Capa

OUTROS

Cidades do Esporte monitora sedes da Copa 2014 e divulga primeiros números e conclusões

Programa vai monitorar as políticas esportivas das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo de Futebol

04.12.2013  |  94 visualizações
São Paulo (SP) - A Atletas pelo Brasil divulgou os primeiros números do Cidades do Esporte, um programa inédito de monitoramento de indicadores e políticas públicas de esporte que está sendo realizado nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Os dados foram anunciados, nesta terça-feira (3), em evento no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, que contou com a presença de ídolos do esporte nacional, como Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, Hortência, Magic Paula, Mauro Silva, Ida, Gustavo Borges, André Veras e Patrícia Medrado, do Secretário Adjunto de Esportes do município de São Paulo, Luiz Sales e dos articuladores para o programa Cidades do Esporte de cinco municípios:Antônio Duarte, da Secretaria de Esportes de Esporte e Cidadania de Cuiabá; Lorecinda Abrão, do Gabinete de Planejamento Estratégico da prefeitura de Porto Alegre; Vânia Cardoso, da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo; Secretário Aluisio Dutra, daSecretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; e Téo Senna, da Diretoria de Esporte de Salvador

O Cidades do Esporte quer contribuir com o legado esportivo e com o desenvolvimento de uma cultura esportiva nas 12 cidades-sede. Este compromisso foi assumido pelos governantes das cidades. "É o principal programa da Atletas pelo Brasil. É uma forma de atuar mais localmente, já que é nos municípios que o esporte acontece. Tem o grande objetivo de poder ajudar a construir uma política pública esportiva nas cidades e no País e ainda conseguir mostrar evolução nessa questão ao longo dos anos", afirmou Daniela Castro, diretora executiva da Atletas pelo Brasil.

No Cidades do Esporte, todos os anos, os municípios preencherão uma matriz de indicadores e será divulgado um relatório com a evolução desses indicadores e ainda análise das políticas e programas adotados e boas práticas. Formou-se uma rede dos 12 municípios para facilitar o debate e a troca de experiências. O primeiro relatório completo sairá em março de 2014 e até lá as cidades ainda farão a complementação de algumas respostas da matriz. O programa conta com um comitê técnico e de governança formado por Rede Esporte pela Mudança Social, PNUD, Instituto Ethos, SESC, Instituto Ayrton Senna, Instituto Esporte Educação, Unicef, Rede Cidades Sustentáveis e Nike.

Todas as cidades, exceto Belo Horizonte, preencheram a matriz. E algumas informações iniciaisforam:

- Em 10 dos 11 municípios respondentes (91%), existe uma Secretaria Municipal cujo objeto principal é o esporte. No caso do único município que não possui uma Secretaria específica, o órgão responsável é um Departamento da Secretaria da Educação.
- Em 4 de 9 municípios respondentes (44,4%), existe Conselho do Esporte ativo. É a mesma proporção dos municípios que possuem Fundo Municipal do Esporte aprovado em lei.
- Apenas 3 de 9 municípios que responderam (33,3%) possuem Plano Municipal do Esporte aprovado na Câmara Municipal. Quanto a Plano de Mobilidade vigente, 4 de 9 municípios respondentes (44,4%) afirmaram possuir.
- O orçamento executado pelo órgão responsável pelo Esporte correspondeu, em média, a 0,38% do orçamento executado total dos municípiosparticipantes em 2012. A menor proporção encontrada foi de 0,01%, e a maior, de 0,64%. A informação se refere aos cinco municípios que preencheram estes campos.
- Em relação à realização de torneios e competições deesporte amador, as modalidades mais citadas foram Futebol de Campo, Futsal,Corrida de Rua e Artes Marciais.
- O desenvolvimento de programas voltados para a identificação de talentos esportivos entre adolescentes foi mencionado por 6 de 9 respondentes.
- Há uma dificuldade geral na obtenção de dados sobre esporte tanto pela falta de dados como pela comunicação entre secretarias.
- Há a necessidade da coordenação de um sistema nacional de informações municipais.
- Falta de propostas e metas para o legado esportivo.
- Dificuldade das cidades na formulação de ações, em especial pela ausência de definição de competências entre município, Estados e União. Necessidade de uma legislação que defina Sistema Nacional de Esporte.

Sobre a Atletas pelo Brasil - A Atletas é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita nomundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país.

Atletas pelo Brasil
Associados:
Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira, Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Leo Pasquali, Luciano Correa, Luísa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Mauricio Lima, Mauro Silva,Neco, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, William
Machado e Zetti.

Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelobrasil.org.br

Atletas pelo Brasil
Comunicação : Heloize Helena de Campos -
heloize@atletaspelacidadania.org.br - Tel: (11) 3037-7112 / 11 999045778

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br - F: 11 32855911 / 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação
  • Representantes de municípios do Cidades do Esporte e membros da Atletas
    (Marcos Mesquita)

  • A mesa do evento de lançamento do Cidades do Esporte
    (Marcos Mesquita)

  • Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil
    (Marcos Mesquita)

Leia também...

12.12.2016

Daniela Castro lança livro sobre advocacy e promove debate com Raí, Oded Grajew e Fernanda Camargo

Evento será nesta terça-feira (13), às 18h30, na Livraria da Vila em São Paulo (SP). Diretora executiva da Atletas pelo Brasil quer mostrar como a sociedade pode investir em ações para mudar as estruturas e as políticas no País.

08.11.2016

Pacto pelo Esporte: há um ano incentivando melhor governança e gestão das entidades esportivas

Acordo inédito é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e Lide Esporte, contando atualmente com 22 empresas signatárias.

28.09.2016

Atletas pelo Brasil faz reunião para definir desafios do esporte para os próximos anos

No encontro formou-se uma nova coalizão de atletas pela melhoria do esporte brasileiro

23.09.2016

Coletiva: Atletas pelo Brasil promove encontro para definir ações pelo futuro do esporte

Evento será realizado nesta segunda-feira (26), no Audi Lounge, em São Paulo (SP). Atletas associados e convidados atenderão à imprensa a partir das 18 horas.

Entre em contato