Capa

ATLETISMO

Atleta do Centro de Excelência Esportiva conquista índice para Mundial Juvenil

Competição foi realizada no sábado (22), na capital paulista, e o CEE ainda teve um segundo e dois terceiros lugares

22.02.2014  |  2.041 visualizações
São Paulo (SP) - O Centro de Excelência Esportiva do Estado de São Paulo (CEE) fez bonito na segunda etapa do Desafio Caixa Indoor de Atletismo, neste sábado (22). Na pista do estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, o atleta do salto triplo Mateus Daniel Adão de Sá (SAR) conseguiu conquistar o índice para o Campeonato Mundial Juvenil, que será em julho, nos EUA, com a marca de 15,95 m. Além dele, se destacaram Tiago da Silva (AABLU), que conquistou o segundo lugar mais alto do pódio no salto em distância (7,57 m), e as atletas de bronze Claudine Paola Gimenes de Jesus (Orcampi-Unimed), no salto triplo, com 13,34 m, e Andressa Moreira Fidelis (GR Barueri), com 5,98 m, no salto em distância.

A segunda etapa do Desafio Caixa Indoor foi mais uma oportunidade para os atletas buscarem vaga no Mundial Indoor de Sopot, de 7 a 9 de março, na Polônia, mas ninguém alcançou as marcas. A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e com a co-organização da Federação Paulista de Atletismo (FPA), reuniu cerca de 100 atletas de 30 clubes do Brasil, além de representantes da Argentina, Chile, Venezuela e Angola, em 25 provas. A primeira etapa do Desafio foi realizada no último domingo (16), em São Caetano do Sul (SP).

Para o técnico do CEE Nélio Moura, o saldo da competição no Ibirapuera foi positivo. "Valeu bastante a pena. Tivemos grandes resultados, como o do Tiago, no salto em distância, e o do Mateus, no salto triplo. Ainda estamos no começo de temporada, o que faz com que os atletas ainda estejam muito instáveis. Entre as mulheres, poderia destacar a Claudine, no triplo, e a Andressa, no salto em distância. A Claudine, por exemplo, nunca começou um ano tão bem e já mostrou que pode ir longe", avaliou Nélio.

Um dos mais felizes pelo resultado do Desafio era Mateus Daniel Adão de Sá, de 18 anos e que conquistou o índice para o Mundial Juvenil no salto triplo. "Estava bastante nervoso no início e, por isso, dei alguns saltos perdidos. Esse era o meu primeiro grande objetivo do ano e consegui", falou logo após a prova. O atleta saltou 15,95 m, sendo que o índice é de 15,66 m. Por ser quase 30 cm a mais que o índice, segundo o técnico Nélio de Moura, a vaga no Mundial está praticamente garantida. Mas Mateus não quer saber de comemorar. "Sei que a marca é boa, mas a vaga ainda não está ganha, pois apenas as duas melhores marcas irão para o Mundial. Mas vou continuar treinando para melhorar ainda mais e poder estar no meu primeiro Mundial", completou.

Detentor do único segundo lugar conquistado pelo Centro de Excelência na competição, Tiago da Silva queria repetir o resultado da primeira etapa do Desafio Caixa Indoor, em São Caetano do Sul, no qual foi o campeão no salto em distância. "Mesmo não tendo ganhado, considero que foi uma boa competição. Acabei queimando cinco saltos, mas senti que estava bem porque conseguia ir veloz. Isso me deu confiança, mas foi apenas no último salto que fiz a marca de 7,57 m, a segunda melhor", contou o atleta de 20 anos, que tem como objetivo para 2014 disputar o Sul-Americano Sub-23, em outubro.

Andressa Moreira Fidelis, de 20 anos, é outra que mira melhorar seus índices para chegar longe neste ano. Mesmo estando com uma lesão no tendão do pé esquerdo, a atleta foi destaque no salto em distância, conquistando o terceiro lugar, com a marca de 5,98 m. "A prova no geral, foi fraca. Para tentar superar um pouco a lesão, até inverti a perna do salto, mas acabou não dando muito certo porque eu sabia que poderia ter sido bem melhor, pelos treinos que vinha fazendo", falou a atleta, que está em busca de estar 100% fisicamente para as próximas competições.

Outros resultados - O CEE também esteve presente em outras provas da segunda etapa do Desafio Caixa Indoor. Thiago Julio Souza Alfano Moura (Guarulhos) foi o quarto no salto em altura, pulando 2,10 m. No salto triplo, Bruno Valério de Souza (Brasil FC/Fupes) ficou com a quinta colocação, com a marca de 15,63 m, a apenas 3 cm do índice para o Mundial Juvenil. Na mesma prova, Kauam Kamal Aleixo Bento (SAR) conquistou o sexto lugar, com 15,31 m.

O Centro de Excelência foi o oitavo em duas provas: 3 mil metros rasos, com David Santos da Silva Braga (Luasa), com o tempo de 8min57s71, e nos 110 metros com barreiras, com Matheus Nunes Rocha (Ass. Pista e Campo), com o tempo de 13s90. No arremesso do peso, Alan Tiago Cezar (SAR) foi o décimo, com a marca de 14,25 m.

Sobre o Centro de Excelência Esportiva - O CEE é um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, que já formou mais de 1.500 atletas e atualmente conta com 13 núcleos, que abrigam mais de 300 jovens. Apenas na capital paulista são mais de 130 participantes. Os demais estão distribuídos entre as cidades de Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Cubatão, Praia Grande, Itapetininga e São José dos Campos. Neste ano, o Governo do Estado confirmou mais quatro núcleos para o programa nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br
e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

Paula Otero - Mtb.: 17268/MG
E-mail: paula@zdl.com.br
Tel: 55 11 987837408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • <p>Mateus de Sá, do CEE, conseguiu o índice para o Mundial Juvenil</p>
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • <p>Tiago da Silva, prata no salto em distância
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Andressa Fidelis ficou em terceiro no salto em distância
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

  • Por 3 cm, Bruno Valério não bateu o índice para o Mundial Juvenil
    (Fernanda Paradizo/CBAt)

Leia também...

04.05.2014

Atletas do Centro de Excelência ganham experiência internacional no GP São Paulo Caixa

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Centro de Excelência conquista índice para o Mundial e medalhas de ouro no Interclubes Juvenil

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Após mais um índice do CEE para o Mundial Juvenil, Pres. Prudente disputa o Interclubes

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Centro de Excelência conquista bons resultados no Torneio FPA Adulto de Atletismo

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente

Entre em contato