Flex do Centro de Excelência Esportiva. Há dois anos treinando no interior paulista, o atleta de 19 anos vive sua última temporada na categoria juvenil e quer se preparar para defender o índice para sua primeira competição internacional. "Não esperava saltar 7m59 logo na minha primeira competição de 2014. Mostra que o trabalho em São José do Rio Preto está no rumo certo. Agora tenho de ficar atento porque o índice poderá ser obtido até o Campeonato Brasileiro Juvenil. O ideal será melhorar a marca".

Thales superou o índice para o Mundial em apenas quatro centímetros, ficou em segundo na prova e demonstrou que está recuperado das dores nos joelhos que interferiram em sua carreira na última temporada. Tanto que seu melhor resultado mais recente era o terceiro lugar no salto triplo no Brasileiros de Menores de 2012. Antes de Thales, outro atleta do CEE, Lucas Marcelino dos Santos, apoiado pelo IMST - Instituto Memorial do Salto Triplo, de São Paulo, já havia alcançado o índice para o Mundial na mesma prova. Neste sábado, saltou 7m54 e ficou na terceira colocação.

Os vencedores das primeiras provas do Torneio Adulto FPA foram os seguintes: Jucilene de Lima (BM&FBovespa), dardo - 57m21; Fabiana Moraes (EC Rezende), 100m c/bar.- 13s22; Aline Torres (ASA S.B.Campo), 100m - 11s56; Wagner Domingos (BM&FBovespa), lançamento do martelo - 69m32; Tiago da Silva (BrasilFC/Fupes), distância - 7m61; Jorge Henrique Vides (FARJ), 100m - 10s28. O campeonato segue neste domingo (9), às 9h com o arremesso do peso feminino e o salto triplo masculino, movimentando cerca de 400 atletas de 25 clubes. A última prova do programa, os 5000 m para mulheres está prevista para 16h55.

Presença ilustre - Os adultos e juvenis que competiram no primeiro dia do Torneio FPA Adulto receberam o incentivo da velocista Ana Cláudia Lemos, representante brasileira nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, em Londres e Pequim. "É muito bacana poder ver de perto esse trabalho que o CEE desenvolve com os atletas menores. É a melhor forma para se descobrir novos talentos", elogiou a atleta olímpica.

Ana Cláudia aproveitou a presença da sua equipe para realizar no departamento médico do Ícaro de Castro Melo uma sessão de rotina com os fisioterapeutas da BM&FBovespa. A campeã dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara nos 200m e no revezamento 4 x 100m, em 2011, lembrou que foi revelada no Projeto Futuro de Criciúma (SC), depois que deixou seu estado natal, o Ceará, e espera que atletas aproveitem a estrutura do CEE para seguirem o mesmo caminho e poder alcançar uma carreira internacional.

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br

e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Gustavo Coelho / Paula Otero - Mtb.: 17.268/MG
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 98457-9699 - 11 32855911
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
  • Edivânia Santos conseguiu índice
    (ZDL / Divulgação)

  • Thales comemora índice
    (ZDL / Divulgação)

  • Salto de Thales Rodrigues
    (ZDL / Divulgação)

  • Ana Cláudia Lemos prestigiou o evento
    (ZDL / Divulgação)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato